Como Fazer uma Horta Sustentável: Tutorial Passo a Passo

Barata, fácil e saudável: faça uma horta sustentável com as dicas do nosso guia completo!

Publicado em e atualizado em: 30-01-2022 por Lory Aguiar

A horta sustentável, também conhecida como horta orgânica, é um local onde se cultivam diversos tipos de temperos, leguminosas, hortaliças e até mesmo plantas com propriedades medicinais.

com corrego

Existem várias decisões que você precisa tomar para fazer uma horta sustentável que atenda às suas necessidades.

O que muitas pessoas não sabem, é que a horta sustentável pode ser feita em qualquer lugar, em praças, escolas e até mesmo na sua casa.

com espantalho

Além disso, você não precisará de um espaço tão grande para a sua horta, ela permite ser cultivada em canteiros e até mesmo em vasos dentro da sua casa.

Ao contrário do que muitos pensam, fazer uma horta comunitária não é a coisa mais difícil do mundo. Leia o artigo abaixo e veja

Vantagens da horta sustentável

Sem dúvidas, a principal vantagem que a horta sustentável oferece é a certeza do lugar em que o seu alimento está vindo.

com flores

Garantindo uma qualidade de vida melhor, a horta sustentável garante alimentos mais saudáveis sem o uso de agrotóxicos ou pesticidas.

Fazendo uma horta sustentável, você vai ter a oportunidade de colher alimentos frescos e ainda variar a rotina de alimentos da sua família ou das pessoas que moram com você.

com hortalicas

Fora isso, você poderá acrescentar a sua horta sustentável algumas plantas com propriedades medicinais e temperos da sua preferência.

Vale ressaltar que as plantas com propriedades medicinais apresentam uma utilização muito importante, elas são ótimas como uma complementação para o tratamento de problemas de saúde.

como fazer horta sustentavel

A horta também apresenta em si só um caráter totalmente terapêutico, no qual você poderá relaxar e esvaziar a mente enquanto cuida da sua horta.

Não podemos nos esquecer de uma vantagem que agrada a todos, a horta sustentável está completamente ligada com a economia dos gastos. Quando você tem uma horta na sua casa, está produzindo os seus próprios alimentos, consequentemente está economizando.

Tipos de horta sustentável

Horta em canteiros no chãoExige espaço no jardim.
Horta elevadaOpção mais confortável.
Horta sustentável em vasosOpção para apartamentos sem espaços.
Jardim verticalExcelente opção para dentro de casa.
Tipos de hortas sustentáveis

Muitas pessoas não devem saber que existem diversas formas de se fazer uma horta sustentável.

como fazer uma horta com hortalicas

Você pode escolher qual é o tipo que mais se encaixa nas suas necessidades, e mesmo morando em apartamentos ou lugares que não tem muito espaço, você pode sim ter a sua horta sustentável.

O tipo de horta mais comum e fácil de ser encontrado, é a horta em canteiros no chão. Para fazer uma horta desse tipo, você só vai precisar separar alguns espaços para o cultivo no seu jardim.

com pedras 1

Normalmente, os canteiros ficam um pouco mais elevados da grama, evitando que o gramado acabe avançando na sua horta.

Outra opção bem confortável para as hortas, é a horta elevada. É uma opção bem ergonômica, pois você não precisará ficar se abaixando para manusear a sua horta, ela ficará na altura das suas mãos.

em bairro

Para você que mora em apartamento ou não tem muito espaço para fazer canteiros, a melhor alternativa é a horta sustentável em vasos.

Os vasos podem ficar dentro da sua casa sem problema nenhum, podendo compor até mesmo um jardim vertical, além de cumprirem com a sua função decorativa.

Tipos de plantas para cultivar sem semente

A procura pelos alimentos orgânicos tem crescido cada vez mais, fazendo com que as pessoas invistam em maneiras de ter esses alimentos sustentáveis em casa. Você pode até mesmo cultivar as suas plantas sem usar sementes, utilizando apenas restos de alimentos.

em casa

Alguns tipos de planta que você pode cultivar de maneira fácil, são o alho-poró, cebolinha e capim-limão.

Basta que você coloque a parte da raiz na água e não a deixe totalmente submersa, trocando a água todos os dias. Quando a parte verde aparecer, é a hora de você transferir a sua planta para a terra.

fechada com vidro

O repolho, a alface romana e a couve chinesa também podem ser plantadas sem sementes. É só você mergulhar as raízes e deixar o topo para fora da água, não se esqueça de borrifar água duas vezes por semana e trocar a água a cada dois dias.

Na hora de transferir para a terra, deixe apenas as folhas para fora da terra. Se você não deixa faltar cebola na sua comida, saiba que você pode cultiva-la facilmente enterrando a parte da raiz e cobrindo levemente o resto dela com terra úmida.

fotos para inspirar

Lembre-se de separar cuidadosamente as novas mudas, fazendo a poda para que o crescimento saudável seja garantido.

Passo a passo para fazer uma horta sustentável

O primeiro passo para ter a sua horta sustentável, é escolher o local em que você vai monta-la. É interessante que você de preferência para locais planos e afofados, com uma luminosidade frequente.

guia completo

O local também tem que apresentar uma disponibilidade para que a irrigação possa ser feita sem problemas, ficando longe de esgotos e sanitários.  

O segundo passo é investir nas ferramentas necessárias para fazer a horta, essas ferramentas irão te ajudar na preparação e no plantio das plantas. Para que você possa mexer na terra, misturar os adubos e até mesmo capinar, você precisará de uma enxada. Quando for cavar os buracos e revolver a terra, o enxadão vai te ajudar bastante.

horta comunitaria

Se tratando da irrigação, o material fundamental para isso é o regador. Um dos materiais mais úteis para o preparo da sua horta sustentável, é o carrinho de mão.

Ele vai te ajudar a transportar os adubos, além dos sacos de terra e os outros materiais que você vai utilizar.

horta sustentavel

O terceiro passo é a preparação da terra para o cultivo, é interessante que você invista em uma composteira para adubar a terra com o húmus.

Preparar a terra vai fazer com que ela fique bem areada, permitindo que as plantas absorvam os nutrientes com facilidade.

Leia também: Modelos de Anões de Jardins

horta sustentavel 1

O quarto passo envolve a escolha da sua plantação, veja quais são as plantas que você quer que façam parte da sua horta sustentável.

Escolha as plantas que mais vão suprir as suas necessidades e se for plantar sementes, verifique se elas são orgânicas.

horta sustentavel 2

No quinto passo, você vai começar a plantação verificando sempre qual é a forma que as plantas escolhidas crescem.

As plantas rasteiras por exemplo, precisarão de mais espaço entre elas. Entretanto, não deixe um espaço muito grande, para evitar que as ervas daninhas apareçam.

imagens de exemplo

Após realizar a plantação, basta que você tenha os cuidados necessários com a manutenção da sua horta, até chegar o momento da colheita.

na fazenda
organica
para colher o alimento da terra
para predios
passo a passo de horta sustentavel
planejamento de horta
plantacao de alface 1
quintal com hortalicas
tutorial de horta sustentavel
vertical

Você ficou com alguma dúvida sobre como fazer uma horta sustentável? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Fazer uma Horta Sustentável: Tutorial Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.