Lista de Flores para Jardim Resistentes ao Sol (Espécies)

Busca por flores resistentes ao sol? Confira plantas floridas tropicais para cultivar no seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 13-05-2022 por Lory Aguiar

Flores para jardim, resistentes ao sol são muito comuns em países tropicais, assim como o nosso Brasil. E se você aprecia as cores vivas e alegres destas flores, vai querer conhecer os segredos que as mantém sempre belas.

Peonias 2

Saber como cuidar destas representantes da flora é fundamental para que permaneçam vivas e erguidas em suas hastes. Afinal, se o objetivo é fazê-las enfeitar sua casa e seu jardim, é preciso que estejam lindas, sempre.

Alisson 2

Portanto, aprenda a cultivá-las e a zelar por elas. Conheça as espécies que gostam de sol . Aprenda quando e como aguar. Veja como evitar que fiquem murchas e sem vida nesse novo artigo do Meu Verde Jardim, mas primeiramente, conheça algumas das principais flores para jardim resistentes ao sol.

Flores para jardim, resistentes ao sol

As flores que gostam de sol são muito populares, ou seja, todo mundo tem alguma por perto. Elas estão sempre entre nós. Nos acompanham enfeitando a casa, decorando ambientes de trabalho, suavizando espaços de saúde e principalmente embelezando os jardins.

rabo de gato 2

São muito comuns no Brasil. E o motivo de se darem tão bem em nossa terra tropical é simples. Estas flores amam o calor e precisam de muita luz para se desenvolverem.

Alisson 6

Sendo assim, enquanto muitas plantinhas se escondem sob o sombreado de árvores ou caramanchões, estas flores resistentes ao sol buscam o astro-rei a cada instante do dia.

Qual delas você mais admira?

A princípio todas as flores para jardim, resistentes ao sol são belas. E gostamos de todas. Cada uma tem seu toque, sua particularidade e jeito de nos atrair. Mas, sempre há aquelas que mais apreciamos, ou seja, são as que temos em casa ou que gostaríamos de ter.

Peonias 3

No entanto, o que costuma acontecer é que nem sempre sabemos exatamente quais são as flores de sol, ou seja, quais as que dependem da luz solar e do calor para se desenvolverem.

Frequentemente escolhemos as plantas erradas e expomos ao sol aquelas que são de sombra. Como resultado temos: um jardim murcho e sem vida. Para que isso não ocorra com você te passamos estas informações abaixo, sobre as flores que gostam da radiação solar.

Leia também: Como Plantar Boca de Leão

Espécies de Flores Rasteiras que Resistem ao Sol

Atualmente, as flores rasteiras têm sido muito buscadas, com a finalidade de proporcionarem mais vida aos quintais e jardins.

Cuidados com rabo de gato

Com certeza, esta é uma excelente estratégia decorativa, visto que podem substituir o tradicional gramado, com mais graciosidade, colorido e beleza.

As rasteiras são também chamadas de plantas cobre-solo. O codinome vem de sua característica principal, que é forrar superfícies. Devido a isto, muita gente se refere a elas como Forração. Elas são o tapete que a natureza pode nos dar.

Veja nossa lista!

Confira: Suculentas Coloridas para Plantar no Jardim

Alisson – a Flor de Mel é uma das flores de jardim que resistem ao sol

São ótimas para cobrir os jardins. Suas cores variam entre roxo, branco, laranja ou rosa. Devem ser plantadas em locais de sol pleno. Os cuidados envolvem regar frequentemente.

Alisson 7

Rabo de Gato

É uma planta rasteira que tem sua origem na Índia. Apesar disso, é muito querida aqui no Brasil. Ela também serve para enfeitar quintais e jardins, tanto em vasos quanto em canteiros. Porém, a condição essencial para que vingue é que esteja sob os raios intensos do sol.

Fotos de Cacto Rabo de Gato
rabo de gato 1
Flor de rabo de gato

Menta

Além de muito perfumada, esta erva rasteira de forração não se contenta e espalhar-se pelo solo. Ela também serve como tempero e como remédio. À primeira vista pode parecer uma planta sem flores, mas não é bem assim, a menta apresenta linda floração de cor violeta.

