Como Cultivar Avenca em Casa Passo a Passo [Guia Completo]

Eis o melhor tutorial que você vai ver essa semana… Prometo!

Publicado em e atualizado em: 03-02-2022 por Lory Aguiar

Conheça a avenca e suas histórias fascinantes!

Com certeza você já deve ter ouvido: frágil como uma avenca. Quem aprecia a jardinagem sabe o porquê dessa frase. A avenca é muito admirada por sua delicadeza, exigindo muitos cuidado para se desenvolver satisfatoriamente.

Avenca

Ela é conhecida pela fama de espantar mau-olhado; dizem ainda que ela é capaz de absorver as energias negativas, murchando como sinal que há alguém invejoso no local.

Seu nome cientifico é Adiantum, derivado do grego adiantos que significa “não se molha”, pois as gotas da chuva deslizam sobre suas folhas sem molha-las.

como cultivar

Existem várias espécies dessa planta, e as mais conhecidas são:

  • Cabelo-de-vênus;
  • Cabelo-de-anjo;
  • Avenca suíça;
  • Avencão.

A avenca tem uma parente muito conhecida que é a samambaia, e como ela, também não possui flor, fruto e nem semente, apenas esporos.

Avenca 1

Essa planta além de ser ornamental, têm propriedades medicinais como:

  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Expectorante;
  • Diurética;
  • Laxante.
Para que é bom Avenca?

Ela possui ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, expectorante, laxante, tônica, depurativa, adstringente, sudorífera, antibacteriana e estimulante, dentre ainda outras ações que ainda estão sendo estudadas pela comunidade científica.

Para que serve o banho de avenca?

Para os admiradores da umbanda, o banho de avenca é usado para retirar mau-olhado e energias negativas que foram colocadas na pessoa, geralmente de alguém bem próximo, que não deseja o seu sucesso. O seu banho suga as energias ruins.

Para que serve o chá de avenca?

É um líquido muito usado para tratar inflamações que foram ocasionadas por animais como abelhas ou algumas espécies de cobras. Também pode ser usado para lavar os cabelos e o couro cabeludo para diminuir caspa e problemas similares.

Para que serve Folha de avenca?

As folhas da avenca são ótimas para fazer chá de avenca que ajuda em diversos problemas do corpo humano e também é a partir dela que é feito o xarope de avenca que atua como um ótimo expectorante.

Como usar Avenca?

Ela pode ser usada como planta decorativa e também protetora do lar, bem como ser usada por meio da fitoterapia, já que possui diversas propriedades, que foram comprovadas pela ciência, que ajudam o corpo humano em diversos problemas.

É bom ter avença em casa?

Sim, ela é uma ótima opção de planta para ter em casa, pois além de ser bem prática de cuidar, basta sempre regá-la e adubá-la, a avenca funciona como um regulador de ambientes ajudando a filtrar as energias ruins e inveja de quem chegar em sua casa.

Como cuidar da planta avenca em vaso?

Coloque a avenca em um vaso na sombra, pois ela gosta de pouca luminosidade. O seu vaso deve ser um pouco profundo pois as raízes da planta se propagam com muita facilidade, sempre que possível adube-a e mantenha sua terra úmida. 

Como regar a avenca?

Seu solo deverá sempre estar úmido, ou seja, você deve regar a avenca regularmente, no entanto, no inverno, é aconselhável que o solo fique levemente seco para que seja feita a próxima rega da planta.

Porque avenca morre?

Ela é uma planta conhecida por espantar mau olhado, os que acreditam nessa sua função dizem que ela suga a energia negativa emanada por alguém que está em um ambiente, ou seja, alguém invejosa, e por absorver a energia ruim murcha e morre.

O que fazer quando a avença seca?

Retire as folhas e os galhos secos, pois eles atrapalham o seu crescimento, mude-as de vaso ou de solo em que está, procure adubá-lo e manter a planta regada, se estiver em local muito iluminado, mude-a de ambiente.

A avenca e sua multiplicação

Essa planta brota espontaneamente por toda parte, desde encostas de barranco e beiras de cursos d´água até no alto de uma palmeira.

A avenca produz e lança ao vento grande quantidade de esporos, por essa razão ela pode se desenvolver em qualquer ambiente, desde que haja calor e luminosidade. No entanto ela necessita de proteção contra a incidência dos raios solares direto.

Você deve estar se perguntando, o que são esporos? Eles são aqueles pontinhos encontrados no verso das folhas, que quando ficam maduros, escurecem e se soltam com muita facilidade.

Por isso, se explica a facilidade com que as avencas se espalham por toda a natureza.

como plantar em casa

Parece tudo muito simples, todavia, quando resolvemos cultivar essa planta em casa, a história muda de figura.

Isso se deve ao fato, de nem sempre coloca-la em locais que apresentam as características necessárias, como calor, luminosidade, umidade e proteção contra a luz solar direta.

