Como Plantar Tomates Passo a Passo [Guia Definitivo]

Quer fazer uma horta de tomates na sua casa? Confira o nosso passo a passo de como plantar um tomateiro!

Publicado em e atualizado em: 06-09-2021 por Lory Aguiar

Cultivar tomates é terapêutico e recompensador. O resultado são tomates frescos, orgânicos e saborosos, colhidos direto do quintal. Sem dúvida, eles são muito melhores do que os tomates vendidos no supermercado. Mas como plantar tomates em casa? Fizemos um guia com tudo o que você precisa saber para iniciar o seu cultivo.

argentino

O tomateiro é uma planta perene subtropical, cultivada como anual. Os tomates são considerados frutos e nativos do sul do México. Suas flores são na cor amarela e crescem em cachos. O fruto pode ser vermelho, amarelo ou laranja, de acordo com a variedade. O nome botânico do tomate é Lycopersicon esculentum.

cereja

Os tomateiros podem ser plantas desafiadoras, principalmente para iniciantes. Estamos aqui para eliminar as dificuldades. Em primeiro lugar, você deve escolher uma localização de bastante sol para iniciar a sua horta. Os tomates precisam de pelo menos seis horas de luz solar por dia.

Variedades de Tomates para Cultivar

como cultivar tomates

O tomate muda de acordo com a variedade. Cada variedade apresenta uma diferença em relação ao tamanho, ciclo, acidez, viscosidade, firmeza, coloração, resistência a doenças e necessidades de cultivo. Confira abaixo as variedades mais populares de tomates para cultivar na sua horta.

como fazer uma horta
Tomate CerejaEssa é uma variedade de porte pequeno, muito utilizada em saladas.
Tomate Italiano Variedade de frutos compridos, firmes e ricos em sabor.
TomatãoTambém chamado de tomate salada, com frutos graúdos e populares na culinária.
Santa CruzVariedade geneticamente modificada para resistir mais a doenças. Tem o sabor ligeiramente ácido.
Tomate HolandêsVariedade para quem aprecia tomates mais doces.
Híbrido DolcettoMuito cultivado em estufas, conta com frutos doces e resistentes.
Híbrido VerônicaFrutos saboroso e recomendado para o cultivo em hidroponia.
Variedades de Tomates para Cultivar

Como Plantar Tomates com Sementes

como fertilizar

Os tomates podem ser cultivados a partir de mudas e sementes. No caso de algumas variedades mais raras, você pode ter dificuldade de encontrar a muda e só terá a opção de plantar a partir da semente.

como plantar tomate em casa

O melhor período para fazer a semeadura é no final de janeiro. Você deve semeá-lo em um vaso ou solo úmido, adicionando uma fina camada de vermiculita. Por fim, é necessário luz do sol para as sementes germinarem.

como plantar tomateiro

Após a germinação, você deve remover a película protetora das sementes e manter o solo sempre úmido.

Como Plantar Tomateiros em Vasos

como plantar tomates

Os tomates são frutas que podem ser cultivadas em vasos. Você precisa utilizar um vaso grande, com pelo menos 50 centímetros de diâmetro. O vaso precisa oferecer uma boa drenagem, contendo preferencialmente uma bandeira no fundo para escoar o excesso de água. Outra dica legal é escolher uma variedade de pequeno porte para cultivar no vaso, como os tomates cerejas.

cuidados com tomateiro

Um detalhe que você deve ficar atento é que os tomates cultivados em vaso costumam ter o solo secando em uma velocidade maior que aqueles cultivados ao ar livre. Portanto, fique atento a frequência de irrigação, deixando o substrato sempre úmido para atender as necessidades hídricas deste fruto.

Como Regar Tomateiros

cultivo de tomate cereja

Os tomates devem ser regados preferencialmente no período da manhã.

Após o início do cultivo, seja a partir de mudas ou sementes, a rega deve ser um pouco mais frequente para ajudar a planta se estabelecer no novo solo.

