79+ Parede de Plantas: Suportes, Vasos e Decoração

Que tal fazer uma parede de plantas na sua casa? Confira abaixo as melhores espécies, como fazer e dicas de como cuidar!

Publicado em e atualizado em: 17-02-2022 por Lory Aguiar

O conceito das paredes verdes ajuda as pessoas a fugirem um pouco do cinza das cidades grandes, além de ser a alternativa perfeita para melhorar o seu bem estar. As paredes de plantas têm ganhado cada vez mais espaço dentro das casas e apartamentos.

Uma coisa que você deve saber, é que existem diversas formas para você decorar o ambiente com uma parede de plantas.

Suporte para plantas de parede

 Além disso, a parede de plantas pode te oferecer benefícios incríveis, como controlar a umidade do ar, amenizar o calor, melhoria na acústica do ambiente e é lógico, otimizam a decoração do local.

Confira no artigo abaixo, todas as informações que você precisa para conhecer melhor as paredes de plantas, além de receber dicas sobre as diversas maneiras existentes para você montar a sua.

Suporte para plantas de parede

Atualmente, existe uma variedade muito grande de suportes para plantas, perfeitos para agradar qualquer gosto. Existem até mesmo modelos de suportes artesanais, que podem ser feitos e customizados por você mesmo.

Suporte para plantas de parede 1

Uma boa opção para quem quer um suporte para plantas de parede, é o suporte de macramê. Essa alternativa de suporte suspenso é ideal para criar o efeito urban jungle, para pendurá-lo em sua parede você pode utilizar alguma estrutura tipo a mão francesa.

Quando você for escolher o modelo do suporte para plantas, é importante que você leve em consideração o lugar em que o suporte vai ficar.

Suporte para plantas de parede 2

Se no seu caso, a parede for pequena, é interessante que você escolha suportes para montar um jardim vertical. Dessa forma, o local vai ser destacado e a beleza da decoração vai ser ressaltada.

Uma alternativa de suporte para plantas para paredes pequenas, são os suportes com formatos geométricos. Esses tipos de suporte são ótimos para complementar a decoração do ambiente, já que apresentam formas geométricas que podem ser expostos da forma que você desejar.

Suporte para plantas de parede 3

A escolha do material do suporte de planta faz toda a diferença na decoração do ambiente, para decorações mais rústicas uma boa alternativa é o suporte de madeira.

Para você que busca uma inspiração minimalista, pode optar pelos suportes que apresentam formatos retorcidos.

Parede de plantas artificial

Se você quer fazer uma parede com plantas artificias, saiba que o mais utilizado para essa decoração é o jardim vertical artificial.

com plantas falsas
modelo com plantas artificiais

A estrutura do jardim vertical artificial é indicada para ambientes que apresentam pouca ventilação e iluminação, você pode montá-la utilizando diversos modelos de plantas artificias.

na sacada 1

O jardim vertical artificial, é formado por flores artificiais que ficam estruturadas em um painel fixo na parede.

parede de plantas artificiais

A grande vantagem da utilização da planta artificial nas paredes, é que elas não exigem muitos cuidados de cultivo e apresentam uma beleza muito parecida com as flores naturais.

plantas artificiais

A parede de plantas artificial também é muito recomendada para os casos em que você não pode incluir a rega automatizada, ou não tem fácil acesso ao local em que as plantas ficarão. É muito comum encontrar paredes de plantas artificiais em ambientes internos.

plantas artificiais grandes

Para os ambientes que fazem uso constante de ar condicionado, e que não apresentam as condições necessárias para a sobrevivência da planta natural, o recomendado é a utilização da parede de plantas artificial.

plantas fake

A manutenção da parede de plantas artificial é muito simples, se no seu caso a parede for feita em um ambiente interno, o ideal é que você faça a limpeza a cada 15 dias utilizando apenas um espanador.

Melhores plantas para parede

A escolha das plantas que irão compor a decoração da sua parede é muito importante, é importante ver quais são as condições de sobrevivência que ela apresenta, além de levar em consideração a manutenção que precisará ser feita periodicamente.

com flores 1

É importante que você escolha plantas que apresentem uma longa durabilidade, uma opção super versátil que se adapta facilmente aos ambientes, é a planta barba-de-serpente. É uma alternativa maravilhosa para quem gosta de decorações mais densas.

com flores 1 1

A opção mais comum e mais fácil de ser encontrada nas decorações, é a planta Jiboia. Pois ela também tem muita facilidade de adaptação em luzes diferentes, além de oferecer uma manutenção mais fácil.

dicas de especies

A samambaia também é uma planta muito recomendada para jardins verticais. Sendo uma planta suspensa, ela é ideal para ser plantada em ambientes internos que não apresentam muita incidência de sol.

