Como Usar Bicarbonato de Sódio nas Suas Plantas, Flores e Árvores

Conheça a verdade sobre utilizar bicarbonato de sódio no seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 25-08-2021 por Lory Aguiar

O bicarbonato de sódio é como bombril: tem mil e uma utilidades. Ele é utilizado como remédio natural, em procedimentos estéticos, em rotinas de limpeza doméstica, entre outros usos. Na horta, jardim ou vasos, ele é utilizado como fungicida, visando exterminar fungos e doenças fúngicas. Ele realmente funciona? O que a ciência tem a dizer?

Segundo estudos mais recentes, o bicarbonato de sódio pode prevenir o aparecimento de diversos fungos e exterminar muito deles, mas não serve para todas as espécies de fungos existentes. Ele funciona porque modifica os íons presentes nas células de fungos, o que os fazem sucumbir.

Bicarbonato De Sodio

Outra questão relevante é: ele faz bem para plantas? Existem algum malefício em aplicar o bicarbonato de sódio visando a sua ação anti-fúngica em plantas, flores e árvores? O sódio, presente no composto, pode queimar as folhas, raízes e outras partes do nosso jardim. Outra preocupação é o seu uso em plantas comestíveis. Não há estudos científicos o suficiente para confirmar que o consumo de legumes e verduras cultivadas com bicarbonato de sódio são seguras para o consumo humano. Quando há a dúvida, é melhor evitar.

Se você observar qualquer tipo de mancha marrom ou amarelada nas pontas das folhas pode ter sido por conta da aplicação deste fungicida. Porém, há um truque para minimizar este estrago ao ponto de torná-lo inexistente: basta diluir corretamente o produto em água. Então, vamos a primeira dica:

[su_box title=”Dica” box_color=”#007d0b”]Dilua o bicarbonato de sódio em água de modo com que ele ocupe apenas 1{c0f19fa40dfc07ccf6433a1f318c385ab22de9a8174d3838b54850183d92a23c} da solução.[/su_box]

Para deixar as coisas ainda melhores, você pode adicionar meia colher de chá de sabão biodegradável ou hortícola em sua solução.

A aplicação deste fungicida deve ser feita em um dia de sol, pois a chuva pode diluir ainda mais a sua solução e não queremos um composto mais fraco que 1{c0f19fa40dfc07ccf6433a1f318c385ab22de9a8174d3838b54850183d92a23c} da substância.

Outro uso interessante do produto é para exterminar ervas daninhas, dado que basta uma fina camada para matá-las em questão de dias. Note que se ele é tão forte a ponto de matar ervas daninhas, ele pode matar as suas plantas, flores e árvores se não diluído corretamente.

Temos uma segunda dica de segurança muito útil que deve ser seguida antes de realizar qualquer aplicação massiva desta solução:

[su_box title=”Dica” box_color=”#007d0b”]Teste a mistura com uma pequena planta para observar se não vai causar nenhum dano.[/su_box]

O bicarbonato de sódio tem diversas outras funções além de fungicida. A saber:

  • Revitalização de rosas: suas flores murcharam? Não entre em pânico. Você pode misturar uma colher de bicarbonato de sódio com meia colher de amoníaco e uma colher de sal de Epsom diluídas em cinco litros de águas para regar as suas rosas. Você vai se surpreender como isso funciona;
  • Teste de pH: se você esta preocupado com um solo muito ácido, você pode testá-lo de forma caseira sem utilizar um medidor de pH. Basta molhar a terra e aplicar uma camada fina de bicarbonato de sódio. Se surgirem bolhas, o solo esta ácido;
  • Adocicar Tomates: embora falamos, anteriormente, que bicarbonato de sódio pode não ser seguro quando aplicado em legumes, verduras e frutos de consumo humano, você pode arriscar. Ele tornará os seus tomates mais docinhos. Basta aplicar uma fina camada (diluída com água) na sua plantação de tomates;
  • Exterminar lesmas: as lesmas são verdadeiras pragas que podem destruir o seu jardim. Você já deve ter ouvido falar que sal mata lesmas. Mata mesmo. E bicarbonato de sódio pode fazer o mesmo.

Confira um tutorial em vídeo sobre a aplicação:

Você tem alguma dúvida sobre o uso deste produto em seu jardim? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.