Como Fertilizar o Tomate

diferentes variedades 2

Utilize um fertilizante orgânico para tomates a cada duas semanas quando os tomates atingem cerca de 1 polegada de diâmetro (tamanho de uma bola de golfe). Evite o uso de fertilizantes de liberação rápida ou com alto teor de nitrogênio, que podem prejudicar o florescimento.

dorenia

Embora muitos nutrientes sejam fundamentais para os tomates, o fósforo é um dos mais importantes, pois é responsável por estimular o desenvolvimento das raízes, gerando mais flores e frutos. Portanto, escolha sempre um fertilizante rico em fósforo para fertilizar o seu tomateiro.

Dicas para o Cultivo de Tomates

especies do fruto

Confira algumas dicas especiais para você ser bem sucedido na sua horta de tomates:

  • Dê um espaçamento adequado para as suas mudas. A aglomeração de plantas pode dificultar o desenvolvimento.
  • Utilize lâmpadas de luz artificial no inverno caso não tenha sol o suficiente para o seu tomateiro.
  • Aplique cobertura morta no solo para fazê-lo conservar o calor.
  • Após o seu tomateiro atingir três metros de altura, remova as folhas inferiores dos galhos, que costumam desenvolver com mais facilidade doenças de fungos.
  • Mantenha uma regularidade na irrigação.
  • O uso de estacas torna a planta mais forte e orienta o seu crescimento. Além disso, as estacas evitam que seu tomateiro toque no solo e fique mais suscetível a doenças.
  • Uma forma de prevenir doenças é através da rotação de culturas, sempre variando o que você vai plantar na horta a cada ano.
  • Para evitar a chance da planta desenvolver ferrugem, evite irrigar as folhas. Lance a água direto no solo.
  • Atente para a qualidade do solo utilizado. Boa parte das doenças do tomate vem de solos já contaminados.

Problemas, Pragas e Doenças no Cultivo de Tomates

folhas do tomateiro com mofo

Por vezes, você poderá se deparar com alguns problemas no cultivo. Confira os principais problemas que você pode enfrentar e as melhores soluções:

Phytophthora infestans

Phytophthora infestans é também chamada de praga do tomate. A doença pode matar o seu tomateiro em uma semana caso você não faça nada.

Ela é propagada no quintal através do ar, chegando pelo vento. Geralmente, ela prospera em ambientes quentes e úmidos. Também é mais comum a sua infecção em plantações ao ar livre do que em plantações em estufas.

Os principais sinais desse tipo de ferrugem que devem levantar um alerta são manchas na cor marrom que surgem nos frutos, espalhando-se pelos caules e folhas.

Quando essa doença ataca, você pode perder todos os tomates da próxima colheita.

Essas são as nossas dicas para lidar com esse problema:

  • Evite utilizar solos onde plantas doentes passaram.
  • Utilize estacas para deixar as folhas longe do solo.
  • Irrigue pelo período da manhã para que o seu tomateiro seque até a noite.
  • Nunca utilize fertilizantes ricos em potássio (sempre utilize fertilizantes ricos em nitrogênio).
  • Escolha sempre um local bem ventilado para cultivar seus tomates.
  • Evite cultivar tomates próximo a plantações de batatas.
  • Opte por variedades mais resistentes a doença, como o tomate cereja.

Tomateiro sem Flores e Frutos

frutos para cultivar

O seu tomateiro não esta produzindo flores nem frutos? Isso é um sinal de que as coisas não estão indo como deveriam. O seu tomateiro pode estar recebendo pouca luz solar ou pouca água.

A queda de flores pode estar relacionada ao calor. E a baixa umidade também pode prejudicar o florescimento desta planta.

Verme do Tomate

horta de tomates

O verme do tomate, ou lagarta do tomate, é uma praga que costuma atacar hortas de tomates. Se você já cultivou tomates, pode já ter tido experiências com esse inseto.

Os primeiros sinais do ataque do verme do tomate são pequenos buracos nas folhas do topo da planta. Outro sinal relevante são excrementos na cor verde escura ou preta que as larvas deixam nas folhas.

Existem duas formas de remover o verme do tomate da sua plantação. A primeira é fazê-lo manualmente, sendo recomendada quando a infestação é pequena. A segunda forma é através do uso de um sabonete inseticida.

