20+ Melhores Plantas para Muros Internos e Externos (Espécies)

Mantenha seu muro vivo e cheio de vida com essas dicas especiais de espécies de plantas trepadeiras para cultivar em muros internos e externos!

Publicado em e atualizado em: 22-04-2022 por Gabriela Padilha

Já conhecemos muitas espécies diferentes de plantas para enfeitar nossos jardins, mas que tal agora falarmos um pouquinho sobre plantas para muros? Afinal, aqueles que protegem nossas residências, também merecem uma atenção especial, não é mesmo?

Quais sao as melhores plantas para muros externos 1

Neste artigo, te contaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para manter seu muro lindo e cheio de vida, além de apresentar inclusive algumas opções ótimas de plantas artificiais para manter o ambiente lindo por mais tempo e com menos trabalho.

Plantas Trepadeiras de Crescimento Rápido

Muitas pessoas optam por colocar plantas nos muros residências e/ou comerciais para esconder imperfeições, pichações indesejadas ou até mesmo para deixar tudo visivelmente mais belo e harmonioso. Mas você sabe qual o melhor tipo de trepadeira para a ocasião? Apostar nelas com certeza é a melhor opção. Veja agora alguns tipos e escolha a sua preferida, garanto que não vai se arrepender.

Sete Leguas

Sete-Léguas

Para quem procura agilidade, a Sete-Léguas pode ser perfeita. Essa trepadeira possui crescimento muito rápido, onde seus ramos podem chegar aos 10 metros de comprimento, por isso, necessita de superfícies mais rígidas e resistentes, como os muros. A sete-léguas floresce durante o ano todo principalmente no verão e na primavera, afinal, exige sol pleno e as podas anuais devem ser realizadas no inverno.

Sete Leguas 3
Sete Leguas 4

Alamandas

Já mencionamos sobre elas num texto anterior e adivinhe só? Ela também é ideal para se cultivar em muros, porém, no início, necessita de supervisão. A Alamanda floresce o ano inteiro e cresce rápido em regiões quentes, por isso, exige bastante sol e regas regulares.

Alamandas

Além disso, essa trepadeira é muito tóxica e deve ser mantida preferencialmente, longe de crianças e animais, então se puder mantê-las em um local mais distante, melhor.

Alamandas 2
Alamandas 3

Jasmin-dos-poetas

Ela é a flor das estações mais frias, florescendo no outono e no inverno – mas floresce mais em clima ameno -. Além disso, possui um perfume agradável com flores rosadas por fora e brancas por dentro. Também exige bastante sol e regas regulares. Cresce rápido, por isso é preciso fazer podas anuais de limpeza. Escala muros, pórticos e treliças.

Jasmin dos poetas
Jasmin dos poetas 1
Jasmin dos poetas 2
Jasmin dos poetas 4

Falsa-vinha

Muito parecida com a parreira, esse tipo de trepadeira possui um crescimento considerável e sobrevive bem à meia-sombra, sendo indicada para quem deseja obter a cobertura total do muro em pouco tempo.

Falsa vinha
Falsa vinha 1
Falsa vinha 2

Unha-de-gato

Muitos profissionais recomendam evitar o cultivo dessa espécie em paredes, já que ela retém muita umidade, por isso, o ideal é mantê-la apenas em muros. Ela necessita de bastante sol, mas se adapta bem em meia-sombra, desde que tenha algumas horas de sol todo dia. Como cresce rápido, é fácil obter o revestimento total do muro.

Unha de gato
Unha de gato 1
Unha de gato 2

Quais são as melhores plantas para muros externos?

Como já vimos, existem muitos tipos de trepadeiras disponíveis no mercado e na natureza. Por isso, para enfeitar sua faixada e alegrar quem vê seu muro da rua, invista nessas opções, assim, seus muros deixarão de ser cinzas e tristes e passarão a ficar verdinhos e cheios de vida.

A dica é: aposte nas plantas mais resistentes aos excessos e escassezes de água e sol, afinal, o impacto ambiental sobre elas será relativamente maior do que das plantas cultivadas em casa ou no jardim.

Quais sao as melhores plantas para muros externos 2

Quer algo melhor do que ter a natureza sempre por perto? Por isso, coloque-a onde puder!

Quais sao as melhores plantas para muros externos 3
Quais sao as melhores plantas para muros externos 5
Quais sao as melhores plantas para muros externos 6
Quais sao as melhores plantas para muros externos 8

Quais são as melhores plantas para muros internos?

Para quem prefere deixar a imagem de um muro totalmente coberto por plantas para áreas internas, fica aqui algumas dicas de como enfeitar os muros:

  • Utilizar flores coloridas como canteiros, pode ser uma opção delicada e linda;
  • Parapeitos de janelas, jardins e muros são opções internas para investir em vários tipos de plantas e espécies, por que não?
  • As trepadeiras floridas ou frutíferas podem trazer a alegria que falta ao seu jardim, compondo perfeitamente a estética de muros, pilares e pergolados.

