Como Plantar e Cuidar da Lantana Camara em Casa

Saiba tudo sobre a Lantana Camara, e confira como podar, cuidar. Veja em nosso site!

Publicado em e atualizado em: 17-03-2022 por Lory Aguiar

A Lantana Camara é muito diferente de diversos tipos de angiospermas, porque consegue se reproduzir com facilidade. Elas receberam o apelido de invasoras por conta deste fator em específico. É algo bem peculiar desta espécie bela e cheia de curiosidades.

Para que serve a Lantana?

As Mais Lindas
Nome científicoLantana Camara
Nome popularCamará, Cambará, Bandeira-espanhola, Camaradinha, Camará-de-cheiro, Camará-de-espinho, Cambará-de-cheiro, Cambará-de-chumbo, Cambará-de-espinho, Cambará-miúdo, Cambará-verdadeiro, Cambarazinho, Chumbinho, Lantana, Lantana-cambará, Lanatana-espinhosa, Verbena-arbustiva e Cambará-vermelho.
FamíliaVerbenaceae
OrigemAmérica
Lantana Camara

A Lantana Camara serve para ser utilizada na medicina, a qual serve contra anticonvulsivo, antirreumático, anti-hemorrágico, sem contar ser usada como diurético, expectorante e febrífugo.

Branca E Rosa

Somente recomendamos que exista um certo controle sobre a quantidade de planta a ser usada para estes fins, já que as folhas e os próprios frutos possuem níveis de toxicidade, na época em que estão esverdeados. Se forem maduros, não há com o que se preocupar.

Sem ser na medicina, a Lantana Camara é popularmente vista no paisagismo. Suas folhas no estilo rústico servem para utilizar em caminhos e em canteiros, e isso faz com que haja um incrível contraste entre a planta com as flores.

Como Plantar Lantana Camara

A planta possui pequenas flores com tonalidades bem distintas, que variam entre brancas, lilases, amarelas ou vermelhas. Com elas juntas, é possível criar um buquê para utilizar em fins ornamentais, sabe? É perfeito para os decoradores usarem.

Curiosidades

Sabia que a Lantana Camara é uma das principais plantas a serem consideradas como invasoras? Ela é capaz de causar efeitos nada bons nos lugares em que estiver inserida, se não houver cuidado.

Como Plantar Passo A Passo

Apesar deste problema em especial, os colonizadores espalharam-na por possuir utilidade na área ornamental, mas por conta do que estes colonizadores europeus fizeram, a África, Oceania e a Ásia sofreram e sofrem com a invasão de Lantana Camara.

Até os dias de hoje, pesquisadores tentam procurar algum tipo de estratégia que faça parar a proliferação das plantas, e diminuir todos os impactos desagradáveis causados por ela na área de agricultura e vegetação. Estes foram os principais locais afetados por conta da Lantana Camara.

Cor Laranja

A Lantana Camara se origina no continente americano, mas é fortemente distribuída, como te contamos agora sobre os colonizadores europeus terem colocado-as em solos africano e asiáticos.

Ela atinge somente 2 metros e é um arbusto do tipo perene. O caule dessa planta é bem ramificado, além de possuir folhas discolores com formatos ovalados e grossas. Todas são enrugadas e contam com um odor forte, que lembra muito com o de uma erva-cidreira.

Cor

Leia também: Flores que Atraem Pássaros e Como Plantar Tuia Holandesa Passo a Passo

Origem do nome

A Lantana Camara recebeu tal nomenclatura do incrível Linnaeus. Isto ocorreu porque ela possui folhas muito parecidas com as de uma outra espécie de planta chamada Viburnum lantana.

Cor Vermelha 1

O epíteto “camara“, se faz referência aos nomes cambará ou camará derivados dos tupis. Ambos se ligam diretamente com as propriedades terapêuticas para algumas doenças as quais te contamos.

Cuidados Com Lantana Camara
Cuidados Com Lantana Camara 1

Cores da flor de Lantana

Mencionamos algumas colorações da Lantana Camara, mas não todas. Podemos listar tons roxos, laranjas, rosas, além de amarelo, vermelho e branco ou lilás. São cores bem peculiares, mas que dão um toque especial para a planta.

Há algo muito peculiar da Lantana Camara, que ao passar dos dias a sua cor inicial é amarela, modifica-se com o passar dos dias para laranja, e no final, as flores ficam avermelhadas.

Em Duas Cores1

As modificações sempre acontecem no bordo externo, até o lado interno da inflorescência. É o que faz com que possa existir três colorações distintas na planta. É ideal para quem procura inovar no jardim.

A Lantana Camara costuma florescer sempre na primavera, e permanecem firmes e fortes até a chegada do outono. As flores permanecerão vivas a depender dos seus cuidados para com ela.

