Como Fazer uma Horta Comunitária no seu Bairro Fácil

Veja como funciona, como planejar e organizar uma horta comunitária no seu bairro.

Publicado em e atualizado em: 20-02-2022 por Lory Aguiar

Tendo o papel de produzir alimentos através de trabalhos voluntários da comunidade, a horta comunitária pode ser exercida em áreas publicas dentro das cidades, ou até mesmo em condomínios.

como fazer Horta Comunitaria

Muitas vezes, usa-se as hortas comunitárias para solucionar os problemas sanitários de algumas partes da cidade, uma vez que oferecem um uso para terrenos baldios.

Criando dessa forma, um ponto verde na região, que pode servir como uma forma de oferecer hábitos melhores para as pessoas.

Como fazer uma Horta Comunitaria

Além de também ser servir uma fonte de renda, pois os seus produtos podem ser comercializados, ou também por outras mercadorias.

É possível o lucro dividido da forma em que a comunidade desejar, podendo ser distribuído de forma igual para todos, priorizando as pessoas desempregadas ou até mesmo as que estão em estado de maior vulnerabilidade.

Construir uma horta comunitária não é um processo difícil, leia o artigo abaixo e entenda melhor sobre como é o funcionamento dela. Além de ver um passo a passo que vai te ajudar a fazer uma horta comunitária.

Como Funciona a Horta comunitária?

Geralmente feitas em locais públicos da cidade, em locais que cedem espaço para a produção de alimentos, as hortas comunitárias tiveram sua popularização aumentada, fazendo com que até mesmo alguns condomínios adotassem essa prática.

com vegetais

O processo é todo feito por voluntários que dão apoio na organização e no plantio dos alimentos. Habitualmente, as hortas comunitárias produzem alimentos que apresentam um ciclo curto, que conseguem ser vendidos e consumidos rapidamente.

A variação de produtos que podem ser cultivados é bem grande, porém os mais comuns são: frutas, hortaliças, mudas, leguminosas e até mesmo plantas com propriedades medicinais.

Leia também: Como Cuidar de Melancias

dicas de como planejar

Existem várias formas em que as hortas comunitárias podem funcionar, entretanto, a forma mais comum é a horta compartilhada.

Nessa forma, existe um cronograma que definem quem é que vai trabalhar em cada espaço, e o que será plantado naquele espaço. Em alguns casos, cada família que faz parte do projeto pode ficar com um espaço que é destinado para cultivo individual.

dicas de planejamento

Muitas vezes, as hortas comunitárias funcionam em parceria com alguma empresa ou até mesmo com o suporte de entidades educacionais que tem o foco voltado para a produção de alimentos.

Dessa forma, ter uma ajuda especializada faz com que os processos nas hortas sejam feitos corretamente, além de terem casos em que oferecem cursos profissionalizantes para a comunidade.

Você vai gostar: Como Cuidar de Arbusto Elefante

Benefícios da horta comunitária

Em busca de um maior bem estar coletivo com ações sociais e educacionais, as hortas comunitárias servem para estimular melhorias ambientais e interativas entre as pessoas na comunidade.

em caixotes

As hortas comunitárias tem a capacidade de oferecer benefícios em diversas proporções para todos.

Horta Comunitaria 1

Através da horta comunitária, as pessoas poderão ter ganhos individuais como desenvolver habilidades que estão ligadas a jardinagem, marcenaria e até mesmo artesanato.

Além de terem sempre alimentos frescos livres de agrotóxicos, tanto pra consumo próprio quanto para serem comercializados.

Horta Comunitaria em casa

Oferece também ganhos coletivos como uma interação maior entre a comunidade e os vizinhos.

É um ótimo meio de auxiliar na educação ambiental, empoderar as pessoas e estimular a organização da comunidade. Pois os processos da horta comunitária envolvem a tomada de decisões compartilhada, distribuição financeira e outras coisas.

Horta Comunitaria para bairro

Para os locais que apresentam uma vulnerabilidade social maior, a horta comunitária funciona como um espaço que oferece ocupação para as pessoas que estão desempregadas.

Que, além de estarem aprendendo, têm a oportunidade de ganharem uma fonte mais segura de alimentos e de renda.

ideias sustentaveis

Além disso, as hortas comunitárias oferecem também benefícios ambientais. Não podemos nos esquecer que as áreas verdes ajudam a combater e diminuir as ilhas de calor, e serve como refúgio para a biodiversidade local.

Como melhorar a sua horta comunitária

É interessante que você mantenha as pessoas sempre motivadas e empenhadas nos trabalhos, para isso você pode buscar por ideias que vão sempre inovar a rotina na horta comunitária.

Imagens de Horta Comunitaria

Levar alguns especialistas que ensinem novas práticas, além de trocar experiências, pode incentivar o uso do espaço e evitar que seja abandonado.

Nos meses em que a horta comunitária tiver grandes colheitas, experimente convidar uma parte da comunidade para uma comemoração.

no canteiro

Dessa forma, até as pessoas que não participam do projeto podem se interessar e se tornar mais uma mão de obra na sua horta comunitária.

Passo a passo de como fazer uma horta comunitária

A horta comunitária é a alternativa para dar uso aos espaços que estavam esquecidos, tornando-os em uma área verde que só vai oferecer benefícios para os moradores locais.

no condominio

Depois de entender melhor o funcionamento das hortas comunitárias, fica mais fácil para você conseguir fazer a sua.

Entretanto, é necessário que você pesquise informações sobre o assunto antes de decidir quais passos importantes você vai tomar.

Pesquise sobre possíveis parceiros, informações sobre plantio e sobre tudo que está envolvido com a horta comunitária.

no quintal 1

Busque saber também sobre outros projetos de hortas comunitárias na sua cidade ou até mesmo no seu bairro, para que você consiga se estruturar e decidir por onde vai começar.

A ideia é que os próprios moradores se envolvam em todos os processos de produção, desde o a preparação do solo para o plantio, até a parte em que os alimentos vão ser colhidos.

Para que todo o sistema da horta comunitária funcione, é ideal que a comunidade se mobilize e se mantenha engajada no assunto.

para bairro

É por isso que você deve conversar com os seus vizinhos, para mostrar a ideia e falar sobre todos os benefícios que a horta pode proporcionar a eles, convencendo todos de que o trabalho se desenvolverá da melhor forma.

Para que a horta possa ocupar o terreno desejado, você vai ter que entrar em contato com uma secretaria dentro da sua cidade, para despertar o interesse do projeto.

Buscar o apoio de associações que estão ligadas a projetos relacionados a alimentação ou ao meio ambiente, pode te ajudar a criar conexões que facilitarão o processo.

planejamento de Horta Comunitaria

Para o trabalho gerar bons frutos como o desejado, é necessário que exista comprometimento e organização. Por isso, é importante que você tenha um planejamento para a horta comunitária, envolvendo regras e até mesmo um cronograma para o trabalho.

Cada pessoa que estiver envolvida no projeto vai ter uma escala, com horários e dias, além da função que ela vai desempenhar na horta.

Você ficou com alguma dúvida sobre como fazer hortas comunitárias? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Fazer uma Horta Comunitária no seu Bairro Fácil. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.