87+ Cachepot de Madeira para Plantas (Modelos)

Esse é o item decorativo que esta faltando na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Fazendo total diferença na decoração da sua casa ou apartamento, o cachepot de madeira é o item que pode estar faltando para completar a sua decoração. Sendo um item muito versátil, ele pode dar um toque sofisticado e rústico ao ambiente.

Cachepot De Madeira Para Cactos
Leia também: Cacto Tocha de Prata

Sendo grande ou pequeno, quadrado ou redondo, o cachepot de madeira foi feito para se encaixar perfeitamente em qualquer tipo de ambiente.

Cachepot De Madeira Para Plantas

Confira no artigo abaixo algumas informações que te ajudarão a utilizar o cachepot de madeira na sua decoração, e ainda aprenda a fazer o seu.

O que é cachepot?

O cachepot é muito conhecido por ser um suporte para colocar vasos de plantas, trata-se de um revestimento para que o vaso não vá diretamente ao chão. Ele poderá ser pendurado, acoplado na parede entre outras diversas alternativas.

Cachepot De Madeira Para Plantas 2

Estando ligado totalmente para o conceito de decoração, o cachepot é uma peça muito versátil que garante oferecer um destaque maior as suas plantas, além de dar uma pegada rústica e natural ao ambiente.

Cachepot De Madeira Para Plantas 3

É uma ótima opção para você deixar os seus vasos de plantas protegidos, o cachepot ainda pode ser improvisado e confeccionado de diversas maneiras, apresentando modelos que vão dos mais simples aos mais elegantes.

Qual a diferença entre o vaso e o cachepot?

O que diferencia um vaso de um cachepot, é o fato de que os vasos são utilizados para plantarmos diretamente. Normalmente, os vasos apresentam furos na parte de baixo para que o excesso de água seja escoado.

Cachepot De Madeira Para Plantas Suspenso

No caso do cachepot, os materiais de fabricação são mais sofisticados, podendo ser de vidro, porcelana ou de madeira. Por não apresentar furos na parte de baixo, o ideal é colocar o vaso dentro do cachepot.

Entretanto, isso não quer dizer que você não pode cultivar suas plantas diretamente no cachepot, isso é possível sim.

Com Aluminio

Muitas pessoas não fazem a utilização dos vasos e acabam plantando no cachepot, mas não se esqueça de que você deverá prestar atenção em dois fatores.

Para plantar no cachepot você deve prestar atenção na camada de drenagem, que deve ser feita de modo caprichado.

Com Cordas

Dessa forma, o excesso de água da planta vai ficar longe das raízes, evitando que a sua planta apodreça.

O outro fator que deve ser levado em consideração, é a quantidade de regas. Para plantar diretamente no cachepot, você deve diminuir drasticamente a quantidade de regas.

Com Tripe

Pois o cachepot não apresenta furos na parte de baixo, impossibilitando que o excesso de água se escoe.

Veja também: Painéis de Plantas Feitos de Pallets

Cachepot na decoração

Por ser uma peça muito versátil, o cachepot de madeira é uma ótima opção para compor decorações minimalistas, industriais, modernos, entre outras diversas alternativas que dependem de um projeto harmônico.

De Parede

Um fator que te ajuda a utilizar o cachepot de madeira na decoração, é a possibilidade que você tem de personalizar o seu cachepot em casa, sem ter que se prender nos modelos prontos do mercado.

Porém, em todos os casos você deve utilizar o tipo de cachepot que vai atender as suas necessidades.

Estilo

Por exemplo, não fará sentido nenhum você utilizar o cachepot de madeira pequeno para cultivar plantas que vão crescer ou até mesmo se espalhar bastante.

O formato do cachepot, assim como o tamanho dele, fazem total diferença na decoração. É possível encontrar modelos de cachepot redondos, retangulares, quadrados, personalizados, entre outros.

Fotos De Cachepot De Madeira Para Plantas

É possível deixar o cachepot de madeira em diversos lugares, com base na decoração do ambiente. Ele pode ser acoplado na parede, pode ser deixado no chão, ou pendurado em algum suporte como os painéis de pallet.

Por ser um item feito de madeira, você pode deixá-lo em qualquer lugar, tanto dentro quanto fora da sua casa. Você precisará também se manter atento quanto a umidade, principalmente se o vaso tiver furos para escoar a água após as regas.

Tipos de cachepot

Existem diferentes tipos de cachepot de madeira, diversos tamanhos e formatos que podem se encaixar perfeitamente na decoração da sua casa ou apartamento.

Imagens De Cachepot De Madeira Para Plantas

Para os ambientes externos e para os jardins, o cachepot de madeira é uma ótima alternativa para aumentar seu foco no paisagismo do ambiente.

Eles são ideais para você colocar plantas e árvores de pequeno porte, como por exemplo, pequenas palmeiras.

Madeira Branca

Já os modelos de cachepot de madeira pequenos, se adaptam em qualquer ambiente. Eles não ocupam muito espaço e podem ser adaptados em prateleiras, mesas e outras estruturas.

Muitas pessoas utilizam o cachepot de madeira pequeno para cultivar suculentas, ou outras plantinhas menores, sendo uma boa alternativa também para cultivarem ervas.

Madeira Pintada

Existem também os tipos rústicos de cachepot de madeira, esses tipos costumam proporcionar muita elegância ao ambiente.

O cachepot de madeira rústica é muito famoso, e dá a possibilidade de ser customizado para combinar ainda mais com o ambiente.

Modelo Artesanal

Um tipo que é facilmente encontrado nas decorações, é o cachepot de madeira para parede, você pode otimizar o ambiente e investir em alguma estrutura para servir de base ao cachepot.

Utilizando o cachepot de madeira para parede, você consegue criar modelos únicos de decoração para a sua casa ou apartamento.

Você pode até mesmo organizá-los de uma forma que seja possível colocar diferentes espécies de planta, em apenas um suporte.

Veja também: Como Fazer Casa na Árvore

Passo a passo para fazer um cachepot de madeira

Modelo Redondo

Para fazer um modelo simples de cachepot de madeira, você não vai precisar de muitos materiais. Confira abaixo os materiais necessários:

  • 1 cola de secagem rápida;
  • 1 planta com vaso;
  • 4 tacos maiores, que serão da altura do cachepot;
  • 8 tacos menores.

Confira agora como é simples montar um cachepot de madeira pequeno:

Como Fazer um Cachepot de Madeira

Tempo total: 2 horas

É importante que os tacos menores sejam 1,5 centímetros menores do que o a boca do vaso, dessa forma o vaso ficará pendurado no cachepot;

Primeiramente faça a montagem da parte lateral do cachepot, utilizando dois tacos menores e dois maiores, passe a cola no topo dos tacos e segure por mais ou menos 1 minuto. Os tacos menores devem ficar na parte interna do retângulo;

Faça dois retângulos iguais para serem as duas laterais do seu cachepot de madeira;

Depois, utilize 4 tacos menores para fazer a junção das laterais. Cole os 4 tacos menores em cada uma das pontas de um dos retângulos já prontos;

Quando terminar de colar os 4 tacos menores, cole o outro retângulo nos 4 tacos e espere secar.

Prontinho, o seu cachepot de madeira já está pronto para uso.

Modelos Grandes
Modelo Suspenso
Para Area
Para Cactos
Para Decorar O Jardim
Para Flores
Para Horta
Para Mesa De Escritorio
Para Suculentas
Para Suculentas 1
Pintada
Plantas Adequadas
Quadrado
Quadrado 1
Redondo

Viu como fazer um cachepot de madeira é fácil?

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.