É muito resistente ao sol e deve ser plantada em local de muita luz, mas precisa de rega constante para que desenvolva e floresça.

menta
menta 1
menta 2

Leia também: Como Plantar Amor Perfeito

Flores Coloridas Resistentes ao Sol

Veja algumas flores para jardim resistentes ao sol que além de nos encantar com seu colorido, ainda nos favorecem no cultivo, pois são resistentes, dispensando buscas por espaços especiais.

Peônias

São muito resistentes. Suportam tanto o sol intenso quanto o frio. São muito queridas devido a seu perfume e singeleza.

Peonias 1
Peonias 4
Peonias 5

Petúnias

As petúnias são especiais para quem quer um jardim bem florido. Isso acontece devido a vivacidade de seus tons . Ela floresce em variadas cores. Há os tons de branco. Mas, não apenas.

Petunias 2

Há também tons de rosado, de roxo profundo e uma variada diversificação de nuances como: laranja, lilás, amarelo e até vermelho mesclado com branco.

Mas, também existe a petúnia negra, um tipo exótico da espécie.

Petúnias são perfeitas para enfeitar salões, hall de entrada, fachadas e jardins, visto que se destacam, mesmo estando em vasos ou floreiras.

Petunias 3

Seu encantamento está , de certa forma, no modo como crescem. Penduradas, elas deixam cair suas flores, que ficam suspensas em cachos. São flores de sol que resistem à sua luz e florescem na luminosidade. Porém, para mantê-las belas é necessário adubar o solo e conservar a drenagem.

Ave do Paraíso

Esta flor é bastante curiosa por seu formato. Olhando bem até que parece mesmo uma ave. Seu colorido laranja, verde e azul causa uma linda impressão de vivacidade. Esta flor meio exótica ama ambientes ensolarados, por isso são excelente opção para seu jardim.

Ave do Paraiso
Ave do Paraiso 1
Ave do Paraiso 3
Ave do Paraiso 4
Ave do Paraiso 5

Bela Manhã

É uma planta que pode ser rasteira, mas também pode ser trepadeira. Tudo depende do local onde é plantada. Havendo por perto um suporte, ela se apoia e vai subindo como trepadeira.

Bela Manha 1

Porém, se você plantá-la sem um substrato de apoio, ela irá se espalhando pelo chão mesmo.

Bela Manhã conta com flores muito vivas, que surgem comumente na primavera ou verão. No outono, porém ainda são vistas. Devem ser plantadas onde a luz é constante, pois gostam muito de sol.

Begônia

As begônias também são flores de sol. Apesar de sua delicadeza, elas se dão muito bem com o calor do Astro-rei. Elas dão flores lindas e seu caule pode atingir mais de 1 metro de altura.

Cuidar delas nem sempre é fácil, é preciso molhar sempre, mas sem deixar que a água fique acumulada nos vasos. Elas precisam de solo bem drenado.

Begônia
Begonia
Begonia 1

Lavanda

Um delicioso perfume no ar, é isso que a lavanda deixa. Acaba conquistando os corações com seus tons de violeta azulada. São flores resistentes ao sol que dão vida ao jardim.

Florescem o ano todo. Além da beleza, a flor de lavanda é medicinal, pois tem efeitos cicatrizante e antisséptico.

Lavanda
Lavanda
Lavanda 4
Lavanda 1 1
Lavanda 2 1
Lavanda 3 1
Lavanda
Lavanda 1

Cactos – Também são flores para jardim resistentes ao sol

Quando se trata de flores resistentes ao sol, a flor do cactos é a melhor representante. Primeiramente, entenda que cacto dá flor sim. E suas flores, assim como seu caule, são resistentes ao sol.

Além disso, os cactos ainda guardam uma vantagem, você não precisa regá-los todo dia, basta 1 vez por semana.

Leia também: Como Cuidar do Cacto Mandacaru

Cuidados com Cacto Amendoim
Cacto Arco Iris 2
Cacto Saguaro 3
Cacto Ourico 1
Cacto Ourico

Gerânios

Além de serem lindos, são flores resistentes ao sol. As cores variam entre roxo, branco, vermelho e o rosa. São muito decorativos e portanto, enfeitam qualquer ambiente.

Para cuidar dos gerânios o solo precisa ser bem drenado, sem que se acumule excesso de umidade. Também é necessário adubar a terra para plantá-lo.

