Como Plantar Bananeira do Mato Fácil (Helicônia)

Tutorial completo com o passo a passo fácil para você plantar e cultivar flores de helicônia na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 18-02-2022 por Lory Aguiar

A forma mais fácil e rápida de fazer uma boa decoração na sua casa ou em seu jardim é realizando o cultivo de flores.

Bananeira Do Mato

Existem diversas espécies que podem ficar lindas nesses espaços. Entre as opções tem a bananeira do mato, a qual também pode ser chamada de helicônia.

Bananeira Do Mato 1

Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ela, mas calma que no artigo de hoje traremos diversas informações para você estar por dentro de tudo o que envolve a bananeira do mato.

Helicônia

Antes de mais nada é preciso deixar claro que a planta tem o nome cientifico de helicônia, mas popularmente as pessoas a conhecem como bananeira do mato.

Cacho De Flores

Sua origem é de locais da América do Sul, além da Indonésia e Ilhas do Pacífico. As flores costumam nascer durante todo o ano, porém é no verão que elas ficam cores mais intensas.

A bananeira do mato tem uma vida bastante longa e pode chegar a medir até 5 metros de altura. Ela permite que você plante em qualquer lugar da casa, dentro ou fora.

Informações importantes sobre a planta e seu cultivo

É interessante destacar que a bananeira do mato lembra o formato de uma bananeira comum, no entanto suas flores costumam ser mais vibrantes com um colorido vivo que atrai muitos olhares.

Como Cuidar Da Heliconia

Devido à sua aparência, muitas pessoas investem nesse tipo de planta para decorar os ambientes.

Vale mencionar ainda que o ideal é que o plantio e também o cultivo da bananeira do mato seja feito em um quintal, jardim ou canteiro. O motivo é devido ao tamanho que ela pode chegar.

Como Plantar Bananeira Do Mato

No entanto, se você estiver disposto a cuidar da planta em um vaso menor é possível tentar ajustá-la para que não se desenvolva além do esperado.

Tipos de bananeira do mato (Helicônia)

Cor Amarela
AngustaA espécie de bananeira do mato mais comum, com flores vermelhas.
PsittacorumTambém chamada de helicônia papagaio.
RostrataFolhagens que lembram um cacho de bananas.
BourgaeanaVariedade com folhas e flores mais pontiaguadas.
BihaiA variedade anã, perfeita para o cultivo em pequenos vasos.
CaribaeTambém chamada de garras de lagosta.
Tipos de Bananeira do Mato

A seguir vamos falar de algumas das variações de planta. Isto porque no mundo existem cerca de 200 espécies diferentes de bananeira do mato.

E somente 30 delas nativas. Ou seja, é uma planta muito variada e que gera características únicas para cada espécie, assim como cuidados específicos.

Dessa forma, decidimos selecionar os principais tipos de bananeira do mato. Assim, você conhece cada uma delas e descobre qual combina com a decoração da sua, além de confirmar se é necessária uma atenção redobrada em cima da planta ou não.  

Veja também: Como Plantar Arbusto Elefante

Angusta

Angusta

A bananeira do mato mais comum é do tipo angusta. Sua cor vermelha é o que chama a atenção das pessoas que adoram flores.

Em algumas ocasiões, encontramos essa planta em tons alaranjados e inclusive amarelados, porém o mais tradicional é o vermelho vivo dessa planta.

Angusta 1

O seu formato é vertical, ou seja, as hastes dessa planta irão crescer para cima. O caule possui um verde que contrasta com as pétalas da flor. As folhas também seguem a mesma tonalidade, porém elas possuem textura.

Angusta 3

Psittacorum

Essa planta também recebe o nome de helicônia papagaio. Seu formato lembra o de um arbusto, sendo a mais comum dessa espécie.

Psittacorum

Caso queira medir seus ramos, você irá ver que essa bananeira do mato pode chegar à altura de 1,5 metros. As folhas dessa planta são bem lisas e um tom de verde vivo.

