25 Melhores Plantas para Terrário Fechado (Lista)

Veja uma lista com as melhores plantas para você cultivar no seu terrário fechado, além de dicas para você montar um passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 12-06-2022 por Lory Aguiar

Como uma ótima alternativa para você que deseja ter plantas na sua casa, ou para quem quer plantas em espaços pequenos, o terrário fechado é super lindo e estiloso.

Com Bonecos De Gesso

Fazer um terrário vai te proporcionar a possibilidade de estar conectado com a natureza, mesmo estando em um ambiente fechado.

O terrário fechado é uma opção perfeita para você aprender na prática sobre o equilíbrio botânico e biológico.

Com Pedras

Para que exista esse equilíbrio, alguns elementos como o tipo de vidro, as espécies de plantas, a drenagem, a decoração correta a quantidade de água correta e a iluminação ideal, são muito importantes.

Os terrários fechados são pequenos e não exigem um compromisso diário de irrigação ou de tratos culturais, podendo ser algo muito terapêutico.

Com Pedras 1

O cultivo dos terrários pode trabalhar a sua coordenação motora, o seu contato com a natureza e até mesmo a sua criatividade.

Confira no artigo abaixo algumas dicas para que você tenha um terrário fechado adequado, e veja quais são as plantas ideais para serem cultivadas nele.

Com Pedrinhas

Melhores plantas para terrário fechado:

  • Peperomia
  • Planta Nervosa
  • Fitônias
  • Samambaia
  • Lágrimas de Bebê.
  • Pothos dourado
  • Figo rastejante
  • Planta confete
  • Musgos de espiga
  • Pileas

Leia também: Como Adubar Samambaia da Renda Portuguesa

O que é um terrário fechado

O terrário fechado se trata de um ecossistema em equilíbrio, em um recipiente que reproduz as condições ideais para um ambiente de reprodução de seres vivos.

Com Plantinhas

O terrário fechado para plantas, reproduz a mesma ideia do terrário para cobras ou para jabutis.

O equilíbrio presente no terrário fechado é o que faz as plantas sobreviverem, mesmo estando em um espaço fechado. Isso porque ele simula todas as condições adequadas de um espaço da natureza.

Com Tampa

Os terrários fechados quase não necessitam de manutenções durante diversos anos, pois são autossustentáveis. Para fazer o seu terrário da maneira correta, você precisará sempre de pedras e cascalhos na base.

A base deve ser seguida por camadas de terra ou de areia, que devem ser colocadas com o auxílio de uma pá. O efeito dessas camadas torna o recipiente bem atraente, além de torná-lo mais bonito.

Dentro De Vidro

Vale ressaltar que é essencial que o seu terrário fechado seja feito em um vidro que tenha uma tampa hermética, ou seja, vedada. As plantas utilizadas no terrário podem até variar, mas não se esqueça de acrescentar os fungos.

Leia também: Anões de Jardim para Quintal e Paineis de Pallet para Plantas

Benefícios do terrário fechado

Um dos maiores benefícios que o terrário fechado oferece, é a possibilidade de observar alguns fenômenos da natureza, como o ciclo da água. Além disso, é uma ótima forma para trazer um maior bem-estar e relaxamento durante as suas rotinas.

Dicas De Plantas

Cultivar um terrário fechado pode garantir que você obtenha mais prazer, trabalhando manualmente com as plantas.

O terrário fechado é uma ótima opção também para demonstrações em salas de aula, para que as crianças possam obter autorresponsabilidade e ter pequenos cuidados com as plantas.

Em Aquarios

Leia também: Como Fazer uma Parede de Plantas

Decoração para terrário fechado

Uma decoração para terrário mais minimalista, na qual as plantas são as protagonistas, é uma das mais utilizadas. É ideal que sejam utilizados pedras e enfeites que são resistentes a água.

Em Camadas

Você pode até mesmo colocar estatuetas como as de Buda, Ganesha, entre outras opções. Muitas pessoas decoram os seus terrários fechados, fazendo com que se pareçam realmente miniecossistemas, colocando miniaturas de bonecos.

