Rudbeckia: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies

Saiba tudo sobre a Rudbeckia nesse guia botânico!

Publicado em e atualizado em: 03-06-2022 por Lory Aguiar

Você conhece a rudbeckia, sua forma de cultivo, propriedades medicinais e benefícios para a saúde? Continue lendo este artigo e você irá descobrir mais sobre essa planta que além de bela também proporciona benefícios em seu consumo.

Amarela 3
As Mais Belas 2
As Mais Lindas 2

As rudbeckias são plantas que se dividem em duas espécies, sendo elas: rudbeckia fulgida e a rudbeckia hirta, sendo esta última a mais encontrada nos jardins por conta dos seus vários cultivos.

Também são chamadas de margaridas-amarelas, as rudbeckias dependendo da sua espécie e do modo de cultivo, podem atingir desde a 20 cm até 2 m de altura. Além disso, seus capítulos florais podem ter de 2 cm a 10 cm de diâmetro, tendo quase sempre as lígulas na cor laranja ou amarela.

Origem

A rudbeckia tem origem no continente americano, mais precisamente no hemisfério norte nos EUA. Mas também pode ser encontrada no Canadá e na China. Era conhecida pelos nativos como uma planta medicinal, onde eles usavam-na no tratamento de gripes, infecções, resfriados e inchaços referentes a mordidas de cobra.

Dicas De Cultivo 2

Propriedades medicinais da rudbeckia

As plantas possuem propriedades que atraem o público da linha naturalista, o ramo da medicina natural vem crescendo de modo exponencial e com ele o uso da rudbeckia vem fazendo parte deste crescimento. A seguir veremos as propriedades que a rudbeckia contém.

Suas propriedades possuem ações antibacteriana, antifúngica e também tônica. Dessa planta se utilizam as flores e raízes.

Espécie De Rudbeckia

Como consumir a rudbeckia

O seu consumo se dá por meio de chá. Podendo ser utilizado no tratamento e combate de infecções por fungos e bactérias. No chá é usado apenas as folhas e flores, o resultado é de alívio e bem-estar.

Vale ressaltar que a rudbeckia pode conter toxinas, e o seu manejo de forma descuidada pode gerar dermatite de contato. Consuma apenas com orientação médica.

Fotos Da Flor 2

Plantio

Ela se propaga por meio de sementes e mudas. Quando for colocar sementes podem ser plantadas em vasos ou outros recipientes. 

Basta colocar na superfície da terra úmida e cobrir com uma leve camada de areia peneirada ou serragem, a germinação se dá entre 1 a 3 semanas. Quando for por muda, elas podem ser transplantadas quando atingirem de 5 a 10 cm de altura.

Fotos Da Flor 1 1

Solo e clima

Toda planta precisa de um bom solo para se desenvolver, e com as rudbeckias não é diferente. Veremos a seguir em qual tipo de solo elas se desenvolvem melhor.

Para que as rudbeckeias se desenvolvam bem, o solo em que serão cultivadas precisa ser bem drenado e levemente fértil. Este tipo de planta se adequa bem a vários tipos de solos, para o cultivador, o ideal é que o solo esteja com o pH acima de 6.

O clima é um dos fatores de desenvolvimento de todas as plantas, algumas são mais tolerantes do que outras em relação às condições climáticas. Esse é o caso da rudbeckia que mesmo crescendo nos períodos mais quentes do ano, ela é uma planta tolerante em relação ao clima. 

Quando são cultivadas em regiões onde o clima frio é predominante, elas não se desenvolvem e ficam em estado de hibernação.

Fotos De Rudbeckia

Iluminação e irrigação

A iluminação em conjunto com a irrigação são duas chaves para um bom cultivo. Veremos a seguir qual deve ser a iluminação e a irrigação ideal para o cultivo da rudbeckia.

É recomendado que seja cultivada com luz solar direta, podendo ficar em sombra parcial. Quando em período de crescimento, o ideal é manter a rudbeckia em solo úmido, porém não encharcado. Quando estiver desenvolvida, pode suportar seca por curtos períodos.

Espécies de rudbeckeias

Imagens De Rudbeckia

As rudbeckias se dividem em espécies, veremos a seguir algumas delas:

 A Cherry brandy é uma rudbeckia hirta, possui uma divisão na coloração de suas pétalas, sendo um vermelho escuro até a metade e um vermelho claro da metade para a ponta. Possui folhas pequenas e finas na cor verde.

