Crisântemo: Características, Como Plantar, Cultivar e Cuidar [Guia]

Tudo sobre essa bela planta nesse guia botânico!

Publicado em e atualizado em: 08-04-2021 por Lory Aguiar

Quer saber mais sobre o crisântemo e como cultivá-lo? Veja as informações sobre esta planta bela de jardim!

O crisântemo é uma planta asiática que embeleza as residências de todo o mundo. Ele é belíssimo e transforma a decoração dos jardins e jardineiras presentes na casa. Veja como cuidar desta planta e de que modo cultivá-la.

amarela
Como cuidar do Crisântemo no vaso?

Coloque o vaso com o crisântemo em seu jardim, se possível. A planta precisa de pouca luminosidade e o seu solo precisa estar úmido. É muito importante que você retire as folhas secas e podar sempre. Dessa forma, a planta cresce saudável.

Como regar Crisântemo?

Sobre a rega do crisântemo, ela deve ser feita sem excessos, pois a planta não suporta ficar encharcada, portanto, veja sempre se a terra está seca e a regue, em média de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima, é claro. Prefira regar sua planta pela manhã.

Como cultivar Crisântemo para vender?

Você deve cultivá-las longe do sol escaldante, ela precisa de pouca luz para sobreviver, então coloque-as em um pequeno vaso e cuide realizando as podas e as regas quando forem necessários.

Quanto tempo dura a flor Crisantemo?

A média de duração dessa flor é de 15 dias, se for bem cuidada.

Como fazer mudas de crisântemos?

Na primavera, após a floração, faça os cortes, de hastes com uma média de 7 cm e plante o seu ramo em um vaso com terra bem adubada e irrigada.

Qual o significado da flor crisântemo?

Na Ásia seu significado é de felicidade, significando uma bela vida cheia de alegrias e completa. O taoísmo acredita que essa flor simboliza a perfeição e a simplicidade. Verdade e sinceridade também são alguns dos sinônimos dessa flor.

Quais as cores de Crisântemo?

Geralmente a flor apresenta uma dessas cores: roxo, azul, lilás, violeta, amarelo ou branco, a cor do centro geralmente é diferente da cor das pétalas periféricas.

Características do Crisântemo

Trata-se de uma flor originada na Ásia, e que dispõe de várias nomenclaturas populares que têm variação conforme a área em que teve cultivo, sendo possível estar disposta como monsenhor ou crisântemo-do-japão china.

amarelo

As situações pelas quais a flor tem cultivo implicam efetivamente na sua forma de desenvolver. Por isso, é sempre bom que se atente ao solo, clima, umidade e luminosidade. É a forma como você fará o plantio da flor para que haja o crescimento sempre belo. Em situação do crisântemo, o clima ideal é o mediterrâneo, continental, oceânico, tropical e subtropical.

Iluminação

branco

Luz é essencial para que a planta cresça e alcance a etapa adulta sem nenhum tipo de deficiência. A planta tem estatura que pode alcançar a 40cm, caso tenha cultivo conforme os formatos, em questão.

Em razão da existências de variados tipos da planta que brotam ao longo do ano, é importante atentar-se em relação a condições de luz do sol sobre a planta. Isto porque ela precisa ter um controle de mesma forma que a temperatura ambiente, que faz o acompanhamento da estação anual.

Neste guia, você vai aprender tudo o que precisa para plantar crisântemos na sua casa e ter esta bela planta em seu jardim. Vamos lá?

com centro amarelo

Como Plantar?

Para que se possa plantar o crisântemo, é preciso prestar atenção em determinadas questões mencionadas, a seguir.

  • um solo fértil;
  • área não muito grande, sendo possível plantar em jardim ou canteiros;
  • temperatura de 18º a 25ºC;
  • poda de treze semanas posteriores ao plantio de mudas;
  • valor variável de R$3 à R$5.
cor rosa
cor rosa 1

Período Inicial

As mudas têm retirada das ponteiras com 4cm, caso sigam para vasos pequenos ou jardins; 5cm para vasos; 6cm para a poda. Adquira mudas que assegurem a qualidade da sua planta.

crisântemos

Plantação

De forma inicial, a muda é tratada com regulador de crescimento e, posteriormente, têm o plantio em substratos. Depois de 2 semanas, já com raiz, precisam ser transferidas para vasos com adubos ou canteiros.

