Como Plantar Arbusto Elefante (Portulacaria afra)

Confira tudo sobre a Portulacaria Afra, e saiba como cuidar dela e suas características!

Publicado em e atualizado em: 18-02-2022 por Lory Aguiar

A Portulacaria Afra é uma planta originária da África, como o seu nome científico nos apresenta. Ela é suculenta, pode ser consumida pelos humanos e é uma das espécies mais diferentes que você poderá possuir na sua casa. Compre-a se ficar realmente interessado nela.

Arbusto Elefante

Características da Portulacaria afra – Arbusto Elefante

Nome científicoPortulacaria afra
Nome popularArbusto Elefante
FamíliaPortulacaceae
OrigemSul da África
Portulacaria afra

Por ser uma suculenta, a Portulacaria Afra possui folhagem carnuda que cresce em formato de arbusto e possuem um belo brilho. Diferente de outras espécies, esta aqui é bem forte e muito resistente.

Arbusto Elefante 1

A planta possui caules grossos e bem amarronzados, mas que tem belas folhas esverdeadas que lembram em demasia com a planta de Jade. Este é um fator bem interessante da Portulacaria Afra, concorda? Temos outra informação interessante, veja:

Seu outro nome é conhecido por Arbusto de Elefante e é originária do Sul da África. Por este motivo é que a planta carrega no final de seu nome científico “afra“, que significa “aquela que veio da África“.

Arbusto Elefante Em Bacia

Outra característica interessante é que a Portulacaria Afra, é encontrada em locais com clima mais tropical e subtropical. É propícia para criarmos em solo brasileiro? Sim! Nosso país é perfeito para cuidar de qualquer espécie de planta, principalmente esta.

Um aspecto interessante é por ser de porte pequeno e conseguir chegar a até 6 metros caso não seja podada. Se você a manter no interior de sua casa, é provável que atinja apenas 1 metro.

Arbusto Elefante Em Vaso

Você terá total facilidade de cuidar da Portulacaria Afra dentro de casa. Não existirão problemas que possam atrapalhar, por exemplo. Você precisa apenas se certificar de que ela pegue boa iluminação.

Variedades, Espécies e Híbridos

A suculenta costuma variar em sua coloração porque suas folhas não conseguem produzir a clorofila. Ela é responsável por dar aquele tom esverdeado, sabem? É por este motivo que podemos encontrar variações de branco e amarelo na Portulacaria.

Como Cuidar Do Arbusto Elefante

As flores costumam possuir outro tipo de tonalidade, que seriam rosas em formato de estrela. Se atente apenas que certas espécies poderão ter outro tipo de tonalidade nas pétalas.

Como Plantar Arbusto Elefante

As espécies da Portulacaria Afra contam com 7 variações que te apresentaremos agora. Veja:

  • Portulacaria armiana EJ Van Jaarsveld;
  • Portulacaria afra Jacq;
  • Fructiculosa Portulacaria;
  • Namaquensis Portulacaria;
  • Carrissoana Portulacaria;
  • Pygmaea Portulacaria.

São as espécies desta suculenta que você poderá encontrar em diversas floriculturas para realizar os cuidados na sua casa.

Como plantar e cuidar da Portulacaria afra

No momento de fazer o plantio, você poderá usar qualquer vaso no qual desejar. Não há uma regra para plantar a Portulacaria Afra, seja o de cerâmica, barro ou de plástico terão o mesmo resultado: fazer a planta crescer com segurança.

Como Sao As Folhas

Você precisa apenas prestar atenção no vaso. Ele precisa conter furinhos abaixo de sua superfície para conseguir deixar toda a água escorrer. Será o suficiente para a suculenta crescer forte e saudável.

Somente se atente, pois a planta costuma crescer rapidamente e ultrapassar o tamanho do vaso. Você terá de realizar o replante para a planta não estragar. Recomendamos, neste caso, que você faça o plantio sempre no período de primavera.

Cuidados Com Arbusto Elefante

Mantenha um vaso separado para replantar a Portulacaria Afra, e colocar a plantinha no vaso novo e com muito cuidado. Saiba ser necessário que haja uma rega logo em seguida para as raízes da planta prenderem no solo gradualmente.

Um ponto que não pode passar despercebido por você: se a planta estiver no lado interno da casa, recomendamos que você a deixe na janela escancarada para a luz solar.

Cultivo De Arbusto Elefante

A suculenta necessita de pelo menos um período de 5 a 6 horas de sol por dia. Você não precisa se preocupar em deixá-la meia sombra, porque ela adora ficar em áreas com muito sol.

