Lista de Plantas de Origem Mexicana (Vegetação do México)

Conheça flores, cactos, árvores e plantas nativos do México.

Publicado em e atualizado em: 28-03-2022 por Lory Aguiar

A flora do méxico ocorre em regiões montanhosas, planícies costeiras e desertos. Cada uma, conta com condições diferentes de temperatura, clima, umidade e polinizadores, tornando a vegetação mexicana muito múltipla e variada.

plantas mexicanas

As plantas, flores e árvores de origem mexicana são fascinantes. Neste artigo, listamos algumas das plantas de origem mexicana mais populares e também algumas raras e exóticas para você se surpreender.

Flores Mexicanas

plantas nativas do mexico

As flores são populares no México não só como arbustos de paisagismo e elementos decorativos como são peças chave na cultura mexicana, aparecendo em festivais tradicionais como o Dia dos Mortos, onde caveiras são decoradas utilizando flores, como homenagem aos que se foram.

Dália

Dalia
Dalia 1
Dalia 2
Dalia 3

A dália mexicana não poderia falta na nossa lista de flores mexicanas, uma vez que ela é considerada a flor nacional do México, ocorrendo nativamente em regiões mais montanhosas. As dálias florescem no outono e costumam não só aparecer em jardins domésticos do México como são utilizadas na culinária deste país andino.

Cempasúchil

Cempasuchil
Cempasuchil 2

Cempasúchil é também chamada de calêndula asteca. Eis a calêndula mexicana, uma flor de cor laranja muito utilizada no festival de Dia dos Mortos, que ocorre todos os anos no México. Ela é uma planta muito utilizada no luto, como homenagem aos que se foram.

Girassol Mexicano

Girassol Mexicano
Girassol Mexicano 1
Girassol Mexicano 2

Eis uma das flores mais populares do mundo. Poucas pessoas sabem que boa parte das espécies existentes de girassóis são nativas do México, geralmente ocorrendo em regiões montanhosas. Para os antigos astecas, essa flor era um símbolo da guerra.

Seu nome científico é Tithonia Diversifolia. Cada arbusto do girassol mexicano pode gerar cerca de 120 flores. Essa é uma das plantas mais cultivadas com a finalidade de atrair polinizadores como abelhas, beija flores e outros.

Laelia Rubescens

Laelia Rubescens
Laelia Rubescens 1
Laelia Rubescens 2

Se você gosta de orquídeas, o México também tem espécies incríveis que só ocorrem por lá. Uma delas é a Laelia Rubescens, conhecida também como “laelia rosada“. Eis uma orquídea do tipo epífita, que se desenvolve em árvores e rochas. A variedade mais popular conta com flores rosas e significa amor, luxo e beleza.

Veja também: Como Plantar Rosa do Deserto

Lírio Mexicano

Lirio Mexicano 1
Lirio Mexicano 2
Lirio Mexicano 3

De nome científico Beschorneria yuccoides, o México também tem sua versão de lírio. Se trata de uma planta que pode atingir até sete metros de altura, do tipo perene, com folhagem longa em formato de tira. O florescimento costuma ocorrer ao fim da primavera, arqueando com o peso das flores.

Madressilva Mexicana

Madressilva Mexicana
Madressilva Mexicana 1
Madressilva Mexicana 2
Madressilva Mexicana 3
Madressilva Mexicana 4

De nome científico Justicia Spicigera, a madressilva mexicana é uma flor laranja pequena, muito bonita, que atrai polinizadores para o jardim. O seu florescimento ocorre na primavera e o seu simbolismo esta relacionado a felicidade.

Maracujá do México

Maracuja do Mexico
Maracuja do Mexico 1
Maracuja do Mexico 2
Maracuja do Mexico 3

Passiflora Mexicana é uma flor bastante bonita que pode surgir nas combinações amarelo e roxo ou vermelho e verde. Ela tem um aroma muito agradável, que lembra o seu fruto maracujá. Essa flor simboliza a morte de Cristo e floresce ao fim do verão.