Para o estímulo do crescimento, é importante fazer uso de luz da noite por 2 a 4 semanas. Neste período deve haver o “pinch”, que se trata de eliminar o broto central para que se desenvolva a brotação lateral ou inverso, para a obtenção de uma flor única por plantas.

Ao alcançar uma média de 40cm, ou 80cm, dê início a induções que floresçam. Por 3 ou 4 semanas e em determinados momentos do dia, forrar a estufa com um plástico escuro e retirá-lo, de forma definitiva, somente quando surgirem as cores dos botões. A flor se abrirá integralmente em quatorze dias.

crisântemos 1
cuidados essenciais
em casa

Canteiro

A recomendação é que cada uma tenha medidas de 1,2m da largura por 20cm de estatura. Faça a distribuição das bordas do conjunto dos canteiros de 2,5m para que se sustente a rede de tutoramento das malhas.

Em relação às plantas, dê espaços recomendados entre 12,5cm por 12,5cm, em ambas as estações do ano. De 3 em 3 ciclos do cultivo, a terra precisa ter esterilização.

Este é um ponto para fazer a injeção no terreno, por 4h, do vapor específico. Fazer uma avaliação do solo, e se houver necessidade, realizar a aplicação do calcário, elevando o teor de saturação das bases a 80{c0f19fa40dfc07ccf6433a1f318c385ab22de9a8174d3838b54850183d92a23c}.

O pH específico para a planta permanece na faixa de 5,5 a 6,5cm. Até alcançar a 9ª semana, irrigando por aspersão e posteriormente mudando para tubos ou tripas com perfuração.

em diversas cores
em diversos tons
em vaso 1

Adubo

Antes de plantar as mudas, faça a aplicação de 40l por m² de palha do arroz carbonizado. Faça a mistura do solo em até 20cm de profundidade. Para que ocorra o adubo de cobertura posteriormente a um mês do plantio, utilizar 60kg de nitrogênio e 50kg de potássio.

Depois de 30 dias, aplique o mesmo quantitativo de nitrogênio. A contar quarenta dias, fazer 4 irrigações, com pausas de 10 em 10 dias.

Fotos de crisântemos

Poda

Depois de treze semanas da plantação das mudas, é possível elaborar a poda das plantas, próximas ao solo. Agrupar a haste das mudas e colocá-los em baldes com água bem higienizada para que as flores possam durar um tempo maior.

Como Cuidar?

Fotos de crisântemos 1
guia de cuidados

É preciso prestar atenção ao teor da iluminação, para o cuidado da planta em local com iluminação direta. Além disso, a água precisa ser utilizada de 2 a 3 dias, a manter a terra sempre em umidade, mas sem que o solo fique encharcado.

Evitar que a água fique no prato disposto na parte inferior do vaso. Além disso, é importante não molhar as folhas e flores.

Adubo

Imagens de crisântemos

Selecione o adubo universal para as flores e faça a adubação, conforme a instrução das embalagens.

Clima

laranja

Esta temperatura fundamental tem variação entre 17º a 28º C.

Outros cuidados específicos que são necessários para as flores, por exemplo, é que se mantenha a planta bonita com a retirada dos elementos secos e murchos. Além disso, algumas doenças podem atacar a planta. São elas:

  • podridão de raiz e haste;
  • ferrugem;
  • botrytis.

Existem também a mosca minadora, os ácaros e demais pragas que podem ser combatidas e prevenidas. Atente-se a estas condições.

no jardim
rosa claro
rosa pink
roxa escura
variedades
zoom nas pétalas

Cultivo

Os crisântemos têm origem no Extremo Oriente, e cultivo antigo, utilizados como enfeites em diversas festas e eventos, em razão da sua beleza enaltecida, de cores delicadas e formas típicas.

Desde que chegou na região ocidental, dentro de 100 anos, teve diversos procedimentos híbridos, alcançando uma grande gama de formatos, colorações e dimensões de inflorescências. Por este fato, a planta, hoje, tem multiplicação vegetativa e não a partir de sementes.

Em relação à planta, o que denominamos como flores é, de fato, um tipo de inflorescência, que se caracteriza como um concentrado de flores em uma única base. Cada fragmento da base é um tipo de flor, com estigma, estame e demais elementos essenciais.

Não esqueça de compartilhar a sua opinião conosco sobre o que mais achou interessante sobre estas plantas!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Crisântemo: Características, Como Plantar, Cultivar e Cuidar [Guia]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.