25 Plantas Venenosas para o Seu Animal de Estimação (PET) – Lista

Cuidado! Essas plantas podem ser venenosas e perigosas para os seus pets!

Publicado em e atualizado em: 04-03-2022 por Lory Aguiar

Algumas plantas, tanto aquelas que temos dentro de casa quanto as externas, podem ser extremamente seguras para nós, seres humanos, mas tóxicas e perigosas para nossos companheiros animais. Por conta disso, fizemos uma lista das plantas mais perigosas para você eliminar da sua casa caso tenha um pet.

Atenção: caso o seu animal de estimação ingeriu uma planta venenosa, busque imediatamente pela a ajuda de um veterinário.

Leia também: Plantas que Causam Alergias

Plantas Tóxicas e Venenosas para Cães e Gatos

Confira a lista de plantas que você deve remover da sua casa:

Azalea

Embora esse arbustro florido seja uma excelente pedida em um projeto paisagista para ornamentar o seu jardim, a azalea é uma planta rica em uma toxina venenosa tanto para cães e gatos, mas que também pode apresentar toxidade para animais de grande porte como cavalos, cabras e ovelhas.

A ingestão de suas folhas podem causa vômito e diarreia nos animais. Caso ocorra a ingestão, busque imediatamente por ajuda de um veterinário.

Lírios

Muitos lírios apresentam alta toxicidade caso ingeridos por animais.

Caso sejam ingeridos por gatos, podem causar insuficiência renal.

Caso tenha gatos, mantenha os lírios longe da sua casa.

Narciso

Embora são flores que eu particularmente adoro, devem ficar fora dos seus planos de jardinagem, podendo causar até arritmia cardíaca em pets.

Mamona

Embora seja uma planta interessante em termos de paisagismo, a mamona tem caules tóxicos e deve ser evitadas no seu jardim.

Glória da manha

Essa flor contém substâncias semelhantes ao ácido lisérgico, que é a mesma substância que compõe a droga chamada LSD. Daqui você já pode tirar que essa flor bonita pode causas alucinações.

Açafrão de Outono

Várias plantas da família Colchicacae e Iridacae são tóxicas para animais de estimação, podendo causar vômitos, insuficiência respiratória e sangramento gastrointestinal.

Batata

Essa planta pode impressionar aparecendo nessa lista. Embora batatas sejam muito saudáveis quando consumidas por humanos, elas são ricas em solanina, um composto químico altamente tóxico para cachorros. Portanto, mantenha seu melhor amigo longe da plantação de batatas.

Crisântemo

Eis outra flor muito popular e ao mesmo tempo perigosa. Ela é rica em piretrina, que naturalmente funciona como um pesticida, mas que pode fazer mal para os seus animais de estimação.

Cíclame

Eis uma flor linda para se ter em casa, mas que pode ser muito perigosa para os pets. Suas raízes contém substâncias venenosas que pode até mesmo levar ao óbito caso ingeridas.

Amarílis

Outra bela planta. Os venenos mais perigosos estão nos mais belos frascos. A amarílis, embora muito bonita, se ingerida por cães e gatos pode causar tremores, salivação excessiva, diarreia e vômitos.

Poinsétia

Também chamada de flor do natal por conta de suas pétalas avermelhadas, ela tem uma seiva leitosa que pode causar irritação se entrar em contato com a pele.

Íris

Boa parte da família iridaceae não é segura de ser cultivada próxima a cães e gatos. A parte mais tóxica da flor são seus bulbos, que se ingeridos podem causas reações adversas.

Orégano

Eis uma excelente erva para ser utilizada em pratos. Por conta disso, é uma excelente pedida para ter na sua horta. Todavia, embora muito seguro quando consumido por humanos, o orégano pode ser tóxico para gatos, podendo levar a insuficiência renal.

Glicínia

Eis uma excelente flor caso você queira ornamentar o seu jardim com roxo, rosa ou branco. Embora muito bela, é igualmente tóxica até mesmo para seres humanos. Caso tenha crianças em casa, remova as glicínias.

Dedaleira

Outra planta excelente para adicionar roxo no jardim. Todavia, a presença de glicosídeos cardíacos a fazem extremamente perigosa para gatos.

Como você pode ver, muitas plantas extremamente populares podem causar malefícios para cães, gatos, animais domésticos de modo geral e até mesmo seres humanos. É válido conhecer essa lista e saber o que entra e o que não entra no seu jardim.

Plantas Venenosas para Seres Humanos

Confira agora algumas plantas e flores que podem ser venenosas para seres humanos:

Cicuta

A famosa planta que foi utilizada por Sócrates em seu fim biográfico trágico. Essa planta de pequenas flores brancas é um poderoso veneno até para seres humanos.

Trombeta do Anjo

Conhecida cientificamente como Datura stramonium, eis outra planta historicamente conhecida como um veneno natural.

Por seu uso alucinógeno, existem muitos acidentes associados a planta.

Árvore de Coral

Todas as partes dessa árvore do gênero Erythrina podem ser tóxicas tanto para animais de estimação quanto para crianças, podendo causar falta de ar, fraqueza e vertigem.

Beladona mortal

Beladona mortal

Conhecida cientificamente como atropa belladonna, como o seu nome popular sugere, essa planta é altamente tóxica. A ingestão de suas bagas pode causar febre, vômitos, sonolência e até alucinações.

Duranta erecta

Também chamada popularmente de orvalho dourado, essa erva daninha tem frutos e folhas venenosas, podendo causar febre, sonolência e convulsões.

Nenúfar

Se ingerida essa bela planta pode causar irritação e dor na boca.

Você ficou com alguma dúvida sobre plantas perigosas? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 25 Plantas Venenosas para o Seu Animal de Estimação (PET) – Lista. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.