Geranio
Geranio 1

Maria sem vergonha – os famosos beijinhos

São flores coloridas que adoram estar expostas ao sol. São cheias de cor e de vida. Se você as plantar em seu jardim, terá estas belezas o ano todo.

Mas, atenção aos cuidados, pois além do sol elas gostam de um solo bem umedecido. Regue-as todos os dias.  

Maria sem vergonha
Maria sem vergonha 1
Maria sem vergonha 3
Maria sem vergonha 5

Girassol – melhor representante entre flores para jardim resistentes ao sol

O girassol é a melhor representante das flores que resistem ao sol. Sua principal característica é ser heliotrópica, ou seja, ela se mantém sempre voltada para a luz do sol.

Girassol

Seu caule tem a capacidade de girar sempre no sentido da luz solar. Este direcionamento promove seu crescimento. Além de ser uma flor belíssima, o girassol resiste a temperaturas até de 40ºC.

Para tê-lo em seu jardim você deve providenciar um solo drenado e que receba luz solar diretamente. Plante a sementinha em um buraco de pelo menos 50 cm de profundidade.

Caso, queira cultivá-lo em vaso, o buraco deve ter 5 centímetros.

Outra dica é regar a sementinha diariamente, para que brote. No entanto, depois de crescida a rega deve ser equilibrada, sem encharcar o solo.

Imagens de Girassol
Girassol
Fotos de Girassol 1
Girassol 3

Leia também: Tutorial de Secar Flores

Plantas para Jardim Vertical

As plantas para jardim vertical ornamentam os espaços externos de modo muito expressivo. O verde, predominante na maioria delas, promove um ambiente vivo e harmonioso. Veja algumas ideias para encantar seu lar.

Alamanda

É uma espécie de trepadeira. Ela gosta da luz solar, por isso, deve ser plantada em local onde a luz bate com frequência. Possui lindas flores, em tons de amarelo, rosa ou roxo.

Alamanda

A alamanda espalha beleza e floresce o ano inteiro. Apesar disso, a primavera é seu tempo preferido. Um dos cuidados principais é a poda, visto que estas plantas invadem muros e cercas, que lhes servem de suporte.

Alamanda 1
Alamanda 2
Alamanda 3
Alamanda 4

Murta

A murta é uma espécie de flor resistente ao sol, apesar de ter sua origem no Sul de nosso país. Ela é na verdade, um arbusto decorativo ornamental. É usada, muitas vezes, para fazer cerca-viva, devido a sua característica lenhosa.

Murta 1

Ela se espalha ramificando-se e formando um cercado verde com flores brancas perfumadas.

Murta 2

Para cuidar e deixá-la sempre viva basta plantá-la em local iluminado por radiação solar e não exagerar na rega. A murta é flor resistente ao sol e gosta de um pouco desse calor.

Primavera

primavera

Primavera é um outro tipo de flor resistente ao sol. Ela é uma trepadeira que plantada em local de sol absoluto se desenvolve e floresce. As cores são diversas e vão desde o branco até o vermelho vívido.

primavera 1

Um cuidado especial com a primavera é o plantio em local iluminado por raios solares. Outro ponto de atenção são as regas. Não se deve aguar frequentemente, é preciso manter pausas. O ideal é observar o substrato no qual estão plantadas e aguar somente quando estiver seco.

Falsa-vinha

Esta planta é chamada assim pela semelhança que suas folhas têm com as folhas das videiras. Ela é uma trepadeira que cumpre seu papel, quando plantada próxima à algum apoio ou suporte.

falsa vinha 1

Por crescer cobrindo cercas, muros ou paredes, pode ser considerada uma planta para jardim vertical.

Apesar de ter condições adequadas para plantio em jardins, a falsa-vinha gosta de temperaturas mais amenas. Contudo, isso não impede que se desenvolva muito bem sob os raios intensos do sol.

falsa vinha 2

Guarda uma atratividade interessante. No verão e primavera suas folhas ganham um intenso esverdeado, enquanto no outono, ficam meio avermelhadas. Suas flores são pequeninas e somente dão as caras na estação mais quente. É no verão que a falsa-vinha floresce.