A dica desse tópico é: Flores delicadas e que exigem um cuidado específico podem se dar melhor em ambientes internos, já que serão monitorados e cuidados sempre. Já escolheu a sua preferida? Conta aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Quais sao as melhores plantas para muros internos
Quais sao as melhores plantas para muros internos 5
Quais sao as melhores plantas para muros internos 21

Plantas para frente dos muros

Você já pensou na possibilidade de ter uma árvore no seu jardim, quintal ou simplesmente para deixar a faixada do ambiente mais bonita? Se você adoraria, mas não sabe por onde começar, por que não plantar uma árvore? Mas atente-se ao tipo certo para não ter problemas, ok?

Plantas para frente dos muros

A presença de uma árvore é ideal para animar o visual de um muro, uma parede ou uma faixada, mas temos que dar atenção ao perigo que as raízes e seus tamanhos – de altura e largura – podem apresentar, por isso, quando decidir plantá-las, posicione-as sempre de frente para os muros e em uma distância considerável, assim evitamos que as raízes cresçam demais a baixo deles, causando possíveis rachaduras, quedas e afins.

Plantas para frente dos muros 1

Além disso, existem algumas espécies específicas que podem dar super certo. Mas para evitar que você não se apaixone pela árvore errada, separamos alguns tipos mais indicados e outros não. Veja as melhores opções e escolha a sua preferida!

Plantas para frente dos muros 2

Árvores altas como a o Plátano

Essa é uma árvore que fica bem grande e suas raízes representam duas vezes o volume dos seus ramos, agora já imaginou o que isso representaria estando perto de um edifício ou de um muro? SIM, muitos danos! Por isso, tenha cuidado e para evitar problemas, o espaço ideal é deixar um espaço com cerca de 10 metros de distância entre o tronco e o muro.

Arvores altas como a o Platano
Arvores altas como a o Platano 1
Arvores altas como a o Platano 2

Árvores de tronco largo

Como as Figueiras – também podem ser um problema. Anote isso e atente-se quando comprar uma muda ou resolver plantá-la.

Bonsai de Figueira 1

Não é apenas a altura da árvore que deve ser levado em consideração, mas também, o tipo de desenvolvimento dela. A figueira, por exemplo, com o passar dos anos fica com um tronco bastante largo, o que pode danificar as fundações de uma parede ou muro, por isso, é melhor evitar.

Bonsai de Figueira

Mas se mesmo assim desejar plantá-la, será necessário deixar um espaço de pelo menos 3 metros entre eles. Assim seu muro pode ficar lindo e seguro.

Figueira 1

As árvores Armadas podem ser sua melhor opção para plantar na frente dos muros!

Essas são aquelas árvores que se atam com fios junto da parede ou do muro, como se faz com as macieiras ou as pereiras que nunca ocupam muito espaço desde que sejam muito bem cuidadas!

Temperaturas Altas

Árvores Chapéu-de-sol, Robinia e Árvore-do-Céu também podem causar sérios problemas, por isso, evite!

Ambas têm a terrível tendência de fazerem rebentos no cimento com as raízes que se esgueiram para baixo das construções ou podem mesmo ir até ao terreno do vizinho, já que são muito grandes e não param de crescer!

Arvores Chapeu de sol Robinia e Arvore do Ceu

Estas raízes podem ir muito longe e neste caso, se quiser plantá-la mesmo assim, deverá guardar um espaço de 15 metros entre a árvore e as construções que queremos proteger, assim, evitamos maiores problemas.

Arvores Chapeu de sol Robinia e Arvore do Ceu 1

O Bambu além de trazer uma estética diferente, também pode ser uma excelente opção para enfeitar muros.

O Bambu não precisa de terra para ser cultivado, apenas água, o que facilita para quem deseja ter alguma árvore protegendo/decorando seus muros sem ter problemas com suas raízes ou espessura do tronco.

cultivo de bambu

O bambu além de fino, necessita apenas de um espeço com água para se manter de pé, por isso, pode ser excelente coloca-los em frente de muros e outras construções, já que não teremos problemas com suas raízaes.

como plantar bambu em casa

Agora que já sabermos que plantar algumas árvores pode não ser a melhor opção, que tal apostar em algo mais simples e talvez mais colorido? Os canteiros ou caminhos de pedra na frente dos muros podem sim trazer todo aquele charme especial que você tanto procura. Pesquise sempre a melhor opção e aposte nela!

como plantar bambu
Bambu do Japao 2

Leia também: Cuidados com Bambu da Sorte

Dicas de Plantas Ornamentais e Plantas Altas

Falta de Luz do Sol

Plantas ornamentais também podem ser boas opções para se decorar muros e além! Por que não aproveitar a criatividade e utilizá-la também com os muros? Veja neste tópico algumas dicas de melhores ornamentações e altas que te ajudarão no paisagismo:

  • Arbustos;
  • Buxinho;
  • Camélia;
  • Bambu;
  • Plantas floridas pendentes se complementam com outras trepadeiras.

