Como Plantar Cica/Palmeira-sagu (Cycas Revoluta) + Cuidados

Muito confundida com uma palmeira, a cica é uma planta de fácil cultivo e manutenção, sendo perfeita para uso ornamental dentro de casa. Aprenda como plantá-la!

Publicado em e atualizado em: 26-10-2021 por Lory Aguiar

Muito confundida com uma palmeira, a cica é uma planta muito fácil de se cultivar, sendo popular tanto em jardins quanto cultivada no interior de casa, em vasos e bacias.

como cuidar de cica

Além de muito fácil de se cultivar, ela apresenta uma folhagem muito bela, sendo perfeita para quem quer adicionar um pouco de natura para os cômodos de casa. Ela também apresenta uma taxa de crescimento lenta, exigindo o replantio com uma menor frequência, sendo perfeita para quem têm alergia a pólen.

Quer aprender como plantar a cica (ou palmeira sagu, como é conhecida popularmente) na sua casa? Confira esse novo guia de jardinagem do Meu Verde Jardim.

Cycas Revoluta

Como podar
Nome científicoCycas Revoluta
Nome popularCica, Palmeira-sagu, Sagu
FamíliaCicadaceae
OrigemÁsia
TipoPerene
Cycas Revoluta
Como podar Palmeira sagu

Outras espécies de plantas também são chamadas popularmente de palmeira sagu. Entre elas, podemos citar a cyca rumphii, que é uma versão de grande porte da planta. Também podemos citar outra, da mesma natureza, denomina cientificamente como cycas circinalis, sendo essa nativa da índia. Por fim, tem a metroxylon sagu, que é uma verdadeira palmeira.

Como Plantar a Planta Cica Passo a Passo

cuidados com cica

Antes de entrarmos no cultivo propriamente dito, vale um alerta de que a planta cica é tóxica e venenosa para seres humanos e animais de estimação. Devido a isso, você não deve plantá-la próximo a crianças ou animais.

Cuidados com Palmeira sagu

Confira condições ideais e dicas de cultivo para você plantar a cica passo a passo:

  • Luz: as palmeiras de sago são plantas que apreciam um ambiente de sombra parcial. Embora elas precisam de luz, a luz direta pode ocasionar queimaduras as folhas da planta. A falta de luz também pode prejudicar o seu desenvolvimento, de modo que você deve encontrar um equilíbrio.
  • Fertilização: utilize um fertilizante rico em nitrogênio para a cica. Existem, também, outras formas de aumentar os níveis de nitrogênio, como aplicando borra de café usada ou utilizando fertilizantes de chá fermentado.
  • Irrigação: essa planta é bastante tolerante a secas, uma vez que, assim como suculentas, suas folhas armazém boas quantidades de água. Todavia, essa planta pode morrer se faltar irrigação. Ao mesmo tempo, é perigoso regar com excesso, pode levar ao apodrecimento das raízes da planta.
  • Umidade: você não deve se preocupar quanto a umidade, uma vez que a cica prospera bem em diferentes níveis de umidade.
  • Fertilização: você deve aplicar um fertilizante para plantas domésticas não mais que duas vezes por ano. Siga a dosagem recomendada no rótulo. Algumas pessoas optam por utilizar apenas metade da dose recomendada, uma vez que essa planta não é muito exigente quanto a fertilização.
  • Replantio: devido ao seu lento crescimento, a palmeira sagu não exige um replantio com frequência. Um dos sinais de que ela precisa ser replantada é quando o crescimento para de ocorrer. Então, você deve transferi-la para um vaso maior.
  • Propagação: pode ser feita através de mudas ou sementes, embora esse segundo método seja um pouco mais difícil.
  • Poda: você pode aparar as folhas da palmeira sagu uma vez por ano, durante o outono. O ideal é podar as folhas ao mais próximo do tronco, utilizando uma tesoura de jardinagem esterilizada.

Problemas, Pragas e Doenças da Planta Cica

Cuidados com Palmeira sagu 1

Alguns problemas podem surgir durante o cultivo. Confira abaixo os principais deles e as melhores e mais rápidas soluções:

Folhas Torcidas

Esse é um sinal de falta de luz solar ou excesso de água. A solução é mudar a planta de lugar a reduzir a frequência de irrigação.

Folhas ficando amarelas

É normal que as folhas amarelem, fazendo parte do ciclo natural dessa planta, uma vez que ela precisa renovar as suas folhas. Todavia, se novas folhas não estão surgindo, pode ser sinais de excesso de irrigação ou a falta de fertilização.

Cica não cresce

Por ter uma taxa de crescimento lento, é normal que essa planta, de fato, cresça lentamente, mesmo tomando todos os cuidados e atendendo a todas as condições de cultivo.

Ataque de Ácaros

Especialmente em ambientes secos, você pode se deparar com um ataque de ácaros. Leia o nosso artigo sobre como tirar ácaros das plantas.

Ataque de Percevejos

Outro inseto que pode atacar a palmeira sagu dependendo de onde ela é plantada são os percevejos. Um dos principais sinais da infestação de percevejos em uma planta cica é a presença de manchas amarelas nas folhas. A melhor forma de lidar com esse problema é através da aplicação de um sabonete inseticida e repelente.

Perguntas e Respostas sobre a Palmeira Sagu

Cycas Revoluta

Ficou ainda alguma dúvida sobre como planta a palmeira sagu passo a passo? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas:

Qual é a velocidade de crescimento da palmeira sagu?

Essa é uma das plantas de interior cuja taxa de crescimento é mais lenta. É normal que surja apenas uma nova folha por ano.

Qual é a altura máxima que a palmeira sagu chega?

Quando cultivada no interior de casa, ela não passa de um metro de altura.

A cica floresce?

Não. Essa planta não oferece flores.

Palmeira sagu é venenosa?

Sim. Essa é uma planta considerada tóxica para seres humanos e animais de estimação.

Quais os principais cuidados que devo ter com a planta cica?

Eis uma planta com poucas exigências de cuidados e manutenção. O fundamental é irrigar durante a estação de crescimento, reduzindo a rega durante o inverno. Além disso, é importante aplicar um fertilizante na planta.

De quanto em quanto tempo devo replantar minha palmeira sagu?

Devido a sua lenta taxa de crescimento, o replantio deve ser feito apenas após quatro ou cinco anos.

Fotos da Palmeira sagu
Fotos de Cycas Revoluta
imagens da planta 1
imagens da planta 1 1
Imagens de Cycas Revoluta
Imagens de Palmeira sagu
na praia
natureza
palmeira fake 574x1024
palmeira falsa
Palmeira sagu
Palmeira sagu 1
Palmeira sagu 2
Palmeira sagu 3
zoom na folha

Fontes e Referências:

Leia também: Palmeira Rabo de Raposa e Como Cuidar da Palmeira Rápis

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como plantar Cica no seu jardim? Abaixo, você pode fazer um comentário e interagir com a nossa equipe!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cica/Palmeira-sagu (Cycas Revoluta) + Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Como Plantar Cica/Palmeira-sagu (Cycas Revoluta) + Cuidados”

  1. Elvis Nairon Gargaro Dorneles

    Boa tarde ! Preciso de ajuda para saber se a minha cyca vai rebrotar em razão de ter sofrido avaria na brotação que estava com aproximadamente 40cm e foi totalmente danificada. Qual procedimento devo adotar. Obrigado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.