Como Cultivar em Casa

Caso você pretenda cultivar avencas como plantas de interior, procure coloca-las em vasos de barro, garantindo sempre que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem. O excesso de água é quase fatal para a planta, por essa razão precisa elimina-la com facilidade.

cultivar Avenca

No caso de xaxins, é de suma importância observar a quantidade de água, pois eles costumam reter muita umidade.

Vale lembrar sobre a temperatura, pois nos dias quentes a necessidade de água é maior, enquanto nos dias frios é bem menor.

dicas de cuidados

Quando for fazer o plantio das avencas, deve-se tomar alguns cuidados na escolha do local, para poder atender as três exigências dessa planta como:

  • Calor;
  • Umidade;
  • Luz indireta.

Outro fator que deve-se levar em conta, é que as avencas não suportam ventos diretos e excessivos, portanto o local ideal para o seu cultivo são os cantinhos úmidos e com sombra. Todavia, vale lembrar que precisa de uma boa luminosidade.

Multiplicação da avenca

em vaso

Para fazer mudas com os esporos, basta esperar até que amadureçam, depois é só raspar suas folhas delicadamente com uma faca, retirando assim todos os esporos.

Quando estiver fazendo o procedimento, procure colocar um pano branco embaixo, para poder aparar os esporos que forem caindo.

Depois de retirados ao esporos, prepare uma sementeira usando somente pó de xaxim, molhe-o e espalhe os esporos.

Mantenha a sementeira coberta com um plástico transparente e sempre na sombra. Aproximadamente quatro semana após, irá surgir uma espécie de musgo, que são os brotinhos. Esses só devem ser transplantados quando atingirem entre 2 a 3 cm.

Para efetuar a multiplicação por divisão de touceiras é muito simples, basta separa-las com cuidado, para não prejudicar as raízes, sendo que elas são muito frágeis, e plantá-las imediatamente. A avenca é uma planta que perde a umidade muito rápido.

A mistura de solo ideal tanto para canteiro como para vasos é:

  • 1 parte de terra vegetal;
  • 1 parte de areia;
  • 1 parte de pó de xaxim.

Essa é uma mistura bem leve, que retém umidade, no entanto apresenta uma boa drenagem.

tudo sobre elA

Cuidados com a planta

Como todas as plantas, a avenca também exige certos cuidados para se manter sempre saudável e bonita.

Vamos conhecer algumas dicas de como cuidar dessa bela plantinha, como:

  • Mantenha sua avenca longe da luz solar direta, todavia, não a submeta à sombra em demasia, pois isso irá facilitar o aparecimento de pragas e doenças.
  • Evite o uso de inseticidas para atacar cochonilhas e pulgões, utilize a calda de fumo sempre que suspeitar da ocorrência.
  • Mantenha uma boa umidade no solo, sem no entanto encharcar, regando toda vez que o solo se apresentar muito seco.
  • Garanta que as avencas fiquem livres de folhas secas e velhas, procurando corta-las na base, para facilitar o surgimento de novos brotos.
  • Faça adubações periódicas com fertilizantes líquidos ou adubo orgânico.

A avenca cresce melhor em ambientes cuja temperatura seja de média a alta, lembrando que ela não tolera baixas temperaturas. Desse modo, o ideal é que nos meses mais frios ela seja recolhida para locais que não estejam sujeitos a correntes de ar.

plantar Avenca

Avenca na decoração

Essa delicada plantinha, faz toda a diferença na decoração dos ambientes, dando mais vida e beleza.

Você pode utiliza-las para enfeitar centros de mesa, já que são de baixa estatura não vai criar barreira visual entre as pessoas.

Capriche na escolha do vaso, pois a avenca é uma plantinha muito delicada, assim combina mais com vasos delicados.

Por ser uma planta ornamental, ela fica perfeita quando colocada em terraços e varandas.

A avenca ainda pode ser utilizada em terrários, apesar de vermos sempre suculenta e cactos, essa planta quando bem cuidada, dura muito tempo dentro do vidro.

Vale lembrar, a necessidade de deixa-la longe de onde bate o sol, pois ela não tolera a luz solar direta.

Agora que você já sabe tudo sobre essa bela plantinha, é só usar sua criatividade e decorar seus diversos ambientes.

em vaso 1

Gostou desse artigo?

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu utilizar essa linda plantinha na decoração de sua casa?

Como vimos, a avenca apesar de ser delicada e exigir alguns cuidados, pode trazer muita vida aos diferentes ambientes.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Cultivar Avenca em Casa Passo a Passo [Guia Completo]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

3 comentários em “Como Cultivar Avenca em Casa Passo a Passo [Guia Completo]”

  1. SUZANA BEZERRA DE CARVALHO

    Eu posso cultivar a avenca em vaqueiras feitas com a casca do côco? É um lugar ideal já que a casca do côco possui nutrientes? Aguardo sua resposta. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.