A Toto gold é uma rudbeckia da espécie hirta, possui um visual diferente das demais espécies. Possui folhas bem largas e grandes. Suas pétalas são inteiramente na cor amarela e com um formato em meio cone.

A Irish eyes também é uma espécie de rudbeckia, possui um caule fino e suas folhas são pequenas e verdes, ambos são peludos. Suas pétalas são finas e longas sendo na cor amarelo claro. Recebe esse nome por conter no seu centro uma coloração verde clara.

Ainda dentro das rudbeckias hirta, existem as rudbeckias com lígulas bicolares. Este tipo de rudbeckia possui mais pétalas do que os outros tipos de rudbeckias e como o próprio nome diz, elas possuem duas cores, sendo metade marrom e a outra metade amarela. Suas folhas são na cor verde e são grandes e largas.

Leia também: Espécies de Plantas para Vasos Grandes

Imagens De Rudbeckia 1
Laranja 7
No Canteiro 2
No Quintal 4
Pequenas
Rudbeckia
Rudbeckia 1
Rudbeckia 3
Seleção De Fotos 2
Solo E Irrigação
Tipos Diferentes
Tutorial De Plantio

Pragas e Doenças da Rudbeckia

  1. Clorose: Clorose é um termo usado para descrever o amarelecimento das folhas, geralmente devido a uma deficiência de nutrientes. A clorose pode ser causada por uma variedade de nutrientes, mas é mais comumente causada por uma deficiência de ferro. O tratamento para a clorose é fornecer a planta com os nutrientes necessários.
  2. Cancro: O cancro é uma doença que pode afetar várias partes da planta, incluindo as raízes, caules e folhas. O cancro pode começar como um pequeno nó ou mancha na planta e, à medida que se desenvolve, pode se espalhar para outras áreas da planta. O tratamento para o cancro geralmente envolve a remoção da área afetada da planta.
  3. Podridão: A podridão é uma doença fúngica que afeta várias partes da planta, incluindo as raízes, caules e folhas. A podridão pode começar como um mancha escura na planta e, à medida que se desenvolve, pode se espalhar para outras áreas da planta. O tratamento para a podridão geralmente envolve a remoção da área afetada da planta.
  4. Mosca-branca: A mosca-branca é um inseto que pode infestar as Rudbeckias. Os insetos depositam seus ovos nas folhas e, quando as larvas emergem, elas se alimentam das folhas da planta. O tratamento para a mosca-branca geralmente envolve o controle da infestação com inseticidas.
  5. Verrugas: As verrugas são pequenas protuberâncias que podem aparecer na superfície das folhas da Rudbeckia. As verrugas geralmente são causadas por um fungo chamado Sphaerotheca fuliginea. O tratamento para as verrugas geralmente envolve o controle do fungo com fungicidas.

Curiosidades

  • A rudbeckia possui belas folhas na cor verde e são cobertas de pequenos pelos. Um diferencial que deixa as suas folhas mais atrativas são as bordas ásperas e serrilhadas que elas possuem.
  • Suas pétalas são grandes, finas e pontiagudas. Além disso é um atrativo para as abelhas, logo se você pensa em cultivar a margarida rudbeckia, é bom ficar atento a esse detalhe.
  • No que se refere a sua brotação, o mais indicado é que sua poda seja no fim do outono, assim ela poderá brotar na primavera e o cultivador poderá aproveitá-la na estação das flores.
  • A rudbeckia é considerada uma planta de ciclo anual, pois normalmente é cultivada dessa forma. Com o tempo ela pode perder a sua beleza, sendo assim é aconselhável que seja replantada após o primeiro ano. 
  • Porém, ela possui um ciclo longo de vida, podendo chegar a dois anos dependendo das condições em que está sendo cultivada. Esse ciclo de dois anos leva o nome de ciclo de vida bienal.
  • Ao cultivar a rudbeckia, o cultivador deve ficar atento a possíveis ataques que ela possa sofrer, caracóis poderão tentar se alimentar da planta, então sempre esteja em alerta quanto a esses perigos.
  • Como a rudbeckia não é uma planta que suporta frio de forma intensa, é indicado cobrir a sua base com palha ou algum tipo de cobertura que não venha a danificar o solo.
  • No estado americano de Maryland, a rudbeckia é considerada a flor oficial.
  • Em outros países a margarida amarela recebe o nome de “black eyed Susan” o que significa margarida de olho negro, betty marrom, margarida gloriosa Jerusalém dourada, margarida amarela de boi e margarida de terra pobre.
  • Existem mais de vinte espécies de rudbeckias, mas geralmente só as hirtas são cultivadas em jardins.

Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.