Como Plantar Alecrim Passo a Passo (Rosmarinus officinalis)

Aprenda como cultivar essa erva aromática e medicinal no seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 09-05-2021 por Lory Aguiar

Da família Lamiaceae, o alecrim é uma erva aromática nativa do mediterrâneo, muito utilizada na culinária e no preparo de chás. Se você quer aprender como ter uma fonte inesgotável de alecrim na sua casa, veio ao lugar certo. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para cultivar essa erva.

alecrim em vaso

Além de ser uma erva muito bonita, essa planta exige poucos cuidados para a sua manutenção, sendo tolerantes a secas e a pragas – servindo até mesmo como repelente de insetos.

alecrim florido

Conteúdo

Rosmarinus officinalis

Nome científicoRosmarinus officinalis
Nome popularAlecrim
FamíliaLamiaceae
TipoArbusto
LuzSol pleno
IrrigaçãoBaixa
Tabela com dados técnicos da planta
com flores

As estações de maior crescimento da planta é a primavera e o verão, onde é ideal a colheita.

O óleo essência de alecrim tem diversos usos, podendo ser utilizado na aromaterapia, como também como fonte de perfume para shampoos, condicionadores, perfumes propriamente ditos, entre outros produtos.

como plantar alecrim

Já sua erva tem uso medicinal de histórico milenar. Ela contém propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas, adstringente e antiespasmódicas. O uso medicinal mais comum é feito por via da infusão (chá).

cultivo de alecrim

Outro uso muito comum da erva é na culinária, sendo considerado um dos principais temperos da culinária mediterrânea, podendo ser utilizado no preparo dos mais variados pratos.

flores

Suas folhas tem um sabor muito forte e amargo. Já sua flores tem um sabor um pouco mais suave. O alecrim é um tempero utilizado em pequenas quantidades no preparo de sopas, vegetais, compotas, geleias, bolachas, entre outros pratos. Ele pode ser utilizado tanto em sua forma fresca quanto seca.

foto de alecrim

Como Plantar Alecrim

O alecrim é uma planta que precisa de pelo menos seis horas de luz solar por dia para se desenvolver. Portanto, sempre escolha o lugar do quintal cuja incidência de luz solar seja a maior possível.

inseto na planta

O pH ideal de solo é entre 5 e 8. A propagação pode ser feita via semeadura. Todavia, vale dizer que a germinação do alecrim é bastante lenta.

Essa erva é um repelente natural de insetos. Mas você pode ter algum problema com ácaros. Nesses casos, você pode remover as plantas infectadas ou aplicar um borrifador antifungico.

joaninha

Uma das vantagens do cultivo dessa erva é que ela exige poucos cuidados de irrigação. Você deve irrigar apenas se o solo estiver completamente seco. Na maior parte dos casos, o alecrim consegue se desenvolver tranquilamente com a água da chuva.

na floresta 576x1024

Caso seja irrigado em excesso, você pode se deparar com a podridão de raízes, que pode acabar com a planta. Portanto, sempre atente-se para não afogar a planta.

para fazer cha

Veja mais dicas de como plantar alecrim no vídeo abaixo:

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo do Alecrim

Veja as respostas para perguntas mais frequentes sobre essa famosa erva com multiuso:

O alecrim é tóxico?

Embora seja seguro cultivar alecrim caso você tenha crianças em casa, ele pode ser tóxico para animais de estimação como cães e gatos.

Preciso podar o alecrim?

Sim. O alecrim é uma erva de rápido crescimento, que exige poda para controlar o seu desenvolvimento.

Qual altura máxima do alecrim?

Dois metros.

Quando ocorre a floração do alecrim?

Em climas temperados, a floração ocorre na primavera e no verão. Já em climas mais quentes, a floração pode ocorrer o ano todo.

Quais plantas podem ser plantadas junto do alecrim?

Eis as plantas companheiras ao alecrim: cebolinha, tomilho e chagas.

Posso plantar alecrim dentro de casa?

Sim, desde que você evite a umidade e coloque as planta em uma região com boa circulação de ar. Se não, você pode ter problemas com doenças fúngicas, como o oídio.

Quais são os melhores fertilizantes para alecrim?

Essa planta pode ser fertilizada na principal estação de crescimento, que é a primavera. Fertilizante a base de algas e emulsão de peixe são boas pedidas para essa erva.

Quais são os usos medicinais do alecrim?

O alecrim é utilizado a muito tempo na medicina tradicional como uma erva estimulante, servindo como um tônico natural para o cansaço, nervosismo e estresse. A erva, tanto em sua forma fresca quanto em sua forma seca, é rica em óleos voláteis, flavonoides e ácidos fenólicos, que agem contra inflamações. Seu vapor é utilizado no tratamento de dores de cabeça, cólicas, resfriados e outras doenças. O alecrim também é utilizado em receitas caseiras para acabar com caspas.

Fontes: [1][2][3]

para fazer cha 1
Rosmarinus officinalis
Rosmarinus officinalis 1
Rosmarinus officinalis 2
Rosmarinus officinalis 3
Rosmarinus officinalis 5
Rosmarinus officinalis 6
Rosmarinus officinalis 7

Você ficou com alguma dúvida sobre o alecrim? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Alecrim Passo a Passo (Rosmarinus officinalis). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.