Como Plantar e Cuidar do Filodendro Glorioso (Philodendron Gloriosum)

Busca por uma planta de interior grande, viva, com grandes folhas verdes em forma de coração? Encontrou!

Publicado em e atualizado em: 07-06-2021 por Lory Aguiar

O filoendro glorioso é uma popular planta de cultivo em vasos, apropriada para ser cultivada no interior de casas e apartamentos, decorando salas, hall de entrada e outros ambientes. Eis uma planta muito exótica e fácil de ser cultivada. Quer aprender o passo a passo para plantar filoendro na sua casa? Confira o guia que o Meu Verde Jardim preparou para você.

Como cuidar de Filodendro Glorioso

Dentro do gênero filoendro, poucas espécies contam com uma característica que a philoendron gloriosum apresenta: o habito de crescimento terrestre. Isso porque a maior parte das espécies do gênero são trepadeiras. Não é por acaso que essa planta é chamada de gloriosa.

Como plantar Filodendro Glorioso

Essa planta ocorre principalmente na Colômbia, México, Brasil, Peru, Equador e Venezuela. É um arbusto do tipo rasteiro que ocorre em florestas tropicais e úmidas.

Cuidados com Filodendro Glorioso

Embora seja uma planta ornamental de folhas belíssimas, que assumem o formato de coração, o philodendron gloriosum também oferece belas flores. Todavia, isso ocorre com mais frequência em sua forma nativa. Quando cultivada no interior de casa, a floração é mais rara devido a não reunir todas as condições.

Philodendron Gloriosum

Filodendro Glorioso
Nome científicoPhilodendron Gloriosum
Nome popularFilodendro Glorioso
FamíliaAraceae
OrigemAmérica Central e América do Sul
ClimaTropical
Philodendron Gloriosum

Características da Planta

Filodendro Glorioso 1

Confira algumas das principais características dessa planta:

  • Folhas aveludadas em forma de coração;
  • Crescimento lento;
  • Atinge até 1 metro de altura;
  • Planta ornamental;
  • Planta de interior;
  • Preço elevado;
  • Cuidados moderados;
  • Tóxica para animais de estimação.

Leia também: Como Cuidar de Cordel de Tartarugas

Como Plantar Filodendro Glorioso

Filodendro Glorioso 2

Confira truques, dicas e condições que você deve reunir para cultivar essa planta:

  • Preço: essa é uma planta mais cara. Isso é por conta de sua raridade e beleza, que a faz uma planta bastante requisitada para decoração de interiores.
  • Luz: você deve fornecer algumas horas de luz solar por dia para essa planta, devido a sua origem tropical. No caso do cultivo em interior, posicione sempre a planta próxima a uma janela que recebe luz solar. A luz solar é essencial para que as folhas dessa planta adquiram a característica ímpar de “aveludadas“.
  • Solo: o solo ideal para o cultivo de phlodendron gloriosum deve reunir duas condições principais. A primeira é a fertilidade, a segunda é a boa drenagem. O rizoma dessa planta pode apodrecer facilmente se o solo não oferecer uma boa drenagem.
  • Irrigação: você deve regar essa planta com água da chuva ou água filtrada. A irrigação em excesso pode ocasionar podridão no rizoma, como dito acima. Os principais sinais de que você esta regando muito é que as folhas costumam aparecer amareladas e as raízes moles. Outro sinal de excesso de rega é que as folhas começam a cair.
  • Umidade: a umidade ideal para o cultivo dessa planta é 60%. Em caso de ambientes mais secos, você deve borrifar água com frequência na planta para manter os níveis de umidade. O principal sinal de falta de umidade é que as pontas das folhas começam a ficar com manchas marrons.
  • Limpeza: as folhas do filoendro são bem grandes e podem acumular poeira. Nesses casos, você pode limpá-la sutilmente utilizando um pano úmido com movimentos leves para não agredir a planta.
  • Fertilizante: o processo de fertilização do filoendro é relativamente simples. Você deve aplicar um fertilizante a cada quatro semanas na estação de crescimento. Siga sempre as instruções contidas no rótulo do fabricante.
  • Replantio: devido ao crescimento lento dessa planta, ela não precisa ser replantada com frequência. Você precisa replantá-la numa frequência de a cada três anos para renovar o solo e oferecer mais espaço para a planta.
  • Poda: essa é uma planta pouco exigente quanto a poda. A poda só será necessária para a remoção de folhas mortas, amarelas ou apodrecidas por doenças.

Leia também: Como Cuidar da Zamioculca

Fotos de Philodendron Gloriosum

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Filoendro Glorioso

Veja mais dúvidas respondidas por nossos especialistas em jardinagem:

Filoendro Glorioso é tóxico?

Essa planta é tóxica para animais de estimação como cães e gatos. Isso por conta de oxalatos de cálcio que podem ocasionar irritação oral, salivação e dificuldade de engolir.

Quais pragas pode afetar o philodendron gloriosum?

Essa é uma planta mais resistente que outras quando o assunto é pragas. Ainda assim, ela está suscetível a ácaros, pulgões e cochonilhas.

O rizoma do filoendro deve ficar abaixo ou acima do solo?

Por ser uma trepadeira terrestre que cresce horizontalmente, o rizoma deve ficar parcialmente afundado no solo, com metade fora.

O que fazer se as folhas ficarem amareladas?

A principal causa do amarelamento das folhas do filoendro é excesso de luz solar ou irrigação em excesso. Para resolver esse problema, você deve remover as folhas amareladas e diminuir a frequência de irrigação e incidência solar.

Fontes e Referências: [1][2][3]

Veja mais fotos da planta:

gigante
Imagens de Philodendron Gloriosum
Philodendron Gloriosum

Você ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de fioendro glorioso? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar e Cuidar do Filodendro Glorioso (Philodendron Gloriosum). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.