Raízes das Plantas Apodrecendo? Tratamento para Podridão Radicular

Raízes podres? Folhas amarelando e caindo? Não entre em pânico! Temos a solução!

Publicado em e atualizado em: 10-07-2021 por Lory Aguiar

As raízes estão apodrecendo? Não entre em pânico! Vamos te ensinar as causas da podridão radicular e como resolver esse problema rapidamente.

O apodrecimento pode acontecer em arbustos, árvores, plantas de canteiro, plantas de vaso, hortas e estufas. A doença é denomina phytophthora, um fungo com diversas espécies diferentes, mas que conta com os mesmos sintomas.

folhas amarelandos

A podridão radicular, ou podridão da raiz, é comumente causada pela bactéria Thielaviopsis basicola. Por ser uma doença que se propaga com facilidade, se não controlada pode se infestar por toda a sua plantação, causando um grande impacto no seu jardim.

Em árvores e arbustos, o fungo que mais ataca é denominado Armillaria. Se não eliminado, esse tipo de fungo pode sobreviver por anos em seu jardim.

Entre os sintomas da infecção, podemos citar folhas amareladas, folhas caindo e a morte da planta.

Esse é um dos problemas mais graves que você pode ter no seu jardim ou horta, uma vez que diferente de outras pragas e doenças, ele pode matar a planta completamente.

O que é podridão radicular?

A podridão de raízes, que afeta o sistema radicular das plantas, ocorre quando a planta sucumbe aos agentes patogênicos como vírus e fungos.

A doença muda a cor das raízes para preto ou marrom, dificultando que ela absorva nutrientes e água do solo e transporte para o restante da planta.

A podridão radicular pode ser ocasionada por vírus, bactérias e fungos, incluindo alguns nomes comuns como: Fusarium, Pythium, Phytophthora e Rhizoctonia.

podridao de raizes

Causas da Podridão nas Raízes

Essas são algumas das principais causas de raízes de plantas apodrescendo:

  • Excesso de irrigação: é de conhecimento popular que fungos e mofos apreciam ambientes mais úmidos. A rega excessiva pode sufocar as raízes e aumentar a propagação de fungos, reduzindo o nível de oxigênio no solo. Leia também o nosso artigo sobre como regar corretamente.
  • Baixa drenagem: solos muito pesados costumam reter mais água, ocasionando também um cenário perfeito para fungos, vírus e bactérias se prosperaram pela raiz da planta.
  • Vasos grandes: deve-se observar que cada planta tem necessidades diferentes de tamanhos de vasos de acordo com suas características de cultivo. Plantar plantas de pequeno porte em vasos grandes pode igualmente ocasionar o excesso de umidade no solo.
  • Vasos ruins: vasos que ofereçam uma má drenagem podem igualmente aumentar a suscetibilidade de doenças fungicas e vírus. Você deve optar por vasos feitos de materiais permeáveis, como barro a terracota. Isso também permite que as raízes da planta respirem melhor.
  • Baixas temperaturas: sempre falamos aqui no Meu Verde Jardim para diminuir a irrigação durante os meses frios de inverno. E isso não é por acaso, durante esses períodos, a evaporação de água do solo costuma ser menor que no calor.
  • Circulação de ar: outra tecla que sempre batemos por aqui é em relação a circulação de ar, principalmente em plantas cultivadas dentro de casa. O ar parado pode ocasionar uma maior umidade do solo, criando o cenário perfeito para fungos e bactérias.
  • Ferramentas contaminadas: o seu kit de ferramentas de jardinagem deve ser constantemente higienizado antes da reutilização. É comum que patógenos de jardins e hortas fiquem presos em vasos, tesouras, espátulas e outras ferramentas de jardinagem. Evite também emprestar ferramentas de vizinhos, sob pena de trazer doenças de outra casa para a sua. Leia também como tirar a ferrugem de ferramentas de jardinagem.
  • Plantas Doentes: muitas vezes, as pessoas têm problemas com podridão de raízes por trazerem plantas já doentes adquiridas em lojas, ou por mudas adquiridas por vizinhos. Embora seja difícil de identificar essa doença quando compramos uma planta, você deve observar se existem folhas murchas ou regiões inchadas no caule. Procure sempre vendedores de boa reputação para fazer as compras para a sua horta.
  • Excesso de fertilização: o uso excesso de fertilizantes pode estressar plantas que estão mais acostumadas com solos pobres, também causando o cenário perfeito para fungos.