Cactos Mexicanos

Por ser um país com regiões de deserto, o México conta com mais de 150 variedades de cactos nativos, que se espalham por todo o país. Alguns deles contam com frutos comestíveis e fazem parte da culinária local. Outros, foram exportados para o mundo todo e são popularmente utilizados como planta de interior.

Cactos Mexicanos

O cacto esta tão presente na cultura mexicana que ele aparece em sua bandeira, juntamente a uma cascavel. E dependendo da espécie de cacto em questão, ele é utilizado na culinária e conta com diversos benefícios para a saúde por ser rico em fibras, cálcio e potássio.

Pitaya

Pitaya
Pitaya 1
Pitaya 2

Pertencente a família dos cactos, o Pitaya é um cacto famoso por produzir frutos comestíveis. O fruto deve ser descascado e tem o sabor doce quando maduro.

Echinocactus Texensis

Echinocactus Texensis
Echinocactus Texensis 1
Echinocactus Texensis 2
Echinocactus Texensis 3

Eis um cacto espinhoso em formato de globo que pode apresentar flores ao seu centro na cor rosa ou violeta. O Echinocactus Texensis ocorre no sudeste do Novo México, conhecido por ocasionar muitos acidentes com cavalos.

Coryphantha echinus

Coryphantha echinus
Coryphantha echinus 1
Coryphantha echinus 2

Um cacto em forma de globo que ocorre no deserto de Chihuahua, no México. Seu florescimento dura apenas algumas horas, o que faz de suas flores amarelas bem raras de se ver.

Sclerocactus Parviflorus

Sclerocactus Parviflorus
Sclerocactus Parviflorus 1

Esse cacto ocorre no noroeste do Novo México. A sua característica mais proeminente é a abundância de espinhos longos e pontiagudos. Eles geralmente são brancos, mas podem aparecer na cor roxa e na cor marrom claro. Seu florescimento ocorre na primavera e a sua flor é grande e rosa.

Lista de Plantas Mexicanas

Confira, abaixo, algumas das principais plantas nativas do México:

Ahuehuete

Ahuehuete
Ahuehuete 1
Ahuehuete 2

Ahuehuete é uma árvore considerada a árvore nacional do México. Embora ela seja encontrada em todo o território do país, seu avistamento é relativamente raro. Uma curiosidade é que essa é uma das espécies de árvores mais largas do mundo.

Grama Mexicana

Grama Mexicana
Grama Mexicana 1
Grama Mexicana 2

Conhecida pelo nome científico de Bouteloua barbata, essa espécie de grama ocorre nativamente em todo o México. Ela pode atingir até setenta centímetros de altura, sendo muito resistente e fácil de se cultivar.

Abacaxi Sage

Abacaxi Sage
Abacaxi Sage 1
Abacaxi Sage 2

Salvia Elegans é uma planta da família Lamiaceae, sendo a versão mexicana do fruto tropical abacaxi. O seu florescimento ocorre ao fim do verão e suas flores têm cheiro de abacaxi.

Confira algumas perguntas e respostas sobre plantas mexicanas:

Qual é a flor mexicana mais popular?

A flor mexicana mais popular é a Dália, que é considerada a flor nacional do México.

Por que a dália é a flor nacional do México?

A flor dália se tornou a flor nacional do México por conta de sua história na cultura regional, tendo sido utilizada pelos astecas como planta medicinal.

Quais plantas mexicanas são utilizadas na medicina?

Existem muitas plantas nativas desse país que contam com inúmeras propriedades medicinais. Jatropha dioica, encontrada em regiões desérticas, é uma planta mexicana utilizada para calvície e para o tratamento de diversas doenças. Outra planta muito utilizada na medicina tradicional é Turnera diffusa, conhecida como damiana. Ela é utilizada como um ansiolítico, assim como para prevenção da diabetes.

Qual planta mexicana você curtiu mais? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Lista de Plantas de Origem Mexicana (Vegetação do México). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.