Em Pote De Vidro

Lembre-se que você pode montar o seu terrário fechado em qualquer recipiente, podendo reutilizar o que você tem na sua casa.

Quais plantas são adequadas para o terrário fechado

As espécies de plantas mais adequadas para se cultivar em um terrário fechado, são as que gostam de umidade.

Em Pote De Vidro 1

Conseguir suportar a umidade é um ponto muito importante, já que a planta ficará fechada dentro do recipiente. Além do fato que o ciclo da água correrá o tempo todo dentro do terrário.

É ideal que você comece escolhendo apenas uma planta para o seu terrário fechado, e faça o teste primeiro com só uma espécie.

Em Pote De Vidro 2

Pois pode acontecer das plantas necessitarem de diferentes quantidades de água, fazendo com que você acabe perdendo algumas de suas plantas.

Escolha também, plantas que apresentam um crescimento mais lento, elas permanecerão pequenas e terão os seus requisitos de luminosidade parecidos.

Em Quadro De Vidro

Escolher o tipo de planta adequado para terrários fechados, vai fazer com que você não precise fazer tantas manutenções, tendo uma durabilidade maior.

Melhores plantas para terrário fechado

A primeira planta, que é muito utilizada nos terrários fechados, é a Peperomia. Essa planta é bem compacta e pequena, chegando a 30 centímetros de altura no máximo.

Melhores Plantas

Por mais que suas variedades apresentam diferenças de tamanho, padrão de cores e forma, as folhas da planta Peperomia geralmente são grossas, lisas e carnudas.

A planta Peperomia gosta de ambientes que ofereçam condições de iluminação que variam da sombra total, para luz solar indireta.

Modelos Com Bonecos

A espécie mais utilizada da Peperomia em terrários fechados é a Peperomia Esmeralda, que pode crescer de 8 a 15 centímetros.

A segunda opção de planta adequada para terrários fechados é a Planta Nervosa. As Plantas Nervosas gostam de temperaturas quentes, de sombra parcial a total e de alta umidade.

Modelo Vintage

As Fitônias como a planta nervo e a planta mosaico, podem apresentar folhagem verde escuro com veias cor de rosa, intensas brilhantes ou vermelhas.

Ou a sua coloração pode ser invertida, sendo as folhas vermelhas, lavanda ou rosa, com as veias em verde escuro.

Moldelo Aberto

A terceira opção para você utilizar no seu terrário fechado, é a Pequena Samambaia. A Samambaia é uma planta que gosta de ambientes quentes e úmidos, além de apresentar variedades pequenas que se encaixam perfeitamente nessas estufas em miniatura.

A Samambaia de botão de limão, é uma ótima espécie para ser utilizada, já que é o menor tipo. Lembrando que elas gostam de luz solar filtrada de média a brilhante.

Os Mais Diferentes

A quarta planta é a Lágrimas de Bebê. É mais uma alternativa de planta que gosta de calor, luz solar indireta e umidade.

Essa planta apresenta folhas pequenas e delicadas, que podem ser amareladas ou verde brilhante, porém é uma planta que conta com um crescimento rápido.

Para Decoracao

Caso você escolha utilizar a Lágrimas de Bebê no seu terrário fechado, tenha em mente que você vai precisar se preparar para gerenciá-la por podas, já que sua reprodução é assexuada.

As podas serão necessárias para que não ultrapassem o espaço do seu terrário fechado.

Para Decorar A Casa
Passo A Passo
Passo A Passo Completo
Plantas Ornamentais
Plantas Para Terrario Fechado
Plantas Verdes E Resistentes
Terrario Fechado 1
Terrario Fechado 2
Terrario Fechado Com Anoes De Jardim
Terrario Fechado Decorado
Terrario Fechado Em Aquario
Terrario Fechado Em Garrafas De Vidro
Terrario Fechado Em Potes
Terrario Fechado Para Cozinha
Terrario Fechado Para Decoracao

Veja também: Cachepot de Madeira para Plantas e Fotos de Casas na Árvore

Qual sua planta favorita para terrário fechado?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.