Todas essas opções podem ser bem altas ou ainda baixinhas, dependendo de como e quando será realizada a poda.

Além disso, se serve como dica, as plantas mais delicadas e altas são perfeitas para cobrir espaços verticais e um muro de arrimo com um desenho de paisagismo também ficará lindo e temos total liberdade de utilizar quantas plantas altas quisermos para enfeitar a frente dos muros rochosos ou de cimento. Ouse da sua criatividade e deixe o ambiente com a sua cara.

Quais são as melhores Plantas para Forração?

Você sabe quais são as vantagens das plantas para forração? Elas, além de levar proteção ao solo, deixa os arranjos ainda mais bonitos.

Plantas para Forracao

As plantas usadas para forração são espécies que, geralmente, se desenvolvem na horizontal. Muitas são colocadas em canteiros ou jardins, pois cobrem áreas de terra que ficam a mostra e ainda protegem o solo. Outra vantagem que apresentam, é que também podem ser plantadas em vasos menores ou bacias para dar maior acabamento a um arranjo e embelezar o ainda mais o ambiente.

Plantas para Forracao 2

Conheça agora 5 espécies de plantas mais adequadas para forração:

Plantas para ForraçãoDescrição
TorêniaConhecida também como amor-perfeito-de-verão, é uma flor anual, o que significa que precisa ser trocada a cada ano. Além disso, ela possui variedades de cores em suas flores, que põem ser roxas, brancas, azuis ou rosas. Prefere o clima frio, mas pode ser cultivada com um pouco de sol.
AzulzinhaEssa espécie se multiplica com facilidade, então consegue preencher o vaso rapidamente, que em cerca de dois meses o arranjo já estará forrado. Durante o cultivo, cuidado com a rega: se a azulzinha ficar sem água, murcha logo.
Falsa-ÉricaEssa planta nativa do Brasil, pode ser plantada entre pedras e dá flores arroxeadas ou brancas o ano inteiro. Por ser delicada, não aceita podas e precisa de meia-sombra.
Dinheiro em PencaUma das mais usadas para forração, essa planta também é uma das mais fáceis de cuidar. Precisa receber um pouco de sol diariamente, pois, se ficar muito tempo na sombra, enfraquece.
Lambari-roxoAs folhas da espécie (Tradescantia zebrina) têm coloração verde escura e faixas arroxeadas. Se a planta tomar bastante sol direto, a folhagem fica praticamente toda roxa. O cultivo deve ser em meia-sombra. Incrementar é sempre bom, mas não exagere muito e ficar com algo extremamente colorido e principalmente, não se esqueça de que as vezes, menos é mais, ok?

Posso usar plantas artificiais?

Mas é claro que sim! Afinal, o muro é seu e a regra para decorar os muros é apenas uma: ouse da criatividade! Atualmente, você consegue encontrar plantas artificiais de todos os tipos disponíveis para vendas: arbustos, tapetes, samambaias, flores coloridas, cactos, arvores, árvores frutíferas, painéis decorativos para áreas internas e externas, frutas soltas e sem cestas, bancos floridos e muito mais!

Uma vantagem de ter plantas artificias na decoração? Elas nunca vão morrer e nem precisam de cuidado algum para se manterem lindas e radiantes. Além disso, elas caem muito bem como decoração de qualquer ambiente. Mesas, jardins, quintais, parapeitos, varandas, cozinha, prateleiras, itens de jardim e até muros.

Então, se você gosta de plantas e acha que elas trazem mais alegria aos ambientes, mas não consegue cuidar delas, a melhor opção pode ser adquirir algumas plantas artificiais, disponíveis em diversos materiais como panos e plásticos.

Você sabia que existem também muros artificias prontinhos para se vender? Isso mesmo! Basta apenas você comprar e colocar! O mais famoso deles é o Muro Inglês, um tipo de tapete/ painel vertical que você pode posicionar onde e como quiser. Além dele, você também encontra outros itens de jardins prontinhos para venda, tais como:

  • Treliças;
  • Pergolados;
  • Vasos;
  • Jardins fictícios – com pedras e arbustos de plásticos –.

E tudo o que estamos acostumados a ver na versão original, mas com as plantas sendo substituídas pelas artificiais.

Gostou dessa dica de economizar tempo e paciência? Então aproveite para testar e depois nos conte as novidades. Te garanto que quem testou, não trocou por nada!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 20+ Melhores Plantas para Muros Internos e Externos (Espécies). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.