Como Plantar Alface na Horta Passo a Passo (Tutorial)

Que tal cultivar alface na sua casa? Eis o guia passo a passo completo de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 06-03-2022 por Lory Aguiar

O alface é uma hortaliça muito popular na mesa do brasileiro. Se trata de uma planta utilizada frequentemente no preparo de saladas. Os alfaces são saborosos, nutritivos, versáteis, baratos, saudáveis e fácil de se cultivar. O alface cultivado em casa pode ser muito mais saboroso e nutritivo que o alface comprado em feiras e supermercados. Quer aprender como plantá-lo na sua horta? Confira este novo guia do Meu Verde Jardim.

Alface

Você precisa apenas de um pequeno espaço no seu quintal ou horta para iniciar o cultivo de alfaces. Embora são anuais, uma só safra pode render diversas colheitas, uma vez que eles são estimulados a um novo crescimento após o corte.

Você também pode plantar diferentes variedades para ter uma colheita durante todo o ano.

Lactuca sativa

Alface em cultivo

O alface é conhecido cientificamente como Lactuca sativa. Confira outros dados botânicos da planta:

Nome científicoLactuca sativa
Nomes popularesAlface
FamíliaAsteraceae
OrigemEuropa
TipoAnual
Lactuca sativa

Como Cultivar Alface Passo a Passo

alface lisa

Confira as exigências e condições ideais de cultivo para o alface:

  • Luz: o alface precisa de cerca de seis horas de luz solar por dia.
  • Solo: o alface prospera melhor em solos frios e bem drenados A adição de compostagens orgânicas podem melhorar a drenagem e fornecer mais nutrientes para que o alface cresça vigorosamente. Vale dizer que o alface é muito sensível a solos que apresentem baixos pH. A adição de um pouco de cal pode corrigir o pH do solo. Mas sempre realize um teste de pH antes de re-balancear o seu solo.
  • Clima: o alface é uma cultura para climas mais frios. Quando cultivada em climas quentes, o sabor pode ser prejudicado. Se você mora em uma região quente, opte por cultivá-lo em ambientes com mais sombra.
  • Irrigação: esse é um ponto que você deve dar atenção. Se faltar água, suas plantas podem modificar o sabor, ficando mais amargos. Todavia, o excesso de água pode atrair lesmas, o que é igualmente prejudicial para a sua plantação.
  • Cultivo a partir de sementes: é sim possível cultivar alface a partir de sementes. Todavia, essa modalidade de cultivo tende a ser mais difícil. As sementes precisam ser cultivadas com cerca de meia polegada de profundidade. Você deve plantar cerca de 10 sementes em cada buraco (dado a taxa de germinação dessa cultura). Mantenha uma distância de cerca de 30 polegadas entre um buraco e outro. Dependendo da variedade cultivada, esse espaçamento pode ser menor.
  • Pragas: pulgões e lesmas estão entre as pragas mais comuns que atacam a horta de alface. Como essa é uma cultura com uma acelerada taxa de crescimento, tais pragas geralmente não são um problema. Caso a infestação saia de controle, você pode utilizar um inseticida para hortas orgânicas.

Como Plantar Alface na Garrafa Pet

Alface vermelho

É possível cultivar alfaces em garrafa pet. Confira um tutorial passo a passo:

Tempo necessário: 1 hora.

Como Plantar Alface na Garrafa Pet

  1. Lave a garrafa pet com sabão.

    Remova todos os resquícios do líquido presente.

  2. Seque a garrafa pet com uma toalha.

    Remova toda a umidade presente após a primeira lavagem.

  3. Com uma tesoura afiada ou um estilete, realize um corte na lateral da garrafa.

    Você também pode esquentar uma faca para realizar o corte.

  4. Fure o fundo da garrafa pet.

    Utilizando uma tesoura pontuda, realize furos de drenagem na garrafa.

  5. Coloque pedras ao fundo da garrafa pet.

    Isso vai auxiliar com que você consiga manter o solo bem drenado.

  6. Adicione o solo e as sementes.

    E regue.

Como Colher Alface

Como cuidar do Alface

Após todas as etapas bem sucedidas de cultivo, vem a melhor parte: a colheita. O alface é muito simples de se colher. Dependendo da variedade, ele pode ser colhido após trinta dias depois do plantio.

O momento ideal de colher pode ser decidido a partir da verificação visual. Você pode remover tanto folhas individualmente como pode podá-lo a nível do solo.

