Como Plantar Palmeira-rápis Passo a Passo (Rhapis Excelsa)

Eis uma planta pequena e bonita que exige poucos cuidados e se adapta bem a diferentes climas e solos. Conheça tudo sobre a palmeira rápis!

A palmeira rápis é uma espécie de palmeira de pequeno porte que prospera em condições de pouca luz, sendo uma excelente planta ornamental para cultivar no interior de casa. Quer cultivar a palmeira rápis na sua casa? Confira esse novo tutorial passo a passo de jardinagem do Meu Verde Jardim.

Como cuidar de Jupati

De origem chinesa, essa é uma planta perfeita para colocar ao canto de uma sala, exigindo poucos cuidados – apenas irrigação e fertilização frequente – para o seu desenvolvimento. Por sua baixa taxa de crescimento e pelo fato de ser uma palmeira, a rápis quase não exige poda, se tornando uma planta não só bonita como fácil de se cultivar.

Como plantar Palmeira rapis

A NASA realizou um estudo onde diversas plantas foram testadas em sua capacidade de purificar o ar. Essa palmeira ficou em segundo lugar, podendo filtrar o benzeno, xileno, amônia e formaldeído. Portanto, além de muito bela, essa planta pode trazer mais saúde para a sua casa.

Rhapis excelsa

Cuidados com Jupati

Confira alguns dados científicos na ficha abaixo:

Nome científicoRhapis excelsa
Nome popularPalmeira-rápis, Jupati, Palmeira-dama, Palmeira-ráfia, Ráfis, Rápis
FamíliaArecaceae
OrigemÁsia
TipoPerene
Rhapis excelsa
Cuidados com Palmeira dama

Confira as variedades mais populares da planta (que podem ser encontradas facilmente):

  • Rhapis excelsa ‘Koban’: variedade de folhas mais largas.
  • Rhapis excelsa ‘Daruma’: variedade de folhas mais estreitas.
  • Rhapis excelsa ‘Tenzan’: variedade de crescimento rápido e folhas retas.
  • Rhapis excelsa ‘Kodaruma’: variedade de crescimento lento e pequeno porte.
  • Rhapis excelsa ‘Zuikonishiki’: variedade exótica cujas folhas apresenta riscas brancas.

Curiosidade: essa planta foi muito utilizada em palácios japoneses construídos durante o período medieval.

em vaso 2 576x1024

Como Plantar Jupati no Jardim Passo a Passo

A palmeira rápis também é conhecida popularmente como Jupati. Confira um pequeno guia resumido das condições ideias de cultivo e dos cuidados que você deve ter com essa planta:

  • Preço: você pode adquirir tanto uma planta mais nova quanto uma planta já crescida. A idade da sua palmeira rápis vai definir o preço da planta, uma vez que as plantas mais velhas (geralmente mais cheias de folhas e mais bonitas) costumam ser mais caras pelo tempo que os cultivadores levaram para deixá-la nesse tamanho.
  • Luz: essa planta é muito sensível a luz direta do sol. Quando cultivada ao ar livre, você deve colocá-la sob luz indireta. Já dentro de casa, é possível colocá-la próxima a uma janela onde ela pode receber algumas horas de luz solar por dia.
  • Solo: o solo ideal é do tipo argiloso e bem drenado. Quando cultivada em vasos, você pode utilizar uma mistura de solo para palmeiras.
  • Irrigação: por ser uma planta tropical, essa palmeira aprecia muita água. Caso não receba irrigação o suficiente, suas folhagens começam a ficar cinzas. Todavia, o excesso de umidade pode ser igualmente prejudicial para essa planta, estimulando o apodrecimento das raízes.
  • Poda: como dito acima, a poda raramente é necessária no caso dessa planta, que apresenta uma taxa de crescimento bastante lento. É interessante podar as folhas na medida que elas vão desbotando pelo o seu ciclo natural de envelhecimento.
  • Fertilização: por se tratar de uma planta de crescimento lento, não é necessário a aplicação de fertilizantes – embora seja possível.
  • Temperatura: essa palmeira tropical pode ser sensível ao frio intenso. Por conta disso, o cultivo dentro de casa é recomendado, onde você pode proteger a sua planta dos danos da geada.
  • Umidade: a umidade ideal deve ser acima de 50%. Menos que isso, a ponta das folhas podem começar a ficar marrons, sinalizando que você deve aumentar a umidade. É possível fazer isso de forma fácil, rápida e simples, utilizando um borrifador de água sobre a planta.
  • Semeadura: é possível cultivar essa palmeira com sementes. Todavia, apenas uma a cada cinco sementes costumam germinar.

Problemas, Pragas e Doenças da Palmeira Rápis

folhas verdes 1

Como toda planta tropical, a palmeira rápis esta suscetível a pragas, doenças, vírus, bactérias e fungos. Esses são alguns dos problemas mais comuns que você pode enfrentar e as possíveis soluções:

  • Folhas amarelando: as folhas da sua palmeira rápis estão ficando amarelas? A principal causa é o excesso de luz. Como dito acima, essa planta é muito sensível e pode queimar facilmente se receber luz solar direta.
  • Folhas caindo e murchando: se as folhas estão murchando e caindo, a principal causa geralmente é a falta de irrigação. A palmeira rápis aprecia um solo sempre úmido.
  • Pragas: um dos maiores problemas das palmeiras tropicais são as infestações de pragas. Com a palmeira rápis não é diferente. Todavia, um bom sabonete inseticida pode resolver o problema rapidamente.

Uso Medicinal da Palmeira Rápis

Fotos de Jupati

Embora essa planta chinesa seja amplamente conhecida por seu uso no paisagismo e decoração, ela também conta com um uso medicinal. Diversos estudos têm demonstrado suas propriedades antivirais, bacteriostáticas, citotóxicas e antioxidantes. Suas cascas e raízes são utilizadas para o tratamento de diversas condições de saúde.

Não utilize nenhum medicamento natural sem antes consultar o seu médico.

Fotos de Palmeira rapis
Fotos de Rhapis excelsa
Imagens de Palmeira rapis
Imagens de Rhapis excelsa
ornamental
Palmeira dama
Palmeira rapis
passo a passo de jardinagem 1
Plantar Palmeira dama
Plantio de Palmeira rapis
Rhapis excelsa
Rhapis excelsa 1

Veja mais dicas sobre a planta no vídeo abaixo:

Confira também: Cuidados com Palmeira Sagu, Como Plantar Abacaxi Roxo e Como Plantar Palmeira Rabo de Raposa

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar a palmeira rápis? Comente abaixo que iremos te ajudar!

lory aguiar
Atualizado em 09-30-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Plantar Palmeira-rápis Passo a Passo (Rhapis Excelsa). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *