Tipos de Vasos: Como Escolher o MELHOR para suas Plantas!

Qual o melhor material? Quais são os tamanhos corretos? Que vaso é melhor para cada tipo de planta? Aprenda!

Publicado em e atualizado em: 30-07-2021 por Lory Aguiar

Pode parecer um detalhe pequeno, mas a escolha do vaso é imprescindível para o desenvolvimento da planta. Dado isso, criamos este guia para você aprender um pouco mais sobre cada tipo de vaso e quais as suas diferenças práticas. A escolha adequada do vaso não só vai deixar a sua planta/flor mais bonita como vai oferecer mais saúde no desenvolvimento dela.

Um vaso não é apenas o local onde colocamos a planta. É a sua casa. O seu ambiente natural de vida. Por conta disso, você não deve levar em consideração apenas critérios estéticos na hora de escolhê-lo.

Confira: Plantas para Plantar em Vasos Grandes e Árvores para Vasos

como escolher vasos

Vasos para Interior x Vasos para Exterior

A princípio, podemos imaginar que um mesmo vaso pode ser eficiente se colocado tanto na área externa quanto na área interna de uma casa ou apartamento. Porém, ao mudar de ambiente, as planta demanda outros cuidados e a escolha do vaso é condicionada por esta mudança. Assim sendo, vasos para interior devem ser diferentes de vasos para exterior.

Ao escolher um vaso para o exterior, você deve optar por modelos que forneçam uma boa drenagem, dado que estão suscetíveis a chuvas e não têm a proteção de um teto. Uma planta com excesso de água pode se afogar e sucumbir. O melhor tipo de vaso para este fim são os de barro, que permitem que a água transpire e evapore. Outro fator a ser considerado na hora de selecionar um vaso para uma planta ao ar livre é pensar em um material que seja resistente às circunstâncias temporais, como os raios do sol e as geadas. Nesse quesito, as melhores opções são os vasos feitos de vidro e de plástico. Por fim, outro fator que deve ser considerado é que você vai transportar vasos que ficam em quintais. Caso as plantas sejam grandes, há vasos com rodinhas que facilitam o transporte. Pense também no peso do vaso.

Ao escolher um vaso para o interior, você deve optar pelos vasos de vidro e de metal, dado que, dentro de casa, as temperaturas costumam ser mais constantes. Estes vasos costumam economizar água.

Leia também: Plantas para Vasos Pequenos

Existe um tipo de vaso para interior chamado auto-hidrante, que possui um reservatório de água, facilitando com que você irrigue as suas plantas e evitando com que elas sucumbam por falta de umidade.

dicas de vasos

Tipos de Plantas

Algumas plantas têm características que as fazem exigir vasos específicos. Confira um pequeno guia de vasos especiais para alguns tipos de plantas:

  • Vasos para Bonsai: os melhores para bonsais são os vasos do tipo bandeja, dado que suas raízes crescem mais em largura do que em profundidade;
  • Vasos para Suculentas: as suculentas, diferente dos bonsais, exigem profundidade para o desenvolvimento de suas raízes. Dado isso, você vai precisar de vasos fundos;
  • Vasos para Orquídeas: as orquídeas costumam exigir incidência de luz solar em suas raízes. Dado isso, elas exigem vasos transparentes, como vasos de vidros ou plásticos. Você também vai precisar de um vaso que ofereça um sistema de drenagem eficiente, dado que elas costumam sucumbir se afogadas;
vasos para plantas

Há outros fatores que você deve considerar como durabilidade do material e a estética, dado que deve combinar com o ambiente em que você vai colocar a planta. Confira mais dicas de escolha no vídeo abaixo:

Você tem dúvidas na hora de escolher o vaso? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Tipos de Vasos: Como Escolher o MELHOR para suas Plantas!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.