Como Plantar Aglaonema (Tutorial Passo a Passo + Cuidados)

Aglaonema é uma planta asiática perene com belas folhagens ornamentais em diversas cores. Aprenda como plantá-la e cuidá-la na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 28-03-2022 por Lory Aguiar

Aglaonema é uma planta asiática, de origem chinesa, utilizada de forma ornamental devido a sua bela folhagem, geralmente plantada em vasos. Quer aprender como plantar aglaonema na sua casa? Confira o nosso tutorial passo a passo!

Aglaonema spp

Por ser uma planta que ocorre a sombra de outras árvores, a aglonema não precisa de pleno sol para prosperar. Devido a isso, é uma planta perfeita para cultivar no interior de casa, além de exigir poucos cuidados.

Aglaonema spp em vaso

Eis uma planta muito fácil de adaptar a vasos, podendo ser utilizada para decorar salas, escritórios, escrivaninhas e bancadas. Além de muito bonita, essa é uma planta considerada funcional, devido a sua capacidade de filtrar o ar, cientificamente comprovada.

Aglaonema spp

Cafe de salao

Confira alguns dados botânicos e científicos na ficha abaixo:

Nome científicoAglaonema spp
Nome popularAglaonema, Café-de-salão, Falso-café-de-salão
FamíliaAraceae
OrigemÁsia
TipoPerene
Aglaonema spp

Existem variações cujas cores das folhas podem mudar, indo do verde escuro, ao prata e vermelho.

Cafe de salao 1

Como Plantar/Cultivar Aglaonema Passo a Passo

Antes de mais nada, devemos lembrar que a aglaonema é uma planta tóxica. Por conta disso, sempre utilize luvas para manuseá-la. Confira as condições ideais de cultivo da algonema e como plantá-la passo a passo:

  • Luz: essa é uma planta perfeita para cultivar em ambientes de sombra. Todavia, nenhum sol pode prejudicar o desenvolvimento dessa planta. Quanto mais clara é a folha da planta, mais luz solar ela precisa. As variedades mais escuras de aglaonema podem prosperar em ambiente de mais sombra. Nunca coloque a sua planta em incidência direta de luz solar sob pena de queimar a planta.
  • Irrigação: a rega deve ser feita sempre que o solo ficar completamente seco. Um dos sinais da falta de irrigação é a queda das folhas. Já o sinal do excesso de irrigação é a podridão radicular, além do amarelamento das folhas, que pode levar a planta a morte. Portanto, nunca regue em demasia.
  • Solo: a aglaonema se adapta a diferentes tipos de solo. Sua maior exigência é quanto a drenagem do solo, para que a água escoe e não ocasione a proliferação de fungos.
  • Temperatura: por ser uma planta tropical, a aglonema gosta de calor. Ela pode ser sensível a geadas, podendo exigir uma proteção contra o frio. Quando plantada em vasos, recomenda-se recolher para dentro de casa nos meses frios de inverno.
  • Umidade: a aglaonema gosta de altos níveis de umidade. Com frequência, você pode borrifar água na sua planta, removendo a poeira que se acumula nas folhas.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante líquido para plantas domésticas quinzenalmente. O excesso de fertilização pode ser prejudicial para essa planta, podendo ocasionar a queimadura de raízes e a desaceleração do crescimento da planta. Um dos principais sinais do excesso de fertilização é a queda das folhas.
  • Poda: uma das vantagens dessa espécie de planta é que ela não precisa ser podada com regularidade. A poda só é indicada para dar um formato mais organizado a planta, além da remoção de folhas mortas, que ajuda a deixar a planta mais saudável.
  • Pragas e Doenças: essa planta é muito resistente a doenças e ocorre poucos problemas com pragas. Os grandes cuidados que se deve ter é em relação ao excesso de água e ao uso da água da torneira. O excesso de água pode apodrecer as raízes da planta. E o uso de água da torneira para regá-la pode contaminar o solo com flúor. O ideal é sempre utilizar água destilada.
  • Replantio: o replantio deve ser feito a cada dois anos, sempre aumentando o tamanho do vaso – mas com cuidado, uma vez que vasos muito grandes podem reter muita água, ocasionando o apodrecimento das raízes.
  • Propagação: a propagação dessa planta pode ser feita através da divisão das raízes.

Perguntas e Respostas sobre a Planta Aglaonema

Como cuidar de Falso cafe de salao

Ficou ainda alguma dúvida sobre o cultivo dessa planta? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas. Caso você não encontre a resposta para a sua dúvida abaixo, realize uma pergunta via os comentários do blog.

Aglaonema é uma planta tóxica ou venenosa?

Sim. Ela é uma planta que pode ser tóxica para seres humanos e animais de estimação. Por conta disso, você deve sempre utilizar luvas e higienizar as mãos para manusear essa planta.

Com quê frequência devo fertilizar a aglaonema?

Você pode aplicar um fertilizante líquido para plantas domésticas de quinze em quinze dias.

Qual é o melhor período para propagar a aglaonema?

O melhor período para realizar a propagação via estacas é ao fim da primavera.

Qual é a altura máxima que a planta aglaonema alcança?

Ela pode atingir até um metro de altura, com uma taxa de crescimento bem lenta.

Qual é o pH de solo ideal para cultivar aglaonema?

O pH de solo ideal é ligeiramente ácido.

Como aumentar a umidade da aglaonema?

Como dito acima, essa planta chinesa exige altos níveis de umidade. Caso cultivada em climas secos, você deve utilizar um borrifador de água com frequência para aumentar a umidade da planta. Outra forma é através de umidificadores de plantas, comercializados em lojas de produtos para jardinagem e lojas virtuais.

Por quê as folhas da aglaonema estão ficando amarelas?

O amarelamento das folhas geralmente é sinal de irrigação em excesso ou insuficiente. Caso ocorra na sua planta, é sinal de que você deve revisar seus protocolos de irrigação, seja aumentando o volume de água ou diminuindo caso esteja em excesso. Um bom parâmetro é o teste do dedo, onde você afunda o seu dedo no solo para verificar a umidade manualmente de forma tátil.

Por que as folhas da aglaonema estão caindo?

Se as folhas estão caindo, a sua planta pode estar recebendo mais luz solar do que deveria. Vale lembrar que essa é uma planta de sombra parcial, que pode inclusive prosperar em ambientes de sombra total.

Como plantar Cafe de salao
Cuidados com Cafe de salao
em cesta
em vaso
Falso cafe de salao
Falso cafe de salao 1
folhagem manchada
folhagem ornamental
folhas claras
Fotos de Aglaonema spp
Fotos de Cafe de salao
imagens de Cafe de salao

Leia também: Tradescantia Spathacea

Fontes e Referências:

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como plantar Aglaonema no seu jardim? Abaixo, você pode fazer um comentário e interagir com a nossa equipe!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Aglaonema (Tutorial Passo a Passo + Cuidados). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.