Flores Amarelas 2

Outro fator interessante desta planta, é por ser uma angiosperma. Ela faz parte do grupo porque consegue produzir frutos e sementes. É possível que o ser humano coma as frutinhas deixadas pela Lantana Camara, e das sementes realizar outro cultivo.

Variedades e Híbrido

Sem ser a própria Lantana Camara, há outras variedades como a Lantana Montevidensis. Ela é originária de Montevidéu no Uruguai, e é por este motivo que recebeu tal nomenclatura.

Flores Amarelas 1 1

Ela é bem diferente de sua parente, pois não possui qualquer tipo de degradê em suas folhas. Suas cores são únicas, mas belíssimas e podem ser postas em seu jardim. Ela é pequena e pode chegar a somente 80 centímetros.

A Lantana undulata popularmente conhecida por lantana branca, pertence às regiões brasileiras. Natural de climas mais tropicais, equatoriais e subtropicais. As suas folhas costumam ser brancas, e atingem somente 1,20 metros de altura. Ela é bem pequena, realmente, mas é muito bonita e não exige tantos cuidados.

Leia também: Flores que Toleram o Calor

Bonsai de Lantana

Como sabemos, a Lantana Camara é fácil de cuidar, e você poderá plantá-la nos formatos de bonsai. Basta escolher o estilo desejado para podá-la de acordo. Não será complicado chegar no que deseja, caso use bons exemplos.

Em Duas Cores 1

Os modelos mais interessantes seriam Ishisuki, Seki-joju, Moyogi e a depender de seus gostos particulares, poderá ser podada até ficar em formato de uma Sokan. Será um forte diferencial para todo o seu jardim, pode ter certeza.

Como plantar e cuidar da Lantana

Você poderá plantar a sua Lantana Camara no começo da primavera, principalmente com o término do período de inverno. Somente se atente quanto ao solo, pois este exige estar bem drenado.

Diversas Cores

É comum que algumas plantas não sejam tão resistentes e fãs de água, e é o caso de sua Lantana Camara. Procure, portanto, usar um solo perfeito para drenagem da água, e evite vasos com pratinhos.

Se você não tiver esse cuidado específico, é capaz que as raízes fiquem apodrecidas. Não é algo que você gostaria, sabemos disso. Então, tente se manter atento quanto a rega das plantas.

Flores Pequenas

Para você cultivá-la em vasos, sugerimos as jardineiras ou os próprios vasinhos tradicionais. É algo mais simples, e ela não exige que seja um vaso de barro, vidro ou qualquer outro material encontrado nas casas de jardinagem.

Como podar

Você deverá apenas realizar a famosa poda de limpeza. Basta remover folhas e outros galhos que estiverem totalmente secos, doentes ou que possuam algum problema de má-formação.

Flores Vermelhas

Procure realizar esta poda sempre no final do período de inverno, e antes de começar, de fato, a primavera. É uma época perfeita para conseguir realizar o cuidado com suas mudas, e auxiliar o crescimento.

Como fazer muda

Por ser do grupo de angiospermas, você poderá fazer o seu cultivo por intermédio das sementes. Basta comer as frutas, pegar as sementinhas e colocar nos vasos com uma boa quantidade de terra.

Fotos De Lantana Camara

Se preferir, poderá fazer com ajuda das estacas dos ramos da planta. É algo rápido de ser feito, porém exige certo cuidado e atenção do jardineiro, portanto, se atente na hora de fazer os devidos cortes.

Com relação ao plantio das estacas, é necessário que você deixe até 10 centímetros de altura durante a plantação. Quando ocorrer o enraizamento, você poderá colocá-la para um vaso a qual será o lar dela.

Frutos Da Planta

Todo o processo é bem simples. Basta você possuir um pouco de paciência para conseguir realizar o cultivo com as mudas. Como te explicamos sobre os cuidados, você precisará apenas maneirar na água.

Lantana camara é tóxica?

Contamos que elas são tóxicas, lembra? Isso não significa a Lantana Camara possua sempre níveis de toxicidade em seus componentes. Ela é tóxica somente quando se encontrar bem verdinha.

Imagens Da Lantana Camara

Se você pegá-la em um período maduro, poderá ficar tranquilo porque ela não te apresentará riscos ou perigos. Poderá, inclusive, comer os frutos e usar as sementes para plantar mais flores no seu jardim.

Imagens Da Planta
Lantana Camara
Lantana Camara Amarela
Lantana Camara Laranja
Laranja
Laranja 1
Laranja E Amarela
Na Decoracao
Planta Medicinal
Pode Ser Usada Para Fazer Cha
Vermelha 1

Você ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.