25 Plantas Aquáticas que Vivem na Água (Lista + Cuidados)

Busca por ideias de plantas para aquários, lagos, piscinas naturais e vasos? Confira nossa seleção de plantas aquáticas!

Publicado em e atualizado em: 30-12-2021 por Lory Aguiar

Planta aquática é toda aquela que vive nativamente em ambiente aquático. Existem plantas aquáticas que podem ser cultivadas em lagos, vasos, piscinas naturais e aquários. Cada espécie e variedade conta com exigências únicas. Se você busca por ideias de plantas aquáticas para plantar, vai curtir a seleção que o Meu Verde Jardim preparou para hoje.

Plantas Aquáticas para Lagos, Piscinas Naturais e Vasos

Confira algumas sugestões de plantas para você cultivar em lagos e vasos:

Vitoria Regia
Vitoria Regia 1
Vitoria Regia 2

Vitória Régia: não poderíamos deixar de começar a nossa lista com uma planta brasileira, uma vez que o Brasil é um país rico em plantas aquáticas nativas. A Victória régia é uma planta nativa da região amazônica, chamada cientificamente como Victoria amazônica e pertencente a família Nymphaeaceae. Ela tem diversos nomes de acordo com a região. Muitos deles dados por tribos indígenas. Entre os populares nomes, podemos encontrar uapé, aguapé, nampé, forno de jacaré e oxibata. Sua flor pode se apresentar de diversas cores e só abre no período noturno, prática que deu origem a muitas lendas relacionadas a planta.

Lentilhas dagua
Lentilhas dagua 1

Lentilhas da água: conhecida cientificamente como Callitriche stagnalis e popularmente como lentilhas da água ou morrugem de água, essa é uma planta aquática de origem europeia perfeita para plantar em lagos. É uma planta de superfície, que serve como ornamento para boiar no lago.

Carvalhas

Carvalhas: também conhecida como pimenta da água, essa é outra boa planta aquática para vasos, piscinas naturais ou lagos. Essa planta pertence a família Potamogetonaceae, que contempla uma família farta em plantas aquáticas de águas profundas. Ela pode ser cultivada tanto em sombra parcial como pleno sol.

Ninfeia Branca
Ninfeia Branca 1

Ninfeia Branca: também chamado de nenúfar branco, a Nymphaea alba, ou Ninféia Branca, é uma planta do tipo perene que costuma ocorrer em rios e lagos mais calmos de regiões de clima temperado. É uma excelente planta para cultivar em lagos, com características e cuidados muito semelhantes ao da vitória régia.

Flor de Lotus
Flor de Lotus 1
Flor de Lotus 2
Flor de Lotus 3

Flor de Lótus: essa famosa flor não poderia falta na nossa galeria de plantas aquáticas. A flor de lótus é chamada cientificamente como Nelumbo nucifera. É uma planta rica em simbolismos tanto na cultura budista quanto hinduísta. É uma planta do tipo perene, utilizada para ornamentar jardins com lagos. Suas flores exalam um aroma intenso, geralmente nas cores branca ou rosa, mas com variedades em outras cores menos tradicionais. Ela é uma ótima pedida se você busca por uma planta aquática para vasos.

Plantas Aquáticas para Aquários

Os peixes ficam mais saudáveis e coloridos quando estão em um habitat rico. Além disso, plantas tem diversas funções no aquário, filtrando a água, estabilizando o pH e fornecendo oxigênio aos peixes.

Veja uma lista de plantas aquáticas para plantar no seu aquário:

Lilaeopsis
Lilaeopsis 1
Lilaeopsis 2

Lilaeopsis: essa é uma planta brasileira de crescimento lento e tamanho pequeno. Ela pode se desenvolver totalmente submersa ou parcialmente. Sua dificuldade de cultivo é moderada. Sua maior exigência é a de luz.

Sinema
Sinema 1
Sinema 2

Sinemá: de nome científico Hygrophila Difformis, a sinema é uma boa planta para colocar no plano do meio do aquário ou nas laterais. Suas folhas são muito bonitas e lembram rendas. Essa é uma planta de baixa manutenção e de fácil cultivo, recomendada para iniciantes em aquarismo.

