Como Plantar Cacto Tocha de Prata (Cleistocactus Strausii) + Cuidados

Aprenda passo a passo como plantar e cuidar deste belo cacto!

Publicado em e atualizado em: 10-03-2022 por Lory Aguiar

Publicamos recentemente um guia especial sobre o cacto rabo de gato. Hoje, trouxemos mais um popular cacto cultivado no interior: o cacto tocha de prata.

Os colecionadores de cacto apreciam esta planta principalmente pela característica que dá o nome popular a ela. Este cacto tem uma cobertura de espinhos prateados cobrindo o caule em formato de tocha.

ao ar livre 1

Assim como outras plantas da família cactacae, esta é uma planta de fácil cultivo e baixa manutenção. A maior atenção que você deve ter é em relação a irrigação, que nunca pode ser excessiva sob pena de causar doenças na planta.

bem de perto

Quer aprender mais sobre como plantar o cacto tocha de prata na sua casa? Confira o guia que o Meu Verde Jardim preparou para hoje.

Cleistocactus Strausii

Cacto Tocha de Prata
Nome científicoCleistocactus Strausii
Nome popularCacto Tocha de Prata
FamíliaCactacae
OrigemArgentina
Cacto Tocha de Prata

Leia também: Como Comer Cactos

Características do Cacto Rabo de Gato

Como cuidar de Cacto Tocha de Prata

Confira as principais características para você identificar essa planta:

  • Cacto de flores que atrai polinizadores para o jardim.
  • Planta versátil que pode ser cultivada em vasos de interior ou ao ar livre.
  • Florescimento condicionado a receber bastante incidência de luz solar.
  • Tolerantes a longos períodos de seca.
  • Planta não tóxica.
  • Apresenta muitos espinhos cortantes em seu caule.
  • Espinhos curtos e na cor prata.
  • Flores estreitas e tubulares.

Como Plantar Cacto Rabo de Gato

Confira as principais técnicas de cultivo para esta planta de deserto:

  • Luz: por ser plantas de deserto, os cactos gostam muito de luz de sol. É até possível cultivá-lo com pouca luz, mas ele provavelmente não florescerá. Ao cultivar dentro de casa, posicione ele próximo a uma janela que recebe sol. Certifique que a sua planta receba pelo menos seis horas de sol por dia.
  • Solo: como essa planta é muito sensível ao excesso de água, o solo precisa estar bem drenado para receber esse cacto.
  • Irrigação: aqui que ocorre a maior parte dos problemas. Os cactos são plantas relativamente simples de se cultivar, mas são muito sensíveis ao excesso de irrigação. Como os cactos armazenam muita água, é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Vale dizer também que plantas mais novas vão exigir mais frequência de irrigação que plantas mais velhas.
  • Dormência: no outono e inverno, essa planta entra em período de dormência. Durante esse período, você deverá parar a irrigação.
  • Fertilização: para promover um florescimento vigoroso, você pode aplicar um fertilizante de liberação lenta voltado para cactos. Siga todas as instruções de aplicação contidas no produto adquirido.
  • Temperatura: os cactos são plantas que gostam de temperaturas elevadas. Você deverá proteger seus cactos de geadas e baixas temperaturas.
  • Pragas: o grande vilão dos cactos e suculentas são os ácaros. Eles podem gerar uma grande dor de cabeça quando infestam a planta. Passa algodão com álcool pode resolver rapidamente esse problema.
  • Propagação: é possível propagá-lo cortando um ramo da planta. Outra forma de propagá-lo é a partir de sementes, que podem ser adquiridas em lojas virtuais de jardinagem e produtos agrícolas.
  • Florescimento: você pode estar se perguntando porque o seu cacto não floresce. Se você tomou todos os cuidados ditos até aqui, é para ele florescer. Todavia, vale dizer que essas plantas demoram cerca de dez anos para começarem a dar as primeiras flores. É um grande exercício de paciência. Mas obviamente você não precisa de flores para apreciar a beleza dessa planta desértica.

Vale dizer que os cactos são plantas espinhosas e perigosas de se manusear. Recomendamos o uso de luvas resistentes para realizar a manutenção do seu cacto rabo de gato.

Leia também: Cuidados com Bananeira do Mato e Mandacaru, e Cacto Amendoim

Como plantar Tocha de Prata
Como regar Tocha de Prata
Cuidados com Cacto Tocha de Prata
em vaso 2
florescendo
Flores do cacto
flores vermelhas
Fotos de Cleistocactus Strausii
Fotos de Tocha de Prata
Imagens de Cleistocactus Strausii
Imagens de Tocha de Prata
Irrigacao de Cacto Tocha de Prata 504x1024
Tocha de Prata 2
Tocha de Prata 3
Tocha de Prata 4

Você vai gostar: Como Plantar Senecio e Como Cultivar Bananeiras

Ainda ficou com alguma dúvida? Não excite em perguntar abaixo! Vamos te ajudar a cultivar o cacto rabo de gato passo a passo no seu jardim!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cacto Tocha de Prata (Cleistocactus Strausii) + Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.