Melhores Plantas de Cobertura: Tipos e Espécies

Confira uma lista com os melhores tipos e espécies de plantas para você cultivar como cobertura.

Publicado em e atualizado em: 21-02-2022 por Lory Aguiar

Locais onde ocorrem o plantio direto, precisam ter plantas de cobertura para que elas possam agir diretamente no solo e garantir sua proteção. Saiba no artigo de hoje.

As Melhores Plantas

Melhores plantas de cobertura:

Gramíneas de coberturaAveia, centeio, azevém e milheto.
Leguminosas para cobertura Tremoço, ervilha, mucunas.
Crucíferas Nabo forrageiro.
Mais plantas de coberturaMucunas, as crotalárias, feijão-de-porco, guandu anão, caupi ou feijão miúdo, teosinto, milheto, capim sudão, sorgo e trigo mourisco
Plantas de Cobertura

O que são plantas de cobertura?

Dicas De Especies

Nos solos onde é feito o cultivo de plantas, após a colheita é a vez das plantas de cobertura tomarem o seu lugar e começarem a agir sobre o solo.

Elas também são conhecidas como adubos verdes. Normalmente, o processo de desenvolvimento delas é o de nascer em determinado solo, crescer, serem coletadas e as suas sobras se mantém no lugar.

Entenda a importância dessa vegetação

O principal motivo de ser feito esse tipo de cultivo é por ele ser capaz de garantir a proteção do solo.

Em outras palavras, as plantas de cobertura são ótimas para o solo, pois melhoram de forma significativa a qualidade física do local. Além disso atuam também em aspectos químicos e biológicos da terra.

Dessa forma, novas plantações ou cultivos poderão se desenvolver de maneira mais eficiente e saudável, resultando em plantas mais fortes, de qualidade e resistentes.

Veja também: Modelos de Casas na Árvore

Vantagens das plantas de cobertura

Agora que você sabe o que é e qual a sua importância para o solo, vamos abordar um pouco mais sobre as suas vantagens.

Confira abaixo a seleção das principais vantagens em fazer o uso dessa técnica de plantas de coberturas para o solo:

Evite à erosão do solo

Dicas De Plantas Ornamentais

Quando se tem plantas de cobertura, elas depois de um tempo podem se tornar palhas sobre o solo.

Isso não é algo ruim, pelo contrário, na forma de palha as plantas de cobertura também ajudam na proteção. E uma das maneiras de proteger é evitando o temível processo de erosão do solo.

Em resumo o a erosão é um processo que torna o solo mais precário, pois ocorre a movimentação da terra, com o auxílio do vento ou dos períodos da chuva. Com essa camada protetora, isso não acontece.

Leia também: Flor Camarão Amarelo

Melhora a qualidade de vida da fauna

Flores De Cobertura

Outra ação muito importante das plantas de cobertura é os benefícios que ela traz a fauna que está na superfície do solo.

Normalmente, eles buscam por um local onde possam se abrigar e também consigam se alimentar. O que faz com que as plantas de coberturas deem conta dessa fauna.

Vale destacar que quando é dito fauna, é preciso pensar nas bactérias, fungos e outros microrganismos que vivem no solo e podem proteger as plantas contra doenças e inclusive pragas.

Se torna matéria orgânica

Fotos De Plantas De Cobertura

As plantas de cobertura podem utilizadas como um tipo de matéria orgânica que irá oferecer melhor estrutura para o solo.

Assim, ele conseguirá reter melhor a água e aumentar a sua porosidade, que é a responsável por fazer circular os nutrientes e líquidos no solo.

E falando em nutrientes é bom destacar que a decomposição dessas plantas é algo muito positiva, já que elas são fontes riquíssimas de componentes que nutrem o solo.

Isolante térmico

O solo agora não terá mais problemas com os raios solares, pois as plantas de cobertura irão formar uma camada que vai impedir que a terral eleve a sua temperatura.

Quando o solo sofre com o aumento de calor, muito problemas podem ser gerados. Entre eles a morte dos microrganismos que promovem a qualidade do solo.

Veja também: Painéis de Pallets com Plantas e Flores

Amortecedor natural

Imagens De Plantas De Cobertura

Não há como evitar que maquinários pesados, tais como tratores e arados, ou até mesmo o trânsito de animais aconteça sobre o solo onde pretende-se iniciar o cultivo de plantas.

Quando não há uma cobertura para manter a segurança do solo, pode ter a certeza que o solo se torna mais compacto dificultando novas plantações.

Assim, as plantas de coberturas irão funcionar como um tipo de amortecedor natural para esse tipo peso excessivo.

Atua junto as raízes

Para Cerca Viva

Um solo com boa porosidade permite que a água infiltre pelo solo com mais facilidade e assim garanta a umidade necessária para que a planta possa se desenvolver.

Isso acontece devido ao fato de as plantas cobertura possuírem raízes bem mais compridas, o que faz om que elas atingem as camadas mais profundas do solo.

Além disso, elas conseguem trazer mais nutrientes para o solo, o que ajuda a fortalecer as raízes das plantas.

Nitrogênio

Aqueles que já praticam ou estudam sobre o cultivo de plantas sabem que elas são as únicas responsáveis por conseguir capturar o nitrogênio do ar e trazê-lo para o solo. Lembrando que o nitrogênio é um componente importante para o solo, isso o ajuda a torná-lo mais fértil e propicio para o desenvolvimento das plantinhas.

Impede o surgimento de plantas daninhas

Com a implementação de plantas de cobertura você não precisa mais se preocupar com o crescimento de plantas daninhas.

Afinal de contas, essas plantas irão evitar a entrada dos raios solares o que consequentemente impede a germinação de plantas danosas para o solo. Com a falta de luz solar elas não terão forças para se manterem.

Controla pragas e outras doenças das plantas

As plantas de cobertura dificilmente sofrem ataques de pragas ou de algum tipo de doença comum as plantas consideradas comerciais.

Assim sendo, elas ajudam a manter o cultivo mais seguro, já que o solo não será um ambiente propício para esse tipo de maleficio que costuma acometer algumas lavouras. Dessa maneira, podemos dizer que ela interrompe o ciclo.

Herbicida natural

Vale destacar que assim como as plantas de cobertura impedem o crescimento de ervas daninhas ao redor da plantação, elas também funcionam como espécies de herbicidas naturais.

Em outras palavras, isso significa que elas liberam componentes orgânicos no solo o qual tem a ação de reduzir ou até mesmo eliminar de uma vez as plantas daninhas que surgem ao longo da lavoura.

Leia também: Como Matar Grilos

Exemplos de plantas de cobertura

Plantas De Cobertura

Há dois tipos de plantas de cobertura, aquelas que são semeadas no verão, entre setembro a dezembro, e as da época de inverno, as quais são cultivadas de março a junho. Alguns exemplos das espécies de verão são:

  • Trigo;
  • Feijão miúdo;
  • Mucunas e outros.

Enquanto que as de inverno são:

  • Aveia branca ou preta;
  • Ervilha forrageira;
  • Gorga e outros.

Qual é a sua planta de cobertura favorita? Deixe um comentário.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.