Echinodorus bleheri 577x1024
Echinodorus bleheri 2

Echinodorus bleheri: uma planta média cujas folhas largas e compridas lembram longas espadas. Tem uma necessidade de luz moderada, assim como uma taxa de crescimento moderada. Sua dificuldade de cultivo é baixa, sendo uma ótima planta para iniciantes.

Bolbitis Heudelotii
Bolbitis Heudelotii 1
Bolbitis Heudelotii 2

Bolbits Heudelotii: conhecida também como samambaia africana devido a sua semelhança a uma samambaia, essa é uma planta aquática de crescimento lento, que geralmente é ancorada em uma madeira flutuante. Como as demais samambaias, ela tem altas exigências de luz solar, embora seja uma planta simples e fácil de se cuidar.

Rotala rotundifolia
Rotala rotundifolia 1
Rotala rotundifolia 2

Rotala rotundifolia: essa é uma planta de aquário com folhagem colorida, perfeita para compor o cenário do seu aquário. Ela exige um pH de 5 a 8. Sua origem é asiática e conta com baixa manutenção e cuidados.

Anubias barteri 1
Anubias barteri 2
Anubias barteri 3
Anubias barteri 4

Anubias barteri: uma das plantas de aquário mais populares. É nativa da África, mas encontrada em muitas regiões da Europa. Por ser uma planta muito resistente, é conhecida por ser “a planta de plástico que cresce“. Ela pode atingir até vinte centímetros de altura, tem um crescimento lento e baixas exigências quanto a iluminação. É uma planta de fácil cultivo que não é tão exigente quanto ao CO2.

Existem três tipos diferentes de plantas para aquários considerando a ornamentação do mesmo:

Plantas de primeiro planoSão as plantas que ficam na frente do aquário, geralmente em tamanhos menores.
Plantas do meioSão as plantas de tamanho médio, que ocupam um espaço intermediário e as laterais do aquário.
Plantas de fundoSão plantas maiores, utilizadas no fundo do aquário e que tem como função abrigar e esconder os peixes.
Três tipos de plantas de aquário

Como Cultivar Plantas na Água

Confira um FAQ com as principais dúvidas sobre plantas aquáticas:

Quais os benefícios das plantas de aquário para os peixes?

As plantas produzem oxigiênio através do processo de fotossíntese, consumindo CO2. Além de estabilizar o pH da água, ajudar na filtração, prevenir o desenvolvimento de algas e remover o nitrato e fosfato da água.

Quais os cuidados que devo ter com plantas de aquário?

Você precisa fornecer uma água limpa para a suas plantas, além de luz, nutrientes e substrato no caso de plantas enraizadas. A maior parte das espécies de aquário exigem um pH de água entre 6,5 e 7,8.

Quais nutrientes as plantas aquáticas precisa?

Elas precisam de nitrogênio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, manganês e alguns outros. Parte do nitrogênio e fósforo vem de resídios de peixes. Outros podem ser passivos de adição.

O que é uma planta aquática?

São plantas que vivem em ambientes aquático, também chamadas de hidrófilas ou hidrófitas. Elas são encontradas nativamente em lagos, rios, pântanos e manguezais.

Preciso injetar Dióxido de Carbono CO2 para as plantas aquáticas?

Embora ajude, não é necessário para o desenvolvimento da maioria das plantas. O CO2 age reduzindo pH da água, tornando os nutrientes mais assimiláveis para as plantas.

Posso colocar fertilizante normal nas plantas aquáticas?

Não. O fertilizante normal tem elevadas quantidades de nutrientes que já estão incluídos nos alimentos dos peixes. A adição desses produtos pode gerar estresse aos peixes e causar uma proliferação indesejada de algas.

Você ficou com alguma dúvida sobre plantas aquáticas? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 25 Plantas Aquáticas que Vivem na Água (Lista + Cuidados). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.