Sintomas do Apodrecimento das Raízes

raizes apodrescendo

Se as raízes estão apodrecendo, é sinal de que existe algo de errado com a planta, uma vez que isso não é o comum na natureza. Identificar a causa é o primeiro passo não só para iniciar a solução quanto para prevenir um novo aparecimento.

Os esporos do fungo podem se propagar pelo ar, através da ação do vento, afetando diversas plantas.

Os sintomas só costumam ocorrer depois de um estágio mais avançado da doença. Quando as plantas começam a parecer fracas, doenças e amareladas, é porque a podridão já ocorreu e ela já esta com dificuldade de absorver nutrientes e água pelas raízes.

Nas folhas, o principal sintoma é o amarelamento. Por conta desses fungos que atacam as raízes serem microscópios, eles não são vistos a olho nu, dificultando mais ainda a detecção.

Você consegue apenas observar os efeitos, que inicialmente podem ser vistos nas raízes, descobrindo-as do solo.

Qual é a solução? Tratamento para Raízes Apodrecidas

solucao do problema

Raízes afetadas por phytophthora e outros fungos podem necessitar de um novo solo. Muitas vezes, a causa principal da proliferação desses fungos é o excesso de umidade no solo, causado ou por baixa drenagem ou por excesso de irrigação.

Portanto, o replantio em um novo solo de qualidade melhor e novos protocolos de irrigação são soluções eficientes para se ter com plantas de pequeno e médio porte. O replantio geralmente é o suficiente para reduzir o estresse da planta e resgatar seu vigor.

Muitas vezes, a planta já está completamente perdida. Nesses casos, recomendamos a remoção, uma vez que, como dito acima, esses fungos costumam se propagar com uma imensa agilidade.

No caso de plantas em estágio inicial da podridão, você pode remover as raízes afetadas com uma tesoura de jardinagem e replantar em um novo solo.

No caso de infecções mais leves, você pode simplesmente mudar alguns comportamentos, como deixar o solo secar mais e evitar o uso de fertilizantes.

Tempo necessário: 1 hora.

Como Restaurar uma Planta Afetada pela Podridão de Raízes

  1. Remova a planta do vaso.

    Cuidadosamente, remova a planta do vaso com minúcia para não ocasionar danos nas raízes.

  2. Lave a raíz.

    Faça uma lavagem da raiz com um sabonete antifungico.

  3. Corte as raízes podres.

    Corte as raízes podres com uma tesoura de jardinagem (não esqueça de esterilizar o instrumento antes de utilizá-lo em outras plantas).

  4. Corte folhas murchas ou amareladas.

    O próximo passo é remover as partes mortas da planta.

  5. Replante.

    Replante em um solo seco, bem drenado e livre de patogênos.

Após esse procedimento, você deve irrigar a planta com uma menor quantidade de água, uma vez que agora ela tem menos raízes.

Como Solucionar e Prevenir Usando Óleo de Neem

Oleo de Neem 1

O óleo de neem é um produto poderosíssimo com múltiplas funções para o seu jardim. Você pode aplicá-lo topicamente através de um borrifador em folhas, flores e caules para prevenir o ataca de pragas e doenças.

Para usá-lo de maneira preventiva, você pode fazer um banho de óleo de neem dissolvido em água no seu solo. Isso costuma funcionar não só para prevenir, mas para acabar com a doença em seus estágios iniciais. Você deve dissolver uma colher de óleo de neem para cada litro de água.

Oleo de Neem de jardinagem

Caso a doença já tenha se desenvolvido, o óleo de neem não funcionará e você deverá utilizar o método anteriormente indicado.

Você ficou com alguma dúvida sobre tratamentos para plantas afetadas com raízes podres? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Raízes das Plantas Apodrecendo? Tratamento para Podridão Radicular. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Raízes das Plantas Apodrecendo? Tratamento para Podridão Radicular”

  1. Fátima f Martins

    Bom dia Lory eu amei a sua explicação sobre Raizes podres e folhas amareladas algumas da minhas plantas estão morrendo então será que deve estar com alguma raiz podre ou elas estão com alguma outra coisa mais eu vou ficar mais atenta e olhar todas elas pra mim ver se realmente pode ser as raizes podres ou outro tipo de problema muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.