Como Usar Óleo de Neem nas Plantas, Verduras, Horta e Jardim

Óleo de Neem é um pesticida e fungicida natural que não afeta insetos benéficos como os polinizadores.

Publicado em e atualizado em: 02-08-2021 por Lory Aguiar

O óleo de neem é uma substância produzida a partir de uma árvore indiana. Ele é utilizado de forma medicinal e terapêutica como antifúngico, anti-inflamatório e como repelente natural. O que poucos sabem é que ele também tem diversas aplicações no jardim. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, vamos te ensinar como usar o óleo de neem nas suas plantas e as funções que ele exerce.

Oleo de Neem

Ele é utilizado como um fungicida natural para exterminar fungos, assim como pesticida para exterminar e repelir pestes e pragas que atacam as suas plantas, frutos e flores.

Por ser uma substância natural, ele não apresenta toxidade e é seguro para humanos e animais de estimação. Por conta disso, é um excelente substitutivo para fungicidas e pesticidas sintéticos, que podem conter químicos tóxicos para o ser humano e para o meio ambiente.

Outro problema dos pesticidas sintéticos é que eles acabam se tornando ineficientes após os insetos desenvolverem resistência. Isso não ocorre quando utilizamos o óleo de neem como pesticida.

O que é óleo de neem?

Oleo de Neem 1

O óleo de neem é um óleo essencial extraído das sementes da árvore Azadirachta indica.

O principal componente contido nessas sementes é o azadiractina, responsável por agir como um poderoso fungicida e inseticida. As sementes dessa árvore assumem o tamanho de uma azeitona e são utilizada na medicina tradicional indiana há milênios.

O azadiractina age interferindo no ciclo reprodutivo dos insetos, afetando seus hormônios, sua alimentação e também a síntese de proteínas. Esse combo poderoso faz o óleo de neem um poderoso recurso natural para o controle de pragas.

Efeitos do Óleo de Neem nas Plantas

Oleo de Neem de jardinagem

O óleo de neem (ou óleo de nim) pode ser aplicado via um pulverizado spray sobre as plantas. Ele age controlando a população de fungos e pragas que parasitam as plantas.

O óleo de neem é eficiente em repelir e exterminar pulgões, ácaros, cochonilhas, vermes e besouros. Suas propriedades fungicidas são competentes em lidar com doenças provenientes de fungos, como oídio, ferrugem e manchas fúngicas nas folhas.

Você pode aplicá-lo em plantas ornamentais, árvores frutíferas, vegetais, ervas e nozes.

Ele só não é recomendado quando se acaba de replantar uma planta, uma vez que ela pode ficar mais sensível nesse período de adaptação de novo solo.

Um estudo publicado em 2016 demonstrou que existem mais de cem compostos ativos diferentes no óleo de neem que contam com potencial inseticida.

Segundo o estudo, o principal princípio ativo do óleo é tornar os insetos inibidos de se alimentarem, levando a morte por fome.

Oleo de Neem para plantas

Esses são os efeitos inseticidas do óleo de neem:

  • Reduz a ovulação dos insetos;
  • Impede o desenvolvimento de larvas;
  • Repele insetos e larvas das folhagens;
  • Inibe a alimentação dos insetos levando a morte por fome.

Vale dizer que a grande vantagem deste produto é que ele não afeta insetos legítimos e benéficos, como polinizadores que colaboram para o florescimento e a polinização das suas plantas.

Quais insetos que o Óleo de Neem mata?

pesticida natural

Ele costuma afetar insetos que se alimentam da folhagem das plantas e horta. Por conta disso, são poucas as pragas que ele não dá conta.

Entre os insetos que ele pode matar, podemos citar como principais:

O óleo de neem é tóxico ou venenoso?

O óleo de neem é considerado um produto seguro para uso no jardim. Não existem estudos relacionando o produto a toxidade para pássaros, abelhas, outros animais selvagens, de estimação e seres humanos.

Todavia, esse produto pode ser irritante para os olhos e pele. Por conta disso, é necessário utilizar luva de proteção ao manuseá-lo.

Como Fazer Spray de Óleo de Neem para Usar como Pesticida e Fungicida

Você encontra spray pronto de óleo de neem em lojas de jardinagem. Todavia, também pode produzir seu próprio spray em casa. É o que vamos te ensinar nesse tutorial passo a passo.

A vantagem de fazer seu próprio spray é que você pode controlar a potencia do produto, aumentando ou diminuindo os níveis de azadiractina. Além disso, ele vai sair mais barato do que comprar um pronto

Tempo necessário: 1 hora.

Como Fazer Spray de Óleo de Neem

  1. Misture 2 colheres de óleo de neem com 1 colher de sabão líquido e 1 litro de água.

  2. Coloque a mistura em um borrifador com spray e chaqualhe.

  3. Borrife nas plantas mensalmente para reduzir pragas e fungos.

Confira algumas dicas para a aplicação do óleo de neem nas suas plantas:

  • Algumas poucas plantas podem ser sensíveis ao óleo de neem, causando queimaduras após a aplicação. Devido a isso, é importante que você faça um pequeno teste em cada planta antes de borrifar com frequência.
  • Aplique em todas as partes da planta, incluindo a parte inferior das folhas, onde muitos insetos se escondem.
  • Evite e aplicação quando o sol estiver muito forte para evitar queimaduras.
  • Evite aplicá-lo em plantas que estão passando por podridão de raízes ou estão encharcadas devido a problemas na drenagem do solo.

Perguntas e Respostas (FAQ)

spray pronto

Ficou alguma dúvida sobre como fazer spray de óleo de neem e como aplicá-lo em seu jardim? Confira nosso FAQ com as perguntas e respostas mais frequentes para te ajudar nessa empreitada.

Posso usar o óleo de neem em plantas do interior?

Sim. Embora as pragas domésticas sejam mais raras, elas podem atacar suas plantas a qualquer momento e você pode se aproveitar desse produto para repelir e matar essas pragas. Devido ao fato de ser um produto não tóxico, ele é seguro para o uso no interior.

Quantas vezes devo usar o óleo de neem no jardim?

Você pode aplicá-lo uma vez por semana. Lembre-se que os efeitos são a médio prazo e várias aplicações podem ser necessárias. Quando usado de modo preventivo, a frequência pode ser mensal.

Quais as precauções que devo ter ao aplicar o óleo de neem?

Evite a ingestão e inalação do óleo. Também deve-se evitar o contato do óleo com a pele e olhos.

Óleo de neem é melhor do que sabonetes inseticidas?

Sim, segundo estudos, ele é mais eficiente em exterminar insetos e pragas do que sabonetes inseticidas.

Você ficou ainda com alguma dúvida sobre a aplicação do óleo de neem? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Usar Óleo de Neem nas Plantas, Verduras, Horta e Jardim. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Como Usar Óleo de Neem nas Plantas, Verduras, Horta e Jardim”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.