Como Plantar e Cuidar da Planta Dracena de Madagascar (Marginata)

Busca por uma bela planta de interior que purifica o ar removendo poluentes? A dracena de Madagascar é a escolha perfeita!

Publicado em e atualizado em: 08-06-2021 por Lory Aguiar

A dracena de Madagascar, também chamada por muitos como árvore do dragão, é uma planta ornamental de interior, geralmente cultivada com a finalidade de decorar ambientes, mas também purificar o ar.

arvore do dragao

A grande vantagem dessa planta é que ela se adapta muito bem a ambientes fechados. Ela exige pouca luz para sua fotossíntese, assim como baixa manutenção, sendo indicada para pessoas com pouco tempo para cuidar das plantas.

arvore do dragao 1

As necessidades de poda também são mínimas. Com toda essa facilidade, é uma boa escolha para sua casa. Quer aprender como cuidar da dracaena marginata, ou dracena de madagascar? Veja esse guia que o Meu Verde Jardim preparou para você.

Cuidados com arvore do dragao

Dracaena Marginata

Nome científicoDracaena Marginata
Nome popularDracaena de Madagascar
FamíliaAsparagaceae
Tipo de PlantaPerene
OrigemMadagascar
Dracaena Marginata

Como o nome bem entrega, essa é uma planta nativa de Madagascar. Suas folhas parecem espadas verdes, sendo compridas e rígidas, trazendo uma elegância para o ambiente em que ela ornamenta. Essa é uma planta muito utilizada na decoração de casa e também no interior de escritórios.

Cuidados de Dracaena de Madagascar

Na primavera, pequenas flores brancas desabrocham dessa planta – desde que ela receba luz solar o suficiente para o florescimento.

cultivo em vaso

Em Madagascar, de onde essa planta é nativa, ela pode atingir até seis metros de altura. No cultivo em interior, o tamanho é menor e crescimento é mais lento. Obviamente, por ser uma planta de grande porte, com o tempo é necessário mudá-la de vaso e colocá-la em espaços maiores.

Dracaena de Madagascar

Atenção: essa é uma planta tóxica para animais de estimação.

Como Plantar Dracena de Madagascar

Veja dicas, condições e ideias de cultivo para não ter erro na hora de cultivar sua dracena de madagascar no interior da sua casa:

  • Luz: essa é uma planta bem versátil quando as necessidades de luz. Ela consegue se desenvolver tanto recebendo bastante luz quanto pouca. Por conta disso, é considerada uma planta fácil de se adaptar em qualquer ambiente. O cuidado que você deve ter é nunca colocá-la sob incidência direta da luz do sol, o que pode queimar as suas folhas.
  • Solo: você pode adicionar um substrato apropriado para plantas de interior para enriquecer o solo. O solo também precisa oferecer uma boa drenagem.
  • Fertilizante: outra facilidade dessa planta é que ela não exige muitas aplicações de fertilizantes. Você pode aplicar duas vezes por ano em pequenas quantidades. Os fertilizantes ideais são aqueles de liberação lenta. A melhor estação para fertilizar é a primavera.
  • Replantio: outra facilidade da dracaena é que ela dispensa o replantio. Ao contrário de outras plantas, ela até se beneficia de raízes mais apertadas no vaso.
  • Poda: a poda deve ser feita quando os caules começam a descascar (eles perdem sua “pele”). Então, você pode realizar a poda para estimular um novo crescimento. Isso ocorre com baixa frequência, o que faz essa uma planta de baixa manutenção.
  • Irrigação: confira abaixo mais detalhes sobre as condições e necessidades de rega dessa planta.

Leia também: Como Plantar Cordel de Tartarugas

Como Regar a Dracena de Madagascar (Irrigação)

Como você viu acima, essa é uma planta muito adaptável, resistente e de baixa manutenção. Mas tem uma condição que deve ser feita na medida: a rega.

Dracaena de Madagascar 1

O excesso de irrigação e a escassez podem ser igualmente prejudiciais para a sua dracena de madagascar.

A frequência ideal de rega é cerca de duas vezes por mês, intervalando quinze dias entre as regas.

Um dos sinais do excesso de irrigação são manchas marrons nas folhas. Felizmente, essa planta se recupera rápido assim que você regula a frequência de irrigação.

Dracaena de Madagascar 2
Dracaena Marginata
em escritorio
fotos da folha
Fotos de Dracaena Marginata
Fotos de Dracaena Marginata 1
Imagens de Dracaena Marginata
na sala 1
no exterior 1
para decorar ambientes
para decorar casa
para sala
Plantar Dracaena de Madagascar
purifica o ar
tricolor

Fontes e Referências: [1][2]

Você ficou com dúvidas sobre o cultivo de dracena de madagascar? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar e Cuidar da Planta Dracena de Madagascar (Marginata). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

2 comentários em “Como Plantar e Cuidar da Planta Dracena de Madagascar (Marginata)”

  1. Bom dia. Minha dúvida é quanto de água dar para a Dracena de Madagascar, sei que pode ser de 15 em 15 dias, mas quanto de medida, 1 copo, 2 copos, meio balde? Obrigada

  2. Oi a minha planta dracena veio vaso simples preto posso deixa nele mesmo ou tenho por em vaso maior?? Não entendo muito bem sobre plantas como cuida dela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.