Sugerimos que se atente com a temperatura do local no qual você vive. Um calor acima de 45°C certamente fritaria a Portulacaria Afra. Procure deixá-la em um local com temperatura de 35°C, no máximo.

Decoracao Com Arbusto Elefante

Algo que achamos interessante de compartilhar com vocês, é que a Portulacaria Afra consegue sobreviver em locais com -3°C. É surpreendente o poder que essa suculenta possui!

Se você vive no sul do Brasil e gostaria de ter esta espécie, saiba que ela se adaptará tranquilamente. Apenas a mantenha no interior de casa para ficar protegida e não deixar as folhas queimarem.

Dicas De Poda

Leia também: Cuidados com Delosperma Echinatum

Como podar passo a passo

A maneira ideal para a poda da planta é ao fazer o corte dos galhos, folhas e das flores da planta. Você precisa apenas cortar os raminhos conhecidos como terminais. É importante ter esta atenção no momento da poda.

Em Arvores

Esta planta precisa receber uma poda por pelo menos uma vez no ano. Isto ocorre porque ela costuma crescer rapidamente e se tornará um arbusto suspenso. Se você não desejar tal aparência, deverá ser feito a poda.

Caso você deseje um aspecto de arvoreta, é interessante realizar a poda dos galhos que estiverem mais baixos. A planta precisa sempre ficar ereta, e não significa que você precisa jogar os destaques da Portulacaria Afra fora. Basta realizar um replantio.

Em Bonsai

Flor e Bonsai

Você poderá plantar em um vaso mais retangular, e cuidar da mesma maneira que fazemos com a Bonsai. Escolha a maneira que você deseja cuidar, pois são quatro estilos diferentes. Veja:

  • Han-Kengai;
  • Shakkan;
  • Sokan;
  • Moyogi.

Você poderá fazer com que a planta atinja sua aparência de bonsai ao fazer a poda correta. Por possuir um formato de arvoreta ela consegue facilmente atingir a forma desejada por você.

Folhas De Portulacaria Afra

Como contamos antes, a flor possui algumas variâncias na coloração. Algumas podem ser rosadas, mas outras terão outra tonalidade de cor em suas pétalas. É algo que deve ser analisado por você durante os cuidados.

Leia também: Suculentas Aeonium

Curiosidades

Sabiam que na África Austral, a Portulacaria Afra faz parte de um dos ingredientes do gin artesanal? Quem adora bebidas alcoólicas certamente apreciaria uma boa dose desse diferente gin.

Folhas Pequenas

Outro fato interessante, é que em outros lugares a planta é utilizada com frequência nos alimentos. É possível degustar da planta nas saladas, sopas e em alguns ensopados para pessoas que apreciam um sabor amargo.

Algumas pessoas poderão supor que apesar de ser comestível, a planta possua níveis de toxicidade, mas não. A Portulacaria Afra é totalmente segura e não apresenta riscos à saúde do ser humano.

Fotos De Portulacaria Afra

Tanto adultos quanto crianças poderão ingerir em refeições. Da mesma maneira que a culinária regional da África Austral realiza. É realmente seguro para humanos!

Apenas devemos mencionar que por ser seguro para nós, não signifique ser para os pets. Ela pode ser perigosa para cães e gatos, além de causar vômitos, desordem e problemas no trato estomacal dos animais.

Imagens De Portulacaria Afra

Sugerimos que deixem a suculenta distante de ambos os animais, principalmente dos felinos que costumam saborear folhas de plantas. Evite que eles cheguem perto para proteger a saúde dos pets.

Veja também: Características da Haworthia attenuata

Como encontrá-las na África?

Você fez uma viagem até a África e está curioso de saber como encontrá-la? A Portulacaria Afra costuma crescer em locais mais quentes, como em matagais, vales de rios, savanas e áreas rochosas.

É possível encontrar no Cabo Oriental, no norte de KwaZulu-Natal, na Suazlândia, Moçambique, Mpumalanga e em Limpopo.

No Galho

Outra curiosidade que possuímos a respeito da planta, é que na África o seu nome não é exatamente Portulacaria Afra, mas Árvore da Abundância. É um nome dado por todos aqueles que a possuem, pois garantem que no lar as pessoas não ficarão nunca sem dinheiro.

Suculenta Verde
Suculenta Verde 1

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar essa planta passo a passo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

1 comentário em “Como Plantar Arbusto Elefante (Portulacaria afra)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.