Dicas de Melhores plantas para parede
folhagem verde
Melhores plantas para parede
no tijolo
para casa
para lojas
parede verde
plantas para escolher
sugestoes de Melhores plantas para parede

O volume que a samambaia apresenta, oferece ao local aquela sensação de floresta, garantindo o bem estar de quem está perto.

Vasos de parede para plantas

Se você gosta de cultivar plantas, mas não tem muito espaço para criar um jardim ou uma horta na sua casa, ou apartamento, você pode optar por usar vasos de parede e ainda criar uma decoração maravilhosa para o ambiente.

de vidro 576x1024

É importante que você tenha em mente, que até mesmo o material em que o vaso de parede é feito, fará total diferença na decoração do ambiente.

Se você gosta de ambientes e decorações mais rústicas, ou até mesmo que apresentam uma pegada boho chic, é interessante optar por vasos de parede feitos de cerâmica, fibra de coco ou de barro.

ideias para decorar as paredes

Se você já tiver alguns vasos na sua casa e quer utiliza-los na decoração da sua parede, você pode comprar um suporte de madeira para vasos de parede.

Agora, se você prefere decorações e ambientes que apresentam um estilo industrial, os vasos de plantas de ferro em formatos geométricos, são uma opção bem criativa.

paredes com vasos

O modelo mais tradicional e fácil de ser encontrado, é o vaso de parede meia lua. Esse modelo de vaso não necessita de nenhum suporte para vasos de parede, isso porque ele foi fabricado especificamente para cumprir essa função.

Muitas pessoas também utilizam os modelos de vasos de parede decorativos, esses modelos tem um objetivo maior de oferecer uma decoração diferenciada e moderna aos ambientes.

Vasos de parede para plantas

Optando por um vaso decorativo, você pode encontrar modelos que apresentam diversos formatos diferentes, como círculos ou até mesmo vasos que servem como nicho.

Leia também: Casinhas de Passarinhos para Decorar o Jardim

Suporte de madeira para plantas de parede

Além de deixar o ambiente mais aconchegante, os suportes de madeira para plantas utilizados na decoração, ajudam a otimizar o espaço.

Suporte de madeira

É uma alternativa que pode ser encontrada pronta no mercado, disponível em diversos modelos, ou você mesmo pode montar.

Suporte de madeira 0

Uma ideia que tem sido muito utilizada, é o uso de caixotes de madeira para você montar o seu próprio suporte de plantas, é uma das ideias mais acessíveis para você decorar a parede da sua casa.

Suporte de madeira 2

Por serem feitos de madeira, esses tipos de suporte para plantas te dão a opção de serem pintados da cor que você quiser.

Suporte de madeira 3
Suporte de madeira 4
Suporte de madeira 7
Suporte de madeira 8

Você pode pintar o suporte de madeira ou enverniza-lo e deixar da cor natural, basta seguir a linha da decoração do ambiente e ver qual combina mais. 

Suporte de ferro para plantas de parede

Uma das formas mais rápidas e acessíveis para deixar a decoração da sua casa ou apartamento ainda mais linda, é utilizando plantas.

Para valorizar e ressaltar ainda mais a decoração com plantas, você pode investir em um suporte de ferro para plantas de parede, é uma alternativa que te oferece diferentes maneiras para ser usada.

Suporte de ferro

Existem diversos formatos diferentes de suportes de ferro para plantas de parede no mercado, os formatos vão desde o triângulo mais simples com um gancho, até os modelos de suporte mais elaborados que são capazes de suportar diversas plantas ao mesmo tempo.

Os suportes de ferro para plantas de parede, ainda te dão a opção de pendurar apenas 1 vaso, ou fazer uma composição de plantas na sua parede, pendurando dois ou mais vasos. Os modelos de suporte de ferro mais simples podem ser os ganchos ou as prateleiras.

Suporte de ferro 1

Ainda existem opções de suporte de ferro personalizados, são modelos que por si só já enfeitam o ambiente.

Você pode encontrar no mercado suportes com formatos de bicicleta, de pessoas ou até mesmo suportes de ferro que representam árvores.

Suporte de ferro 3

Uma opção muito utilizada nas decorações, são os suportes de ferro estilo industrial, que apresentam diversas formas geométricas para você compor a decoração da sua parede.

A utilização do suporte de ferro para plantas de parede, é muito recomendado para os casos em que não se tem muito espaço no ambiente.

Suporte de ferro 4

Além disso, é uma das opções mais acessíveis e práticas, que te oferece a possibilidade de compor a decoração da sua parede com o número de plantas que você tiver. E se sentir a necessidade de incluir mais modelos, basta comprar outras opções.

Gancho de parede para plantas

Uma forma muito simples para organizar as plantas na decoração da sua parede, é fazendo a utilização do gancho de parede para plantas. Os ganchos são uma boa alternativa, pois se encaixam em qualquer parede da sua casa ou apartamento.