Psittacorum 1

As pétalas de suas flores são de um vermelho e amarelo incrivelmente atraente, que permite a confecção de lindos arranjos.

Psittacorum 2

Rostrata

Aqueles que amam plantas ornamentais vão se encantar com o tipo de bananeira do mato rostrata. Isso porque ela possui folhagens que se assemelham ao cacho de bananas. Suas flores costumam ser pequenas, porém de um branco inconfundível.

Rostrata
Rostrata 1
Rostrata 2

Devido a sua altura, é preciso estar atento ao espaço onde pretende cultivar essas plantas, afinal de contas ela pode atingir até mais que 3 metros de altura. Por isso o interessante é que elas fiquem em canteiros ou jardins.

Bourgaeana

A bourgaeana lembra muito a rostrata, porém o maior diferencial entre elas é que a bourganeana possui folhas e flores mais pontudas, além de serem uma forma mais oval.

Bourgaeana

O tamanho que elas podem atingir é de 4 metros, ou seja, é preciso garantir um bom espaço para acomodar essa planta.

Quando esse tipo de bananeira do mato floresce, ela consegue dar lindas flores pequenas em cores que variam do vinho ao rosa.

Bourgaeana 1

Bihai

Por mais que esse tipo de planta, a bihai, seja classificada como um arbusto, saiba que ela não é tão pequena assim.

Bihai

Sua altura pode atingir cerca de 4 metros. Então, se você deseja ter uma dessas em sua casa, já deixe um espaço confortável para essa planta poder se desenvolver com facilidade.

Bihai 1
Bihai 2
Bihai 3
Bihai 4

Algumas pessoas a chamam de pássaro de fogo, devido aos tons de vermelho, preto e verde claro que ela possui.

Caribae

No Brasil é um pouco difícil de encontrar a caribae, porém você pode encontrar algumas mudas dela pela internet. Devido ao formato de suas folhas, ela recebe o apelido de garras de lagosta.

Caribae

Ela tem cores bem vibrantes que costumam chamar a atenção das pessoas, por isso que ela é bastante procurada para o plantio e cultivo.

Caribae 1
Caribae 2

Vale acrescentar que suas folhas são grandes e possuem flores pequenas em seu interior, que são delicadas e de uma beleza única.

Leia também: Camarão Amarelo

Como Plantar e Cuidar da Bananeira do Mato

Vamos agora falar um pouco mais sobre o cultivo dessas plantas. A primeira coisa que você precisa se atentar é que são plantas tropicais. Isto quer dizer que elas gostam de muita luz.

Cor Amarela 1

Assim, é preciso deixá-las em um ambiente bem iluminado. De preferência, coloque o vaso ou plante-as onde há a incidência de luz natural do sol.

Com relação ao solo, você precisa manter ele sempre úmido e adubado. O interessante é utilizar matéria orgânica para realizar a adubação do local.

Cor Laranja 1

Outro ponto importante é certificar-se que o solo tem uma boa drenagem, para evitar que as raízes da bananeira do mato comecem a apodrecer com o tempo.

Nunca deixe que a terra fique seca, essa planta gosta de bastante água. Assim sendo, mantenha as flores, folhas e o solo úmidos com frequência. Quando perceber que estão secos, já comece a regar. No inverno, uma dica é regar a planta com água morna.

Cuidados Com Heliconia
Dicas De Como Plantar
Em Duas Cores
Flor Amarela
Flores Cor Laranja
Flor
Folhas Da Bananeira Do Mato
Fotos Da Flor
Fotos Da Flor 1
Fotos Da Heliconia
Fotos De Bananeira Do Mato
Fotos De Bananeira Do Mato 1
Heliconia
Heliconia 1
Imagens Da Heliconia
Imagens De Bananeira Do Mato
No Quintal
Plantar Heliconia
Tutorial Passo A Passo
Vermelha

Você ficou com alguma dúvida sobre como cultivar bananeira do mato? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.