Como Acabar com Ácaros nas Plantas, Horta e Jardim [Tutorial]

Aprenda como se livrar dessas pragas minúsculas que parasitam suas plantas!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

Ácaros: essas criaturas minúsculas e petulantes que acabam com as nossas prantas. Todo jardineiro já teve algum problema com ácaros na vida. Se você não teve, ainda vai ter. Nesse guia, você vai aprender como acabar definitivamente com essas pequenas criaturas que parasitam nosso quintal.

Os ácaros, embora pequenos, são facilmente identificáveis. Quando eles parasitam uma planta, ela fica com uma aparência “sem brilho“, como se estivesse coberta de poeira. Esses seres podem causar lesões grandes danificantes em suas plantas. A notícia boa é que se você exterminá-los cedo, pode se livrar desse problema antes deles colocarem seus ovinhos.

Tais seres afetam não só plantas presentes em nossos quintais, como também aquelas plantas que cultivamos dentro de casa, as plantas internas. O tutorial presente aqui serve para ambos cenários.

Eles são insetos?

Eles são insetos

Embora acreditamos que eles sejam insetos, eles não são insetos. Ácaros são pequenas aranhas vermelhas, verdes e amarelas que comem as folhas e caules de suas plantas. Ou seja: eles são classificados como aracnídeos, como os carrapatos, aranhas e escorpiões.

Embora eles sejam muito pequenos, na sua fase adulta ficam do tamanho de uma ponta de lápis afiada.

Eles vivem em colônias e geralmente habitam a parte inferior das folhas. Uma só colônia pode conter centenas de milhares dessas pragas.

As suas marcas claras são pontinhos brancos que deixam nas folhas após a alimentação. Quando eles parasitam uma planta, ela costuma ficar em um tom amarelado, “sem brilho”.

Eles utilizam suas bocas para perfurar as folhas e sugar a clorofila e outros nutrientes do vegetal.

Suas colônicas costumam aumentar em climas mais quentes e secos (por isso, plantas no interior são vítimas perfeitas para essas pragas).

Outro fator que potencializa o seu surgimento é a ausência de seus predadores naturais. Muitas das vezes, aplicamos inseticidas e matamos os predadores de ácaros, aumentando a sua proliferação.

Se não controlados, eles vão matando lentamente cada planta do seu jardim e se proliferando por todo o ambiente.

As plantas que eles mais gostam incluem:

Como identificar ácaros?

Como identificar ácaros

A identificação é muito simples. Você pode tanto olhar em busca de marquinhas brancas, que remetem a alimentação dessas pragas. Quanto mais eles comerem as folhas, mais amareladas e sem brilho elas aparentam.

Uma segunda forma de identificação muito simples é balançar as folhas da planta acima de um papel branco. Embora essas pragas sejam pequenas, é possível ver elas no papel branco. Serão semelhante a manchas se movendo com oito patas. Se a sua visão não for das melhores, utilize uma lupa.

Como exterminá-los?

Agora entramos na parte mais prática desse artigo. Você deve agir tanto prevenindo como exterminando esses aracnídeos.

Como exterminá los

Antes de mais nada, você precisa colocar na sua agenda uma inspeção frequente para detectá-los.

E eis as formas de prevenir e remediar essa praga:

  • Uma forma eficiente, fácil e sem muito trabalho é utilizar uma mangueira de água que tenha pressão nas suas plantas;
  • No caso de plantas que se encontrem dentro de casa, você pode utilizar uma esponja úmida sobre cada folha, limpando suavemente para não danificá-las;
  • Caso você encontre uma folha muito infestada dessa praga, você deve removê-la completamente da planta, jogando-as em um saco de lixo;
  • Em alguns casos, você terá de se livrar de uma planta inteira, dependendo do nível de infestação;
  • Existe um inseticida caseiro muito simples e eficiente que pode ser feito de ingredientes básicos que todos temos em casa. Você vai precisar apenas de água, sabão e um frasco spray pulverizador. Misture três colheres de detergente de cozinha com um litro de água e pulverize nas plantas, principalmente abaixo das folhas. Caso não note nenhuma melhora, você pode repetir a aplicação depois de uma semana.

Receitas Caseiras Passo a Passo

Receitas Caseiras Passo a Passo

Existem algumas receitas caseiras muito eficientes, para a além da água com sabão. Segue o tutorial de como fazer algumas delas:

  • Pimenta Caiena: para essa receita, basta pimenta caiena e água. Você vai triturar a pimenta e misturar com meio litro de água. Então coloque a mistura num frasco de spray e pulverize sobre as plantas infectadas pelos ácaros;
  • Alho: em um litro de água, misture dois dentes de alho amassados. Deixe a mistura descansar por 24 horas. Após o tempo, coe a mistura e pulverize o líquida nas plantas;
  • Óleo de Eucalipto: o cheiro cítrico desse óleo afasta os ácaros com bastante força. Eis uma opção muito funcional e popular para se lidar com essas pragas. Além disso, eis um óleo que atua como antibiótico e antibacteriano natural e que, portanto, não causa danos tóxicos as suas plantas. Para fechar com chave de ouro, o seu cheiro é delicioso e perfumará o seu jardim;
  • Óleo de canela: outro óleo muito útil para se livrar de ácaros é o óleo de canela. A canela é um ingrediente muito utilizado na culinária de diversos países por conta de seu sabor intenso e seu aroma agradável. Quando em forma de óleo, ela pode ser utilizada como pesticida natural e muito seguro, principalmente para crianças e animais de estimação. Existem estudos comprovando que o óleo de canela é muito eficiente no extermínio de ácaros. Ela combate não só os ácaros adultos como mata os seus ovos, reduzindo de vez a colônia dessas pragas. Você deve aplicá-lo até duas vezes por semana em suas plantas;
  • Óleo de hortelã-pimenta: outro óleo essencial muito eficiente no combate dessas pragas é o óleo de hortelã-pimenta, que contém um intenso cheiro de mentol. Além disso, ele é um poderoso anti-séptico que pode exterminar outras doenças que assolam as suas plantas;
  • Óleo de alecrim: eis mais um óleo que pode ser utilizado como inseticida natural para acabar com esses aracnídeos que parasitam as suas plantas. Esse óleo é extraído da planta de alecrim e pode ser pulverizado nas folhas das plantas infectadas com ácaros. Você pode misturá-lo com água para render mais;
  • Óleo de canola: eis outro óleo muito eficiente, que muitas pessoas têm em casa, dado que ele é utilizado para frituras. Você deve misturá-lo com água antes de pulverizar em suas plantas.

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Acabar com Ácaros nas Plantas, Horta e Jardim [Tutorial]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.