Plantas para Jardim Externo

Um jardim externo é como um contorno que completa seu lar. Sendo assim, é bastante importante a escolha das plantas que farão parte deste ambiente.

Um detalhe importante é buscar as flores que são mais resistentes à luz solar, visto que ficarão em ambiente externo.

Entre as opções que você tem estão as petúnias, já citadas acima. Os crisântemos e gerânios também são alternativas que valem a pena, pois ficam bem sob os raios dourados do sol. Mas, há muitas outras opções. Veja algumas ideias que deixarão seu ambiente externo muito show.

Crisântemo a flor de ouro

Crisântemos são flores resistentes ao sol. São chamadas de flores de ouro. Enfeitam muito o ambiente, com a delicadeza de suas cores variadas. Apesar da cor amarela ser o tom original dos crisântemos, existem os tons de branco, laranja, rosa, vermelho, roxo, azul , bronze.

Além da beleza mimosa de seu colorido, os crisântemos são bem fáceis de cultivar. Para que fiquem belos basta plantá-los em lugar de muito sol. Plante semente ou muda, preferencialmente ao final do verão.

Fotos de crisântemos 1
Fotos de crisântemos
crisântemos 1
crisântemos

Gerânios

Os gerânios são flores muito perfumadas e que decoram com singeleza o ambiente externo de sua casa. É uma planta de origem africana, ambiente de calor e intensa luz solar. Devido a isso, os gerânios se dão muito bem sob o sol. Eles crescem com vivacidade em espaços onde há muita luminosidade.

Portanto, para cultivá-los plante-os onde a luz do sol bate diretamente. A forma de cuidar é simples. A princípio, assim que plantar, regue consistentemente. Mas, quando começar a brotar, regule a rega, somente aguando quando o solo estiver seco.

Geranio
Geranio 1

Verbena

Esta é outra flor própria para ambientes externos. Além de gostarem de luz e calor, ela se mantém durante o ano todo. O colorido de suas pétalas passa pelo vermelho, branco, rosa e roxo.

Um conselho, para quem quer ter verbenas sempre belas em seu jardim, é regá-las todo os dias, porém, sem excesso, ou seja, com pouca água. Outra recomendação fundamental é o local do plantio, este deve ser ensolarado.

Mas, há muitas outras plantas próprias para ambientes externos. Por exemplo: a madressilva; a lavanda; gardênia, begônias, bromélias, margaridas e azaleias, etc.

Verbena 1
Verbena 2
verbena 3
verbena 4

Flores para Forração Resistentes ao Sol

As plantas de forração são muito conhecidas como plantas que podem cobrir o solo. Suas características as apontam como principais alternativas para quem deseja recobrir o quintal ou jardim.

No entanto, é preciso esclarecer que o termo “formação” se refere tanto à substratos horizontais como o chão, quanto aos verticais, como os muros, cercas, paredes e escadarias.

Enfim, são plantas que contam com certa versatilidade, pois podem ser rasteiras ou do tipo trepadeiras dependendo de onde são plantadas.

Existem muitas espécies. Algumas, como por exemplo, a Alisson ou Flor de mel, a Falsa-vinha e a Rabo de Gato, já estão descritas no tópico sobre flores rasteiras. No entanto, há muitos outras que podemos citar.

Por exemplo: a popular grama, com seus diversos tipos, como a grama amendoim, que dá flores amarelinhas, a esmeralda, a grama preta, batatais, etc.

Você sabia que a grama, ao contrário do que se pode pensar, também floresce? Alguns tipos entregam florezinhas delicadas e mimosas. Um exemplo é a grama amendoim que desponta em lindas flores amarelas e portanto, torna-se excelente planta de forração.

Outras que também são opções de flores para forração são: dinheiro em penca, , lambari, algumas suculentas, como a rosa de pedra, a jiboia, etc.

Mas, fique atenta, pois nem todas são flores resistentes ao sol. Portanto, vamos deixar uma pequena descrição de cada uma , para que você não se confunda e possa ter um jardim lindo, coberto com flores de forração.

Conheça flores de forração resistentes ao sol.

Grama amendoim

A Grama amendoim é perfeita para forração. Além das lindas florezinhas amarelas com as quais ela nos presenteia, não é preciso muito trabalho para seu cultivo.

