Camarão Amarelo: Características, Plantio e Cuidados

Saiba tudo sobre o Camarão Amarelo e como pode ser cultivado em sua casa!

Publicado em e atualizado em: 18-02-2022 por Lory Aguiar

O Camarão Amarelo é uma planta predominante em ambientes mais quentes, que não exigem uma rega frequente. É perfeito para pessoas que não possuem tempo para cuidar diariamente por conta do trabalho e da rotina corrida, por exemplo.

Pachystachys lutea

Amarela E Branca
Nome científicoPachystachys lutea
Nome popularCamarão Amarelo ou Planta Camarão
FamíliaAcanthaceae
OrigemEl salvador
Pachystachys lutea

O Camarão Amarelo pertence à família Acanthaceae, das angiospermas. Esta família se caracteriza por ser uma planta em conjunto da flor, que é o caso do Camarão-rosa, outra espécie dessa família.

Camarao Amarelo

Na natureza, é muito fácil de reconhecer o estilo do Camarão Amarelo, porque a sua folhagem é mais simples e pode atingir somente 1,2 metros de altura. É bem pequena, concorda?

Em alguns locais, é possível encontrá-la pelos nomes de Camarão Amarelo, Camarão ou apenas Planta-Camarão. Estas maneiras estão igualmente corretas, não precisa se preocupar caso pense ter errado o nome.

Características da Flor do Camarão Amarelo

Sua principal característica é por seus caules serem afinados e chegarem a até 1 metro, algo bem diferente.

Camarao Amarelo 1

Sabia que quando fazemos a poda da planta, ela se torna muito mais atrativa? Os cuidados que devem ser feitos são bem importantes para aproveitar mais a beleza do Camarão Amarelo.

A planta possui os cachos mais caídos, com flores em formato de tubos brancos e dois lábios, que possuem diversas brácteas na cor marrom-avermelhado. Por conta de sua aparência sugestiva a de um camarão, recebeu esta nomenclatura.

Você sabia que o Camarão Amarelo se encaixa em um clima subtropical e tropical? É possível que este fator seja algo familiar para você, pois ambos climas predominam na América do Sul e América Central.

Camarao Amarelo 2

A planta é originária de El Salvador, que possui um clima tropical. Neste país o clima pode variar conforme a altitude, podendo ser temperado. Somente a região da costa é que possui um clima mais quente.

Camarao Amarelo 3

O país da América do Sul onde é encontrado é o Peru, que conta com um clima bem subtropical cercado de aridez, pois lá não costuma chover tanto. Os níveis de pluviosidade são baixos se comparados com os do Brasil. O Camarão consegue sobreviver facilmente, pois a temperatura perfeita para ele é de 30°C.

No Brasil, podemos observar que esta planta é comumente utilizada para decoração de jardim por conta de suas cores bem vivas. Por mais que não sejam grandes quanto as outras, é perfeita para o paisagismo.

Camarao Amarelo 4

As flores do Camarão Amarelo são bem coloridas, e a cor mais chamativa é justamente o amarelo, tal qual leva o seu nome. Ela, diferente de outras flores, não contém nenhum fruto em seu interior, portanto, não é da classificação das gimnospermas.

Leia também: Cuidados com Arbusto Elefante

Sobre o clima e as diferenças de Tropical e Subtropical

Você desconhece o que significa tropical e subtropical? É algo bem simples, mas que diz muito sobre o local no qual todos vivemos, e principalmente sobre as plantas. Compreenda mais um pouco:

Camarao Amarelo Com Branco
Subtropical:este clima cerca toda a região ao sul do Trópico de Capricórnio. É comum que o verão seja mais curto, e que as temperaturas predominam entre 21°C a 30°C.
Tropical:entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o clima costuma ser quente e mais chuvoso. A temperatura anual é acima dos 20°C.

O Brasil é um país muito diferente climaticamente, por conta de sua extensão. Podemos encontrar 6 tipos de climas, e cada um deles predomina em uma região distinta. Aqui no Brasil encontramos o Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico, Semiárido e Subtropical, portanto, não podemos afirmar com certeza que o país é somente tropical.

Como Cuidar Do Camarao Amarelo

Como plantar Camarão Amarelo

Caso a sua vontade seja a de plantar o Camarão Amarelo no vaso, recomendamos que ela seja sempre exposta ao sol ou ao menos na meia-sombra, pois ela precisa de boa iluminação diariamente.

