27 Flores na Cor Roxa para Plantar na sua Casa (Espécies, Variedades, Dicas)

Aqui estão as mais lindas flores roxas para você plantar na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 12-03-2022 por Lory Aguiar

O roxo é considerada a cor do primeiro amor. Ela também é uma cor que trás a sensação de calma. Flores na cor roxa são delicadas, joviais, românticas, sendo excelentes opções para canteiros e vasos.

No guia de hoje do I Love Flores, você vai conhecer algumas variedades e espécies de flores na cor roxa para cultivar na sua casa.

Allium

allium
allium 1
allium 2
allium 3
allium 4

Suas flores são muito semelhantes a pequenos globos emplumados na cor roxa. O Allium também é chamado popularmente por cebolinha ornamental, uma vez que é uma variedade da cebolinha que consumimos como tempero. Suas flores florescem no começo do verão.

Íris Alemã

Iris Alema
Iris Alema 1
Iris Alema 2

A Íris é uma flor que pode ser encontrada em uma variedade de tamanhos, formatos e cores. O seu tom de violeta é um dos mais bonitos, também chamada de íris alemã. O grande cuidado que se deve ter no cultivo de íris é com a drenagem do solo. Tirando esse detalhe, todo o resto dos cuidados e manutenção são relativamente fáceis.

Leia também: Cuidados com Mussaenda

Gerânio

Geranio
Geranio 1

O gerânio é outra flor muito bela que também existe nas cores roxas. As necessidades dessa planta são diferentes de acordo com a região que você está cultivando. No geral, o gerânio é uma flor que precisa de pelo menos seis horas por dia de luz solar. Caso cultivado em vasos pequenos, você deve assegurar que eles estejam bem drenados. A irrigação deve ser feita assim que o solo ficar seco.

Lírios

Lirios

Os lírios são famílias vastas de flores, que podem ser encontradas nas mais diversas cores, podendo ser utilizada na decoração e paisagismo quando você precisar de um roxo. Seu florescimento, no Brasil, costuma ocorrer em meados do verão. O lírio em cor roxa lembra um pouco a tonalidade da berinjela.

Leia também: Cuidados com Crista de Galo

Áster

Aster
Aster 1
Aster 3
Aster 4

Se você busca por uma flor roxa que atrai borboletas, tem uma boa altura e um florescimento perene (todos os anos), a áster pode ser uma excelente pedida. Seu cacho de flores roxas é deslumbrante e pode adicionar mais alegria a qualquer jardim.

Índigo Falso

Indigo Falso
Indigo Falso 1
Indigo Falso 2

Outra flor que pode ser encontrada na cor roxa é o falso índigo. Por curiosidade, eis a variedade mais comum de ser encontrada. Essa planta pode atingir até um metro de altura. Se o seu espaço é pequeno, a poda frequente pode ser necessária.

Leia também: Flores que Resistem ao Calor

Sálvia Perene

Salvia Perene

Se você busca por flores diferentes para enfeitar o jardim, a sálvia perene pode ser uma excelente pedida. Seu florescimento ocorre ao fim da primavera e os cuidados para manter essa planta são mínimos, sendo uma excelente pedida para jardineiros amadores que querem uma flor mais exótica.

Verônica

Veronica
Veronica 1
Veronica 2
Veronica 3
Veronica 4

A verônica é uma das minhas flores favoritas. A única regra de cultivo para sua verônica se desenvolver com saúde é manter o solo sempre úmido. Suas flores tem um aspecto pontiagudo e surgem logo no final da primavera. Você pode aplicar um fertilizante líquido na estação de crescimento para potencializar o desenvolvimento da sua planta.

Anêmona

Anemona
Anemona 1
Anemona 2

Outra flor muito delicada, por vezes confundida com orquídeas. A anêmona é uma planta do tipo perene cujo seu florescimento se dá na primavera. É uma planta que pode ser cultivada em ambiente de semi sombra, exigindo um solo nutritivo para se desenvolver. Pode ser necessário adicionar uma compostagem orgânica ao solo.

Delfínio

Outra planta que existe em cores roxas, azuis e violeta. O delfínio tem seu florescimento no verão. O maior cuidado que se deve ter ao plantar essa planta no seu jardim é posicionar essa planta em uma região com boa incidência de luz solar.

Boltônia

Muito semelhante (e confundida) com margaridas, a boltônia se apresente em tons de roxo claro, sendo uma flor que pode ser utilizada na confecções de buquês, decoração de mesas, canteiros, vasos, bacias, enfim, uma planta muito versátil. E o melhor é seu aroma, que perfuma todo o jardim.

Crisântemos

Crisantemos

Eis outras flores que tem múltiplas cores, formas e tamanhos. Os crisântemos de cor roxa é um dos mais bonitos. Suas flores também são muito confundidas com margaridas dado o formato. Se não controlado através da poda, essa planta pode atingir até três metros de altura. É preciso de espaço para plantar crisântemos.

Hortênsia

Hortensias
Hortensias 1
Hortensias 2
Hortensias 3

Eis uma das flores mais populares no Brasil, por conta de se adaptar muito bem ao nosso clima tropical e ser uma planta fácil de cultivar, que oferta belas flores todos os anos. Se você busca uma planta perene que exige poucos cuidados, as hortênsias podem ser boas pedidas.

Se você não tem uma variedade na cor roxa, é possível trocar a cor das hortênsias. Veja o nosso tutorial para aprender o passo a passo de como fazer isso. Funciona mesmo e os resultados são fenomenais.

Bergenia

Bergenia

Essa planta tem uma flor com design bastante peculiar, suas flores são redondas, em formato de pequenos copos, que se abrem arqueando suas cinco pétalas. Para cultivar a bergenia, você precisa de um ambiente de pleno sol e de um solo bem drenado para evitar a podridão das raízes.

Lavanda

Lavanda
Lavanda 1
Lavanda 2

Aqui vai uma excelente escolha se você busca não só por uma flor bonita, como por uma flor bastante aromática, cuja fragrância é utilizada pela indústria para perfumar diversos produtos. Suas flores florescem no verão e ela exige pouca irrigação para se desenvolver. O excesso de irrigação pode causar a podridão das raízes.

Hesperis matrionalis

Hesperis matronalis
Hesperis matronalis 1
Hesperis matronalis 2

Eis uma flor que pode ser apresentar tanto na cor branca como na cor roxa. Seu aroma é inconfundível e bastante intenso. É uma planta perfeita para colocar no seu jardim.

Clematis

Clematis
Clematis 1
Clematis 2

Eis outra flor que se apresenta nas cores lilás e roxas. Busque cultivar a variedade que mais se adapte ao seu clima. No geral, a clematis exige bastante sol para se desenvolver, além de um solo drenado e nutrido. Você pode fazer a aplicação de um fertilizante líquido na fase de crescimento.

Você vai curtir: Como Plantar a Flor Helicônia

Qual é o significado e o simbolismo da cor roxa?

O roxo é uma cor relacionada à realeza e ao esplendor. As flores de cor roxa são, historicamente, associadas com o sucesso, a sabedoria e a dignidade. O roxo também representa o poder, a grandeza e o luxo.

Qual das flores roxas você gostou mais? Qual delas você achou a mais bonita? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 27 Flores na Cor Roxa para Plantar na sua Casa (Espécies, Variedades, Dicas). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.