21 Plantas que Purificam o Ar em Ambientes Fechados Segundo a Nasa

Essas são as plantas que purificam o ar segundo a NASA!

Publicado em e atualizado em: 21-06-2022 por Lory Aguiar

Devido a poluição e a outros fatos, o ar de nossa casa esta repleto de toxinas que fazem muito mal para a saúde. Felizmente, existem plantas que podem te ajudar com isso. Além de decorar a casa com aquele verde relaxante, algumas plantas tem a capacidade natural de filtrar o ar, removendo toxinas e melhorando a qualidade.

Tudo isso não é achismo. A própria NASA fez um estudo listando algumas dessas plantas que contam com esse potencial. Abaixo, listamos algumas das principais delas.

Segundo a NASA, essas plantas tem o potencial de: remover poluentes que se concentra no interior da casa, filtrar substâncias tóxicas pertencentes a fumaça de cigarro, filtrar solvestes como radônio.

Jiboia (Epipremnum aureum)

Jiboia
Jiboia 1
Jiboia 2
Jiboia 3
Jiboia 4
Jiboia 5
Nome científicoEpipremnum pinnatum
Nome popularJibóia, Era-do-diabo, Jibóia-verde
FamíliaAraceae
TipoPerene
OrigemOceania
Jiboia

Essa é uma planta perfeita para ser cultivada no interior de casa, uma vez que precisa de bem pouca luz solar e se adapta muito bem a ambientes mais fechados.

Ela é uma planta pouco exigente quanto ao solo, se adaptando bem a diferentes tipos de substratos. Por conta de suas raízes mais longas, ela é mais adequada para vasos médios e grandes. Ela exige bastante irrigação, mas nunca em excesso principalmente quando cultivada no interior.

Ela é uma planta muito resistente a pragas e doenças, oferecendo pouca dor de cabeça nesse sentido.

Por ser uma planta tóxica, ela deve ser mantida em distância de crianças e animais de estimação, podendo ser suspensa no alto, em vasos ou bacias.

Fênix (Phoenix roebelenii)

Fenix 1
Fenix 2
Fenix 3
Fenix 4
Nome científicoPhoenix roebelenii
Nome popularFênix, Palmeira-anã, Palmeira-fênix, Tamareira-anã, Tamareira-de-jardim
FamíliaArecaceae
TipoPerene
OrigemVietnã
Fênix

Outra planta que remove toxinas, principalmente formaldeído e xileno, é a fênix, conhecida cientificamente como phoenix roebelenii.

Essa é uma planta pertencente a mesma família das palmeiras, sendo fácil cultivá-la no interior por ser uma plantas de sombra parcial, que pode viver com incidência indireta de luz solar.

Suas flores e folhas são muito belas, o que a faz ser uma grande escolha para quem busca por plantas ornamentais para escritórios e locais de trabalho.

Ela exige um solo úmido e bem drenado. Você não terá muitos problemas com pragas e doenças.

Língua de Sogra (Sansevieria trifasciata)

Sansevieria Trifasciata
Sansevieria Trifasciata 1
Sansevieria Trifasciata 2
Sansevieria Trifasciata 3
Sansevieria Trifasciata 4
Nome científicoSansevieria trifasciata
Nome popularEspada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, língua-de-sogra, planta-cobra ou rabo-de-lagarto
FamíliaAsparagaceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Língua de Sogra

Essa é uma das mais populares plantas do interior. Segundo estudos, ela também tem a capacidade de purificar o ar da sua casa, sendo uma excelente pedida para oferecer mais saúde para a sua família. Ela melhor a qualidade do ar absorvendo compostos nocivos aos humanos e pets, como o benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno.

Seu nome popular língua de sogra se dá por ser uma planta resistente e tóxica. Por sua toxidade, deve ser mantida longe de crianças e animais de estimação. Assim como você deve proteger sua mão e partes do corpo envolvidas na manipulação da planta.

Ela é uma planta perfeita para vasos pequenos. De origem africana e asiática, é utilizada como planta ornamental no mundo todo.

Ao comprar mudas da planta, opte por aquelas com folhas em tons de verde escuro. A palidez das folhas pode indicar que a planta não está em boas condições de cultivo.

Essa é uma planta de poucos cuidados, mas que sofre com pouca rega.