Grama amendoim 1

Ela se espalha com rapidez, desde que seja plantada em locais de sol pleno. Porém, precisa ser regada frequentemente e com água em abundância.

Grama amendoim 2

Essa graminha linda, que nos oferece mimosas flores amarelinhas, ainda guarda a vantagem de não precisar ser podada.

Lambari

Lambari é uma planta de forração que pode substituir os gramados comuns com muita classe. Apesar de apresentar flores bem simplórias e pequeninas é muito utilizada para cobrir espaços abertos e jardins.

Lambari

É o colorido de suas folhas juntamente com o róseo das meiguinhas flores que fazem do lambari uma planta especial para forração.

Lambari 1

Além disso, é fácil de cuidar e se alastra fácil. Para estar sempre conservada e viva você deve plantá-la em local de sol pleno. Mas, isso não quer dizer que ela não aceita sombreados. É planta bem versátil que cresce tanto no sol quanto em meia-sombra.

Lambari 2

Os únicos ambientes que não harmonizam com lambari são os locais muito frios, onde as geadas são constantes. Trata-se de plantinha tropical, portanto, ela ama estar ao sol.

Rosa de Pedra

Você sabia que pode cobrir seu quintal ou jardim com uma suculenta? Pois, saiba que pode sim. Isso é possível graças à Rosa de Pedra. Uma suculenta lindinha que tem formato de rosa e a cor acinzentada, meio esverdeada, da pedra.

Aliás pode-se dizer que é meio que furta-cor, visto que suas pétalas apresentam uma paleta de tons.

Algumas são meio cinzentas em cima e meio rosadas atrás, enquanto outras variam entre o verde claro e o verde escuro. Mas, há as que têm cores entre o roxinho e o lilás.

Agora, para um pouco e imagine seu jardim cheio delas! Simplesmente lindo , não é? Então, sendo assim, bora plantar rosas de Pedra.

Para cultivá-la é preciso bem pouco trabalho, pois, por serem suculentas, contam com a propriedade de armazenamento de água. É essa característica que as auxilia a serem resistentes ao sol. São, por isso, perfeitas para forração.

Azulzinha

Ela é assim chamada por suas delicadas flores azuis, com um delicado branco no meio. São florinhas pequeninas e numerosas.

Azulzinha

Todavia, existe uma curiosidade a respeito de sua floração. Suas flores abrem-se de manhã e à tardinha se fecham, assim como também se fecham quando o tempo está nublado e não há sol.

Desse modo, estas flores têm uma vidinha bem restrita, ou seja, só duram por um dia. Contudo, é herbácea que persiste pelo ano inteiro e até mais, visto que trata-se de um tipo de planta perene, ou seja, seu ciclo de vida dura pelo menos dois anos.

Azulzinha 1

Devido a isso, e por sua beleza, tornou-se uma das plantas usadas para forração.

Azulzinha 2

A azulzinha é uma das flores resistentes ao sol. Ela floresce e se desenvolve em locais, frequentemente ensolarados.

Dinheiro em Penca

Dinheiro em penca é um tipo de planta herbácea, que dá uma florzinha branca, bem pequenina. Contudo, esta planta rastejante é uma das queridinhas de quem deseja cobrir superfícies em jardins, escadarias, muros, quintais ou espaços externos em terrenos.

Arvore do Dinheiro

O motivo, não é só a delicadeza destas ervas e a atratividade das folhinhas meigas, mas também a praticidade. Muito buscada para forração de jardins, ela necessita de certos cuidados.

É preciso atenção à luz solar que recai sobre ela. Apesar de não ser adepta de temperaturas frias, a herbácea dinheiro em penca também não se dá bem com sol ardente.

Arvore do Dinheiro 1

Portanto, o ideal é cultivá-la em espaços meia-luz ou meia-sombra. Além disso, drene o substrato onde irá plantá-la e conserve-o adubado.

Agora, que você já conhece muitas flores para jardim resistentes ao sol. Basta iniciar a ornamentação de seu espaço. Crie harmonia a seu redor. Não deixe seu lar sem o alegre colorido que a natureza nos dá.

Confira: Cuidados com Pingo de Ouro

E se curtiu as informações, que tal compartilhar?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Lista de Flores para Jardim Resistentes ao Sol (Espécies). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.