Gancho de parede para plantas

Um modelo de gancho de parede para plantas muito utilizado nas decorações, é o modelo Mamba. Esse modelo é um suporte para plantas suspensas, que apresenta um formato triangular.

Gancho de parede para plantas 1

É uma alternativa de gancho mais simples, para quem gosta de decorações minimalistas, além de ser uma alternativa que combina com qualquer estilo de ambiente.

Gancho de parede para plantas 2

Outra opção que está sendo muito procurada, é o gancho de parede ancora, muito utilizado para pendurar suportes de plantas em macramê.

Gancho de parede para plantas 3
Gancho de parede para plantas 4
Gancho de parede para plantas 5
Gancho de parede para plantas 6

Por ser uma opção artesanal, é muito escolhida pelas pessoas que gostam de uma puxada mais boho chic e urban jungle.

Veja também: Como Usar Sal Epsom no Jardim

Prateleiras de parede para plantas

Se você deseja utilizar vasos de plantas para decorar a sua casa, mas vê a falta de espaço como um obstáculo, saiba que você pode optar por prateleiras para plantas como uma alternativa para fazer um jardim vertical na parede da sua casa ou apartamento.

Prateleiras de parede

O mais interessante nisso tudo, é que você pode usar a prateleira para plantas em diversos ambientes diferentes, como na sua sala, varanda, cozinha ou no seu quarto.

Você encontra facilmente no mercado, modelos de prateleiras para plantas que vão desde o modelo mais clássico, até os modelos coloridos que oferecem um clima mais descontraído para o local.

Prateleiras de parede 00

O ambiente em que a prateleira para plantas vai ser inserida, interfere na escolha do material e até mesmo no tamanho da prateleira.

As prateleiras que são utilizadas nas decorações das paredes do banheiro e da cozinha, por exemplo, costumam apresentar tamanho menores do que as prateleiras utilizadas para colocar plantas na sala ou na varanda.

Prateleiras de parede 0

Para quem está decorando a parede da sala com prateleiras para plantas, pode optar por enfeita-las com outros itens decorativos, se sentir necessidade.

Prateleiras de parede 1

Podem ser utilizados velas ou até mesmo pequenas esculturas, que trazem uma complementação e dinamismo maior para a decoração da sala.

Prateleiras de parede 2

As prateleiras podem ser inseridas em lugares que não vão atrapalhar na circulação do ambiente, no caso da sala, inserir as prateleiras para plantas ao lado de uma poltrona, ou na parede em que se encontra o rack é uma ótima alternativa.

Prateleiras de parede 3
Prateleiras de parede 4
Prateleiras de parede 5
Prateleiras de parede 6
Prateleiras de parede 7
Prateleiras de parede 8
Prateleiras de parede 12
Prateleiras de parede 12

Um fator muito importante que vai te ajudar a escolher como utilizar a prateleira de parede para plantas, na sua casa ou apartamento, é levar em consideração os itens decorativos e móveis que já estão presentes nos locais.

Decoração de parede de plantas

Utilizando soluções criativas, é possível que você crie um ambiente totalmente personalizado, levando um pouco da natureza para dentro da sua casa ou apartamento.

com arame

A melhor recomendação de decorações de parede de plantas, é utilizar jardins suspensos ou verticais.

Os jardins suspensos podem ser montados levando em consideração a sua necessidade, e o espaço que você tem disponível no ambiente.

com suculentas

Para decorar a sua parede com um jardim suspenso, você pode utilizar nichos de madeira, pallet, prateleiras ou diversas outras opções, deixando-a da maneira que você preferir.

Para fazer a sua decoração de parede de plantas, é muito importante que você veja quanto espaço tem disponível.

decoracao com parede de plantas

Você consegue encontrar formas de fazer o seu jardim suspenso, utilizando vasos de plantas para parede ou até mesmo suportes adaptados.

feita de madeira

Se você for decorar uma parede de plantas, em um lugar que já tem móveis e objetos decorativos, basta que você siga o mesmo estilo de decoração que foi escolhido para aquele ambiente.

na sala

Antes de fazer a parede de plantas, você deve pensar bem em qual planta você vai colocar na sua decoração.

parede de plantas

Você deve verificar quanto tempo vai ter para cuidar das suas plantas, levando em consideração que você pode unir plantas ou flores artificiais com as plantas naturais, caso você goste do estilo ou até mesmo se houver necessidade.

parede de plantas na parede
tipo quadro
tipo quadro 1

Se você quer realizar uma decoração de parede de plantas, com um bom custo benefício, você pode utilizar materiais recicláveis como garrafas pet, caixa de leite ou qualquer outro material que possa ser transformado em um vaso de planta.

Qual modelo de parede de plantas você curtiu mais? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 79+ Parede de Plantas: Suportes, Vasos e Decoração. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.