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

Lirio Da Paz
Lirio Da Paz 1
Lirio Da Paz 3
Lirio Da Paz 4
Lirio Da Paz 5
Nome científicoSpathiphyllum wallisii
Nome popularLírio da Paz
FamíliaAraceae
TipoPerene
OrigemEuropa
Lírio da Paz

O lírio da paz é uma das plantas mais utilizadas em escritórios e na decoração de interiores em todo o mundo. Ela é uma planta muito comercializada por seu uso em interiores, sendo perfeita para banheiros, salas, quartos e cozinhas.

Além de absorver poluentes como o benzeno, monóxido de carbono, formaldeído, tricloroetileno, xileno, o lírio da paz também têm significados místicos. Muitos acreditam que ele age como um filtro dos sonhos, filtrando as energias ruins do ambiente.

Seu nome se dá pela paz que sua flor trás. Além disso, o fato dela filtrar o ar e energias ruins também sugere a ideia de paz.

Ela é uma planta pouco exigente quanto a cuidados, que pode ser fertilizada para acelerar o crescimento. Por depender pouco de sol, pode ser cultivada facilmente em ambientes de sombra parcial e incidência indireta de sol.

Clorofito (Chlorophytum comosum)

Clorofito
Clorofito 1
Clorofito 2
Clorofito 3
Clorofito 4
Nome científicoChlorophytum comosum
Nome popularClorofito
FamíliaAgavaceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Clorofito (Chlorophytum comosum)

Clorofito é uma planta de interior com o potencial científico de purificar o ar da sua casa e remover poluentes. Por ser uma planta muito fácil de se cultivar, que apresenta grande resistência a diferentes condições, ela é recomendada para jardineiros iniciantes.

Por ser uma planta muito resistente, é uma excelente escolha para plantar em ambientes com ar condicionado.

Ela pode ser cultivada tanto em ambiente de sol pleno quanto sombra parcial. O solo ideal deve ser fértil, de qualquer tipo, de preferência enriquecido com matéria orgânica. Embora seja uma planta de baixa manutenção, ela não despensa a rega regular.

Crisântemos (Crisântemo morifolium)

Crisantemo Morifolium
Crisantemo Morifolium 1
Crisantemo Morifolium 2
Crisantemo Morifolium 3
Crisantemo Morifolium 4
Crisantemo Morifolium 5
Nome científicoCrisântemo morifolium
Nome popularCrisântemo da Florista, Mamãe Panela
FamíliaAsteraceae
TipoPerene
OrigemEuropa
Crisântemo morifolium

Eis uma planta herbácea, com flores verde escuras e belas flores que podem ser amarelas, brancas, roxas e vermelhas. Essa variedade em específico de crisântemo é muito resistente a climas frios, podendo ser cultivada no interior em ambientes de ar condicionado.

Leia também: Plantas que absorvem energias negativas

Embora seja uma planta doméstica muito cultivada no interior, ela tem uma necessidade maior de luz que as outras plantas da lista. O ideal, quando cultivada no interior, é que se posicione ela próximo a uma janela para que ela receba luz o suficiente para realizar o processo de fotossíntese.

Mais plantas que filtram ar

Mais Plantas Que Filtram Ar

Confira outras plantas que também filtram o ar:

  • Areca Bambu (Chrysalidocarpus lutescens): uma palmeira nativa de Madagascar. Eis uma planta boa se você busca por algo maior. A maior exigência da areca bambu é em relação a irrigação, que deve ser intensa e frequente.
  • Dracena (Dracaena Deremensis): Outra planta perfeita para espaços maiores, podendo atingir até 15 pés de altura. Ela é uma planta de sombra, que exige a rega semanal principalmente em meses mais quentes. Normalmente, é pouco exigente quanto a luz e irrigação.
  • Figueira-benjamim (Ficus benjamina): uma planta de origem asiática muito cultivada dentro de casa para filtrar o ar. Pode remover formaldeído, tricloroetileno e benzeno do ar. Prefere sombra parcial e irrigação semanal.
  • Aloe Vera: uma planta muito popular no Brasil e fácil de se cultivar tanto no interior de casa quanto no exterior. Eis uma planta ideal para o cultivo em cozinhas, mas deve ser posicionada próxima a janela devido a sua exigência de sol.

Leia também: Palmeira Rápis

Qual planta purificadora de ar você curtiu mais? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.