Oídio

Já escrevemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o oídio. Essa doença proveniente de fungos também pode atacar os tomates. Ela se caracteriza por uma camada fina de mofo branco que surge no topo das folhas. A doença, a princípio, se manifesta apenas visualmente. Após algum tempo, ela começa a afetar o desenvolvimento da planta, afetando também a produção de frutos.

Veja algumas dicas para prevenir o surgimento do oídio no tomate:

  • Escolha variedades que sejam resistentes ao oídio.
  • Sempre escolha uma localização de bastante sol para iniciar a sua horta.
  • Pode regiões muita densas em folhas e galhos para melhorar a circulação de ar e a entrada de sol.
  • Aplique um fungicida caseiro.

Folhas ficando Roxas

Se as folhas do seu tomateiro estão ficando roxas, pode significa que o solo esta deficiente em fósforo. Você pode adicionar um fertilizante rico em fósforo, como a farinha de ovo.

Queda das Folhas

A queda das folhas pode ter diversas causas. Podemos citar algumas delas:

  • Baixas temperaturas no período noturno.
  • Altas temperaturas no período noturno.
  • Poluição atmosférica durante a floração.
  • Excesso de nitrogênio no solo.
  • Falta de luz solar.
  • Inadequação do clima.

Tomates Rachados

Frutos rachados pode sinalizar problemas quanto ao solo. Geralmente, isso ocorre quando o solo esta ou muito úmido ou muito seco.

Tire suas Dúvidas sobre o Cultivo de Tomates Caseiros

laranja

Veja algumas respostas as questões mais comuns envolvendo hortas de tomates:

Como plantar tomates em estufa?

O cultivo de tomates em estufa é muito semelhante ao cultivo ao ar livre. A diferença é que você deve proteger os seus tomates do calor, que pode deixar as cascas mais duras e gerar até o apodrecimento da flor.

Como colher tomates?

Os tomates devem ser colhidos assim que amadurecem completamente. Algumas semanas antes da colheita, você pode realizar a poda de folhas velhas para permitir a entrada de luz e evitar o surgimento de mofo.

Como armazenar tomates?

O melhor é consumi-los frescos, assim quando coletados. Todavia, eles podem ser congelados ou mesmo armazenados em temperatura ambiente por cerca de uma semana. A melhor forma de armazenar tomates é fazer um molho de tomate e guardar no congelador.

Como comprar sementes de tomates?

Ao comprar as suas sementes, você deve tomar atenção para alguns pontos. Em primeiro lugar, certifique-se qual variedade você esta adquirindo. Em seguida, veja se a variedade se adapta bem as condições de cultivo e espaço que você pode fornecer. Por fim, escolha a variedade certa para a sua pretensão e paladar.

Quanto tempo demora para cultivar tomates?

Isso depende da variedade escolhida. No geral, os tomates demoram cerca de oitenta dias para serem produzidos.

Como podar um tomateiro?

Você deve retirar os rebentos (caules, folhas e galhos) assim que os frutos começam a surgir. Assim, você melhora a circulação de ar e reduz a incidência de doenças.

Qual é o melhor pH do solo para plantar tomates?

O pH do solo que favorece a absorção de nutrientes por parte de um tomateiro é entre 6,2 a 6,8.

Quanto tempo demora para a semente de tomate germinar?

A germinação tende a durar cerca de sete dias.

É melhor plantar tomates a partir de mudas ou sementes?

Se você é iniciante em cultivo de tomates, opte por iniciar a partir de mudas.

Quais são boas plantas companheiras para o cultivo de tomates?

Existem diversas plantas que apresentam boa sinergia com tomates. Podemos cita o manjericão e a dália como boas companheiras por atenderem os mesmos requisitos de crescimento deste fruto.

perpignan
plantio de tomate
resistente a doencas
tutorial de cultivo 1
tutorial de jardinagem 1
variedades para cultivo
variedades para plantar
verde 1

Leia também: Como Cultivar Abacaxis e Como Cultivar Batata Doce

Você ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Tomates Passo a Passo [Guia Definitivo]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.