Algo que precisa ser feito regularmente é a rega. Você deve regar a planta, de modo que o solo se mantenha úmido, mas não totalmente encharcado, ou ela pode morrer.

Como E A Planta

Cuidado para não se confundir com o fato da planta ter o nome Camarão, e acreditar que regá-la diariamente será o ideal. Não! A rega precisa acontecer a cada duas semanas, no máximo, pois é preciso aguardar a terra secar para fazer uma nova rega.

Para a manutenção, basta que você remova todas as folhas que estiverem mortas no interior do vaso. É algo bem simples, mas que ajudará o Camarão Amarelo a crescer forte e saudável no jardim.

Como cuidar e podar

Caso você deseje plantar em outros vasos, basta remover os exemplares que estiverem com boas condições e plantar. Se você não desejar seguir esta opção, basta podar as bordas da planta.

Como Plantar Camarao Amarelo

Se o Camarão Amarelo não for podado, ele ficará pernudo. Os galhos desnudos surgirão na parte inferior, e apenas as flores e folhas ficarão em cima. Mas não precisa se preocupar, é algo normal desta espécie.

Camarão amarelo morrendo

O Camarão Amarelo pode morrer com falta de cuidados, mas principalmente pelas pragas. É normal que existam insetos interessados em comer as folhas, porém não é isto o que desejamos.

Como Plantar Em Casa

Verifique antes de você sair da floricultura se o seu exemplar adquirido está com algum inseto. Isto evitará que ocorra uma infestação por todo o seu jardim e danifique as suas flores.

Quais são os insetos que gostam de estar no Camarão Amarelo? Ácaros, pulgões, cochonilhas e as moscas-brancas. Elas podem acabar com sua planta caso não faça uma boa avaliação antes de levá-la.

Com Parte Branca

Recomendamos que se em algum momento surgir a presença de um desses insetos, que adquira um inseticida ideal para a jardinagem. Se preferir algo mais natural, utilize o Óleo de Neem.

Camarão amarelo atrai dinheiro?

A sua cor costuma atrair dinheiro, pois está ligada diretamente com riqueza, além de lembrar a coloração do ouro. Sem contar estes incríveis fatores, o Camarão Amarelo consegue trazer boas vibrações para o lar, algo muito importante para quem deseja atrair o dinheiro.

Cor Amarela 2

A atração pode ser trabalhada de muitas maneiras, principalmente com objetos visuais que lhe darão a forma daquilo que almeja., que neste caso é o dinheiro. A cor amarela é responsável pela abundância, portanto, cultive-a.

Qual é o significado espiritual?

O Camarão Amarelo é perfeito para as pessoas que desejam prosperidade financeira. Ele auxilia pessoas a terem boa sorte no trabalho e na vida! Você pode colocá-lo em sua varanda e cuidar dele sempre.

Cuidados Com Camarao Amarelo

Como te contamos, esta planta consegue trazer consigo a paz, que é algo necessário para todos os locais. Quem deseja tranquilidade, poderá cultivá-la em seu lar ou até mesmo no trabalho.

Qual é o preço?

Em sites grandes como o Mercado Livre, a muda está por um valor de R$ 78,90. Recomendamos que faça a compra de sua planta em sites específicos de jardinagem.

Cuidados Com Camarao Amarelo 1

Nestes sites ou nas lojas físicas, você conseguirá encontrar o Camarão Amarelo com valores excelentes. Adquira seu exemplar para cuidar com amor e carinho na sua casa.

O Camarão Amarelo é uma planta formidável que poderá estar em seu lar para ser cuidado, além de poder aprender mais sobre ela. É perfeita para te ajudar a conquistar o que deseja e atrair fortuna, e o que mais almejar para a sua vida. Essa bela planta será uma excelente companhia para estar em sua casa.

Cuidados No Jardim
Cultivo Em Casa
Dicas De Cuidados
Dicas De Cultivo
Dicas De Cultivo 1
Flor Amarela 2
Flor Amarela Grande
Flores Amarelas 1
Flores Grandes Amarelas
Fotos De Camarao Amarelo
Fotos De Pachystachys Lutea
Imagens De Flores
Pachystachys Lutea 1
Pachystachys Lutea 2
Parece Um Camarao
Plantar Camarao
Trepadeira Florida
Tutorial De Cuidados

Você ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de camarão amarelo? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

1 comentário em “Camarão Amarelo: Características, Plantio e Cuidados”

  1. Adorei…..tenho o vermelho, mas ele é diferente….suas folhas são finas e parece sempre precisar de água. Já vi outra espécie tbm… Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.