Como Tirar a Ferrugem das Ferramentas de Jardinagem? Passo a Passo Fácil!

Enferrujou? Não se preocupe! Temos dicas rápidas para remover a ferrugem!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2021 por Lory Aguiar

O dia amanhece bonito. Você resolve que vai plantar uma nova planta no seu jardim. Quando entra no depósito de ferramentas para pegar a pá, se depara com ela toda enferrujada. Esse é um problema comum, principalmente quando falamos de ferramentas de jardinagem.

como tirar a ferrugem

Mas existe soluções simples e fáceis, que utilizam de ingredientes que você tem em casa, para tirar definitivamente a ferrugem das ferramentas. É isso que vamos te ensinar no guia de hoje do Meu Verde Jardim.

Além de te ensinar como acabar com a ferrugem, vamos te ensinar alguns truques para que isso nunca mais volte a acontecer. Parece muito bom para ser verdade, não é?!

Nada pode ser mais irritante para um jardineiro do que pegar suas facas, tesouras, pás e outras ferramentas, percebendo de imediato que elas estão todas enferrujadas. Muitas das vezes, a vontade é de jogar fora. Mas fique tranquilo, a ferrugem é removível.

ferramentas jardinagem enferrujadas

Como evitar que as ferramentas de jardinagem enferrugem?

Por mais cuidadoso e atenciosos que você seja, alguma hora as suas ferramentas vão desenvolver algum tipo de ferrugem. Todavia, existem formas de evitar isso ao máximo.

ferrtamentas com ferrugem

Confira algumas dicas para que suas ferramentas não enferrujam:

  • Armazene as suas ferramentas em um local de ar seco;
  • Se armazenadas ao ar livre, pendure suas ferramentas em ganchos para que elas não fiquem com água por muito tempo;
  • Realize uma limpeza das ferramentas após cada uso. A remoção de sujeira, terra e seiva deve ser completa – principalmente nas ferramentas de poda. Seque bem antes de armazená-las;
  • Utilize um óleo vegetal para limpar as suas ferramentas, que é menos tóxico e desenvolve menos a ferrugem;
  • Outra forma eficiente de evitar a ferrugem é esterilizar as suas ferramentas com álcool isopropílico.

É sempre melhor prevenir do que remediar. Mas e se aparecer a ferrugem? Existem formas de tirá-la. E é o que vamos te ensinar a seguir.

ferramentas jardinagem enferrujadas 1

Como Tirar a Ferrugem das Ferramentas de Jardinagem

Ainda que você tome todo cuidado e previna para que isso aconteça, as vezes as coisas não saem como esperado. Principalmente quando deixamos as ferramentas ao ar livre, invariavelmente podem surgir pequenas ferrugens, dada as condições de chuva, umidade, níveis de oxigênio e outras variáveis do quintal que podem afetar suas ferramentas.

Confira o tutorial de alguns métodos para tirar a ferrugem das ferramentas de jardinagem:

  • Vinagre de maçã: eis a famosa receita da vovó para tirar ferrugem. O motivo pelo qual esse método é tão famoso e popular é porque ele de fato funciona. Com esse método, você pode remover desde pequenas ferrugens quanto grandes áreas. Basta mergulhar a ferramenta em questão em um balde com metade água e metade vinagre de maçã (que pode ser comprado no supermercado). A proporção de vinagre por água pode aumentar de acordo com o nível de ferrugem. Você deve deixar as ferramentas de molho por um dia para que ele seja removido completamente. Após tirá-las do vinagre, faça movimentos circulares com uma bucha para remover os resquícios finais. Lembre-se de secar bem ao final e aplicar um óleo anti-ferrugem.
  • Bicarbonato de Sódio: eis um produto coringa que tem mil e uma utilidades para o seu jardim, inclusive podendo ser utilizado na remoção de ferrugem das suas ferramenta enferrujadas. O melhor deste método é que ele é o mais rápido, podendo remover rapidamente a ferrugem. Você só precisa misturar o bicarbonato de sódio com um pouco de água, formando uma solução pastosa, na qual você vai passar nas ferramentas e esfregar com uma escova.
  • Refrigerante de cola: entre os ingredientes destes populares refrigerantes, podemos encontrar o ácido fosfórico, que tem a capacidade de dissolver o ferrugem contido no metal das ferramentas. Embora esse método seja possível, ele não tem a mesma eficiência dos anteriores.
  • Limão e sal: outro produto que todo mundo tem em casa é um limão e que pode ser utilizado rendendo bons resultados para dissolver a ferrugem. Basta aplicar o limão nas áreas afetadas e deixar a ferramenta descansar por vinte e quatro horas. Por fim, passe uma escova para remover os resquícios finais.
ferrramentas com ferrugem 1

Outra opção é o gel removedor de ferrugem, caseiro, que você pode aprender a fazer vendo o vídeo do manual do mundo:

Qual método você gostou mais? Você conhece algum outro método para remover ferrugem que não foi descrito acima e quer compartilhar? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Tirar a Ferrugem das Ferramentas de Jardinagem? Passo a Passo Fácil!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.