Leia também: Cultivo de Couve de Bruxelas e Pedras para Jardim

Tipos, Variedades e Híbridos de Alfaces

Como fazer plantacao de Alface
Tipos, Variedades e Híbridos de Alfaces

Existem diversos tipos e variedades de alfaces que você pode plantar na sua casa. Cada um tem exigências, características de aparência e sabores próprios. Confira algumas variedades, tipos e híbridos de alfaces que você pode plantar na sua horta:

  • Alface Americana: com formato arredondado, esse é um dos tipos mais crocantes de alface. Essa também é uma variedade que se adapta bem ao clima tropical brasileiro, sem que o calor prejudique seu sabor. O ponto fraco é que a alface americana conta com um valor nutricional aquém de seus pares.
  • Alface crespa: eis uma das variedades que mais aparecem na mesa do brasileiro, sendo também o tipo de alface mais comercializado no Brasil. Ele é um vegetal rico em fibras, minerais e nutrientes. A principal forma de identificá-lo é pelas ondinhas presente no topo das folhas, que o atribuí esse nome popular.
  • Alface Frisada: também chamado popularmente de alface frisée, essa é uma variedade um pouco mais rara, mas presente na alta gastronomia. Tem um sabor bastante intenso e é perfeito para saladas.
  • Alface mimosa: essa variedade é famosa por ter outras cores, podendo ser encontrada tanto em sua versão verde quanto roxa. Eis uma variedade muito saborosa e fácil de se cultivar em casa.
  • Alface lisa: também conhecida como alface manteiga, essa é uma planta de pequeno porte, muito macia, mas pouco saborosa em comparação com outras variedades aqui apresentadas.
  • Batavia Cacimba: essa variedade geneticamente modificada conta com folhas brilhosas de cor roxa. Uma facilidade que essa variedade trás ao cultivo é que ela é resistente ao míldio, doença que comumente afeta culturas de alfaces.
  • Crespa Palmas: se você tem pouco espaço, desista dessa variedade. Ela é uma planta de grande porte, com folhas eretas e provenientes.
  • Mimosa verde brava: essa variedade também é cultivada de forma ornamental devido a beleza de suas folhas. É uma planta saborosa e muito resistente ao calor.
  • Mimosa prado: se você tem pouco espaço na sua casa para o cultivo de hortaliças, essa pode ser uma boa variedade. A mimosa prado é uma planta bastante compacta, com flores roxas e resistente ao míldio.
  • Grega cerbiatta: para alguém que conhece pouco de hortaliças, essa planta não seria considerada da família dos alfaces. Ela é bastante diferente no tamanho, formato das folhas, tamanho das folhas.
  • Alface folha de carvalho: como o nome sugere, essa variedade tem suas folhas em formato de carvalho. Sua cor pode ser tanto verde como roxo.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Alfaces

Como plantar Alface

O cultivo de alface pode guardar alguns segredos e gerar algumas dúvidas. Entendendo isso, construímos um FAQ para responder todas as questões que as pessoas comumente têm em relação ao cultivo desta hortaliça. Caso a sua dúvida não esteja respondida a seguir, faça um comentário!

Quanto tempo demora para sementes de alface germinarem?

A germinação demora cerca de sete a quinze dias.

Quando plantar alface?

A melhor estação para iniciar o cultivo é a primavera, mas tudo depende da variedade do vegetal que você esta cultivando.

Posso plantar alface em climas quentes?

Essa é uma cultura que tem uma maior dificuldade em se adaptar a climas mais quentes. Quando as temperaturas sobem, a planta começa a produzir sementes rapidamente, trazendo um amargor para o gosto desta hortaliça. Uma forma de evitar este problema é procurar regiões de sombra para cultivar o alface em climas mais quentes.

O que fazer com o mofo cinza no alface?

Se surgir um mofo cinza na sua horta, ela pode ser vítima do botrytis, um fungo que costuma se propagar em ambientes úmidos. A solução é remover todas as plantas infectadas. Além disso, regule a irrigação e ofereça uma melhor circulação de ar.

Como aumentar a taxa de germinação do alface?

Existe uma forma de se aumentar a taxa de germinação do alface. Basta mergulhar as sementes em água fria por um dia antes do cultivo.

Quais são plantas companheiras do alface?

Culturas companheiras, que podem ser cultivadas junto ao alface, incluem beterraba, cenoura, aipo, pepino, alho, endro, cebola, rabanete, espinafre, abóbora e morango.

Como armazenar o alface?

Após a colheita, você pode mantê-lo na geladeira de forma segura por até 10 dias antes do consumo.

Posso plantar alface em vasos?

Sim. A maioria das variedades de alface podem ser plantadas com sucesso em vasos, poupando espaço na sua casa. Os cuidados são semelhantes aos tidos quando a hortaliça é cultivada ao ar livre: solo fértil, espaçamento entre as plantas, proteção ao calor e frio e rega regular.

Leia também: Vegetais para Plantar no Inverno

Como Plantar Alface no Cano PVC

Confira um vídeo com um tutorial de como plantar alface em um cano PVC:

Como Plantar Alface Hidropônica

Você também pode apostar na hidroponia. Confira um tutorial em vídeo com o passo a passo para plantar alface hidropônica:

Leia também: Cultivo do Manjericão

Veja mais fotos de plantações de alface:

Cuidados com Alface
Cultivo de Alface
Cultivo de Alface 1
Cultivo de Lactuca sativa
diferentes tipos
diferentes variedades
flores da planta
Fotos de Alface
Horta de Alface
Lactuca sativa
Lactuca sativa 1
Lactuca sativa 2
na horta
para salada
passo a passo do plantio
Plantacao de Alface
plantio em vasos
redondo
tipo crespa
Tipo crespa 1

Leia também: Tutorial de Como Plantar Pimentão

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar alface passo a passo? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Alface na Horta Passo a Passo (Tutorial). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.