Como Fazer para Acabar com Percevejos: Elimine esses Insetos da sua Casa

Problemas com percevejos na sua casa ou jardim? Confira nossos métodos e soluções caseiras para eliminar essas pragas!

Percevejos são pragas que podem ocasionar danos as suas plantas e a saúde de sua família e animais de estimação. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, vamos te ensinar como acabar definitivamente com percevejos em diversos métodos diferentes.

como acabar com percevejos

Ainda que percevejos não mordam, eles tem um cheiro horrível, que pode ficar pior quando eles são estressados. Esse odor desagradável é, na verdade, um mecanismo natural de proteção que esses insetos utilizam para afastar predadores.

Como eliminar percevejos

No jardim, os problemas podem ficar maiores. Uma infestação de percevejos pode consumir até 90% de uma horta ou plantação.

Como identificar um percevejo?

infestacao de percevejos

Antes de entrar nos métodos de controle propriamente ditos, precisamos descrever um percevejo para que ele seja devidamente identificado.

na folha das plantas

Esses insetos costumam ter cerca de três centímetros de comprimento e costumam surgir nos meses de primavera. Eles são pertencentes a família Pentatomidae, que contempla mais de 5.000 espécies diferentes de percevejos. Com tantas espécies, eles apresentam uma grande variedade de aparência. Eles podem se apresentar na cor branca, verde, cinza, castanho e marrom.

percevejo

Eles costumam se alimentar de plantas, principalmente pelas regiões mais suculentas das plantas, ocasionando danos consideráveis a plantação. Essa predação pode ocasionar até mesmo a morte das plantas, embora na maioria das vezes sejam danos apenas estéticos.

percevejos

Em plantas frutíferas, eles podem atacas os frutos, cujo principal sinal é o surgimento de manchas na cor marrom. Isso costuma ocorrer nos meses de primavera.

percevejos 1

As fêmeas costumam colocar até 150 ovos de uma vez, geralmente sobre folhas de plantas, falhos de árvores ou cascas de árvores. Por conta dessa rápida reprodução, você deve conter uma infestação logo na fase inicial.

Dicas de Como Acabar com Percevejos Dentro de Casa

percevejos na arvore

Confira dicas práticas de como lidar com essas pragas fedorentas dentro da sua casa:

  • No caso de infestações no interior da sua casa, o primeiro passo é identificar por onde eles estão entrando. Geralmente é por frestas nas janelas, portas e corredores, além de rachaduras no cimento ou lascas na madeira. Ao identificar o local de entrada, você deve vedar para evitar novos entrantes.
  • O segundo passo para lidar com infestações no interior de casa, é remover os percevejos existentes. Você deve utilizar uma luva e um saco plástico, jogando eles no lixo.
  • Nunca esmague um percevejo, ou o odor tomará conta do ambiente.
  • Caso a infestação ocorra em cortinas e tapetes, você pode utilizar uma escovinha para removê-los ou mesmo um aspirador de pó (faça isso apenas se você tiver um aspirador de pó com lixo descartável, devido ao cheiro).

Como Eliminar Percevejos da Horta, Plantas e Jardim

percevejos no jardim

Agora vamos ver algumas dicas para lidar com esses insetos quando eles estão parasitando as suas plantas:

  • No caso de infestação em plantas, você deve utilizar uma mistura de água com sabonete inseticida, borrifando nas plantas.
  • Eles costumam se reproduzir na primavera, onde são mais numerosos. Nesse período, você pode procurar ovos de percevejos espalhados pelas plantas e removê-los do seu jardim.
  • Existem alguns adesivos para capturar percevejos e outras pragas que são comercializados em lojas de produtos para jardinagem.
  • Mantenha o jardim sempre organizado e limpo para evitar as condições propícias para a proliferação dessas pragas.
  • Joaninhas, aranhas, sapos e alguns pássaros são predadores naturais de percevejos. Você pode cultivar plantas e criar um ambiente para que esses predadores se proliferem e controlem naturalmente a população de percevejos da sua casa.
  • Se nada funcionar, é hora de utilizar um bom pesticida. Existem pesticidas de todos os tipos para todas as necessidades. Já ensinamos como fazer um pesticida com óleo de neem.
  • Existem também repelentes naturais que podem ser aplicados nas plantas. Uma boa opção é uma solução de argila de caulim (argila mineral) que pode ser borrifada nas plantas para repelir percevejos. Esse produto também previne que percevejos coloquem seus ovos.
  • Uma receita caseira muito utilizada para eliminar percevejos é uma mistura de água com nicotina sobre forma de infusão (chá). Basta borrifar nas plantas que a nicotina trata de repelir essas pragas.
  • Uma limpeza de ervas daninhas também ajuda a prevenir o aparecimento de percevejos e outras pragas.
  • Algumas plantas podem repelir esses insetos, como calêndulas e crisântemos.
  • Cinzas de lareira, caso esteja a sua disposição, também pode ajudar a repelir percevejos, funcionando também contra lesmas e caracóis.
  • Manter a grama do jardim baixa também ajuda a prevenir o aparecimento de percevejos.
  • Outra dica legal é manter o seu jardim escuro durante a noite, uma vez que esses insetos são atraídos pela luz.
  • Mantenha seu jardim limpo de palha e coberturas mortas que podem criar abrigos e condições para que eles ovulem.

Você curtiu as dicas? Qual é o seu método favorito para a eliminação de percevejos? Não esqueça de comentar!

lory aguiar
Atualizado em 07-20-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Fazer para Acabar com Percevejos: Elimine esses Insetos da sua Casa. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *