Como Plantar o Gênero Aeonium de Suculentas (Dicas e Cuidados)

Conheça todas as espécies do gênero e como cultivá-las na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2022 por Lory Aguiar

O nome do gênero Aeonium vem do grego “Aionos“, que significa eterno. Esse é um dos gêneros mais aclamados por colecionadores de suculentas devido as plantas cujas folhas formam pequenas rosetas em diversas colorações. Existem 35 espécies diferentes de aeonium, além dos híbridos e variedades.

Aeonium

O gênero Aeonium é farto em espécies de suculentas para o cultivo no interior e exterior de casa. Quer conhecer mais sobre as espécies diferentes que contemplam esse gênero e ver um guia de cultivo e cuidados com esse gênero de suculentas?! Confira o guia que o Meu Verde Jardim preparou para você.

Aeonium 1

Características do Gênero Aeonium

O gênero Aeonium contempla algumas plantas que pertence a família Crassulaceae. Essas suculentas, em sua maioria, são originadas nas Ilhas Canárias e de alguns países africanos.

Aeonium ao ar livre

As plantas são compostas de folhas carnudas que quase sempre formam uma roseta, muito semelhante ao gênero sempervivum – mas com a diferença de suas flores fecharem pétalas com 6 ou 12 seções.

Vale dizer também que outra característica marcante é que as plantas do gênero são todas monocárpicas, o que significa que ela cresce, floresce e morre.

Aeonium em vasos

Outra característica marcante que atrai jardineiros para o cultivo deste gênero é a tonalidade de suas folhas, que podem assumir diversas cores, esverdeadas, avermelhadas, pretas, roxas e até amarelas.

Nas Ilhas Canárias, esse gênero de suculentas se desenvolve em regiões quentes e ensolaradas. Isso já entrega parte de suas necessidades de luz e irrigação. A seguir, você vai conferir um guia de como plantá-las e cuidá-las em vasos.

Leia também: Como Plantar a Suculenta Pedra Fendida

em sua forma silvestre

Por fim, diferente de outras suculentas, o gênero aeonium conta com crescimento no inverno até a primavera, ficando dormentes no verão.

Leia também: Como Plantar Colar de Banana e Como Plantar Bananeira

Espécies Comuns de Aeonium para Plantar em Casa

flores do Aeonium

Essas são algumas das espécies mais cultivadas domesticamente e suas respectivas características para identificação:Aeonium leucoblepharum: eis uma suculenta perene e africana, que pode atingir até um metro de altura. Suas folhas são verdes com nervuras roxas e sua floração ocorre nos meses de primavera.

Aeonium Arboreum var. atropurpureum
Aeonium Arboreum var. atropurpureum

Aeonium Arboreum var. atropurpureum: também chamada de árvore abacaxi, essa é uma planta do tipo perene originada nas Ilhas Canárias. Ela pode atingir até dois metros de altura em sua fase adulta, após cerca de 10 anos. Suas folhas carnudas formam pequenas rosas com manchas avermelhadas. Na primavera, surgem inflorescências amarelas em forma de pirâmide. Eis uma planta pouco exigente de cuidados, mas que se beneficia da aplicação de fertilizantes.

Aeonium tabuliforme
Aeonium tabuliforme

Aeonium tabuliforme: outra variedade oriunda das Ilhas Canárias, sendo uma das mais bonitas espécies que participa do gênero Aeonium. Suas folhas assumem um formato arredondando bastante exótico, formando espirais verdes muito belos. Cada roseta tem cerca de 150 folhas em média. Vale dizer que essa variedade morre após a floração. A seiva presente em suas folhas é utilizada medicinalmente para cicatrizar picadas de insetos e queimaduras de grau leve.

Aeonium Urbicum
Aeonium Urbicum

Aeonium Urbicum: apresenta folhas carnudas em formato de rosetas de até 50 cm de diâmetro. Ela é muito utilizada no cultivo de telhados e paredes devido as suas raízes assumirem características de uma trepadeira. Sua inflorescência de flores brancas surge anunciando o fim do ciclo de vida da planta.

Aeonium Decorum
Aeonium Decorum

Aeonium Decorum: seu nome já entrega. Essa é uma espécie do gênero muito utilizada na decoração de ambientes devido as suas folhas exóticas que assumem tons de rosa e laranja.

Aeonium Haworthii
Aeonium Haworthii

Aeonium Haworthii: uma espécie mais simples do gênero, mas não menos especial. Ela pode ser cultivada tanto no exterior quanto no interior. Suas flores podem assumir as cores amarelo, branco e rosa.

Aeonium Canariense
Aeonium Canariense

Aeonium Canariense: eis uma variedade que ocorre em regiões rochosas das Ilhas Canárias. Suas folhas são de um verde intenso, com pequenas manchas amarelas e vermelhas. Eis uma planta bastante densa, que pode preencher ambientes internos com aquele toque de natureza.

Aeonium Tricolor
Aeonium ‘Tricolor

Aeonium ‘Tricolor‘: eis umas das espécies mais diferentes e exóticas do gênero devido as suas folhas assumirem três cores como o nome bem entrega. Essa é uma variedade que se desenvolve em pleno sol e floresce na primavera.

Aeonium dodrantale
Aeonium dodrantale

Aeonium dodrantale: as rosetas do Aeonium dodrantale são muito semeçhante a rosas, o que faz dessa planta uma excelente opção ornamental para quem busca por suculentas mais exóticas.

Aeonium percarneum Kiwi
Aeonium percarneum ‘Kiwi

Aeonium percarneum ‘Kiwi‘: também chamada de aeonium kiwi, essa planta tem folhas verdes com bordas avermelhadas formando triângulos. Devido a tonalidade diferente de suas folhas, eis uma das espécies mais bonitas dentro do gênero.

Aeonium Mardi Gras
Aeonium Mardi Gras

Aeonium Mardi Gras: essa é talvez a espécie mais bonita do gênero. Tudo por conta de uma característica especial que a torna ímpar: suas folhas na cor avermelhada que formam uma roseta.

Aeonium Nobile
Aeonium Nobile

Aeonium Nobile: essa é uma espécie cujas folhas são num verde mais claro, além de assumir uma maior espessura. Eis uma espécie perfeita para o cultivo em vasos no interior de casa.

Leia também: Como Plantar Colar de Golfinhos

Como Plantar Aeonium

Veja algumas dicas de como plantar aeonium na sua casa:

  • Irrigação: uma característica do gênero é que suas raízes são bem superficiais. Devido a isso, as plantas do gênero não conseguem extrair umidade de regiões mais profundas do solo. Então, o maior cuidado que se deve ter com essas suculentas é de não deixar o solo secar.
  • Luz: esse gênero exige pelo menos seis horas de incidência de luz solar por dia para o seu cultivo.
  • Solo: uma mistura de argila com perlita costuma funcionar melhor do que misturas específicas para suculentas. O aeonium é um gênero que exige um pouco mais de umidade do que outras suculentas.
  • Temperatura: esse gênero de suculentas aprecia uma temperatura mediterrânea. Por conta disso, você deve proteger as plantas dos extremos.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante para suculentas durante as fases de crescimento. Você não precisa fertilizar durante os meses de dormência da planta.
  • Propagação: assim como outras suculentas, esse gênero pode ser propagado a partir de estacas.

Você vai gostar: Como Plantar Delosperma Echinatum

Fontes e Referências: [1][2][3]

Veja mais fotos do gênero:

folhas carnudas
folhas em formato de roseta
Fotos de Aeonium
imagens do genero
inflorescencia
suculenta exotica 1

Você vai curtir: Haworthia attenuata e Haworthia cooperi

Você ficou com dúvidas sobre como cultivar o gênero Aeonium? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar o Gênero Aeonium de Suculentas (Dicas e Cuidados). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.