Como Plantar Abacaxi em Casa Passo a Passo (Ananas comosus)

Que tal ter abundância deste fruto tropical todos os anos na sua casa? Aprenda a cultivar abacaxis!

Publicado em e atualizado em: 10-10-2021 por Lory Aguiar

O abacaxizeiro é uma planta com belas folhas. Mas a sua fama vem por seus doces de saboros frutos: o abacaxi. Eis uma fruta de origem brasileira. Quer aprender como plantá-la na sua casa? Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim com tudo o que você precisa saber para cultivar abacaxis.

abacaxi

Essa planta muito popular na mesa do brasileiro tem diversos nomes populares. Entre os mais utilizados, podemos citar: abacaxizeiro, aberas, ananá, ananás-selvagem, ananás, ananaseiro, nanás, nanaseiro.

abacaxi cortado

Resumo de Cuidados:

  • O solo para o cultivo do abacaxi precisa ser bem drenado, ligeiramente ácido e rico em nitrogênio.
  • Como toda planta tropical, o abacaxi precisa de um clima quente para se desenvolver.
  • O abacaxizeiro precisa de espaçamento entre uma planta e outra (suas folhas podem atingir até 90 centímetros de comprimento).
  • A irrigação deve ser moderada.
  • A poda deve ser feita para estimular o desenvolvimento de novos frutos.
abacaxizeiro

Ananas comosus

Nome científicoAnanas comosus
Nomes popularesabacaxizeiro, aberas, ananá, ananás-selvagem, ananás, ananaseiro, nanás, nanaseiro
FamíliaBromeliaceae
OrigemAmérica do Sul
TipoPerene
Ananas comosus
abacaxizeiro 1

Ananas comosus é a espécie mais cultivada pelos os seus frutos. Todavia, existem outras variedades, como a Ananas comosus variegatus, com um uso mais ornamental. Ou mesmo o Ananas nanus, que é a espécie anã, atingindo no máximo 40 centímetros de altura. Vale dizer que os frutos da variedade anã não são comestíveis.

Como Plantar Abacaxi

abacaxizeiro 2

Confira exigências e condições para o cultivo do abacaxi, além dos cuidados ocasionais que você deve ter com essa planta:

  • Solo: o solo para o cultivo do abacaxi precisa ser bem drenado, ligeiramente ácido e rico em nitrogênio. O abacaxi não é muito exigente quanto ao solo, uma vez que tem um grande sistema radicular.
  • Luz: por ser uma planta de origem tropical, os abacaxis prosperam em ambientes de pleno sol. Quando a luz solar se mostra insuficiente, é possível ver um amarelamento na cor das folhas, gerando até mesmo o atrofiamento da planta. O sol é fundamental para o cultivo de abacaxis.
  • Propagação: a propagação do abacaxi pode ser feita a partir de mudas. Muitas pessoas também o plantam a partir de sua copa, cortada do fruto.
  • Fertilização: o melhor fertilizante para o abacaxi é do tipo seco e rico em nitrogênio. Você também pode aplicar um spray com manganês e zinco nas folhagens para complementar as necessidades nutricionais da planta.
  • Irrigação: a rega deve ser feita semanalmente e com quantidade moderada de água. O abacaxi é muito tolerante a seca e muito sensível ao encharcamento do solo.
  • Temperatura: a temperatura ideal para cultivar abacaxis é quente. Em baixas temperaturas, essa planta apresenta uma menor taxa de crescimento. Em casos de geadas, ela pode inclusive morrer.
  • Poda: a poda deve ser feita para remover folhas e galhos fracos ou mortos. Isso vai incentivar uma melhor produção de frutos.
  • Circulação de ar: caso cultive dentro de casa ou estufas, você deve assegurar um bom sistema de ventilação. A circulação de ar é fundamental não só para prevenção de doenças como para estimular o desenvolvimento da planta.

Confira o passo a passo para plantar abacaxis utilizando os frutos comprados na feira:

Tempo necessário: 1 hora.

Como Plantar Abacaxi

  1. Compre um abacaxi fresco.

    Que contenha a coroa no topo. Evite os muito maduros ou com folhas mortas.

  2. Corte a coroa da fruta.

    Com o auxilio de uma tesoura afiada, remova a coroa da fruta.

  3. Remova as folhas inferiores.

    Ainda com uma tesoura afiada, remova as folhas inferiores do caule para alongá-lo.

  4. Aguarde secar.

    Deixe a coroa descansar por alguns dias para que o caule seque.

  5. Plante a coroa.

    Com cerca de 4 centímetros de profundidade, plante a coroa no solo. O enraizamento deve demorar cerca de três meses.

Pragas e Doenças Comuns do Abacaxizeiro

Ananas comosus 1

Como nem tudo são flores na vida, existem problemas que você deve conhecer ao cultivar abacaxis. Para que seus frutos prosperem doces, saborosos e saudáveis, alguns cuidados e precauções devem ser feitas em relação a pragas e doenças que podem infectar um abacaxizeiro.

Podridão das Raízes do Abacaxizeiro

Os primeiros sinais da podridão de raízes são folhas caindo, com aparência de desidratação. Essa é uma doença causada por fungos, que costumam prosperar quando a rega da planta foi excessiva. A drenagem do solo também é fundamental para prevenir a podridão das raízes.

Leia também: Cuidados com Mangueira

Deficiência de Zinco

Ananas comosus 2

Plantar abacaxis em solos deficientes em zinco pode ser desafiador. Os sinais desse problema se manifestam nas folhas, que começam a cair e a amarelar. A solução é a aplicação de sulfato de zinco no solo.

Besouros e Ácaros

Besouros, ácaros e outras pragas como cochonilhas podem atacar ocasionamente a sua plantação de abacaxis. Para ajudar na prevenção, você pode borrifar água com sabão na sua planta com certa constância. Se a infestação for grande, você pode precisar de um inseticida.

Folhas Ficando Roxas

Se as folhas do seu abacaxizeiro estão ficando roxas, é sinal de que o solo está pobre em nutrientes. A solução é aplicar um fertilizante seco para plantas tropicais.

Mofo no Solo

O surgimento de mofo no solo pode significar que existe pouca luz solar ou irrigação excessiva. O mofo deve ser removido assim quando descoberto. Caso isso acompanhe o amarelamento das folhas, pode sinalizar a podridão radicular anteriormente descrita.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Abacaxis

Ainda ficou com dúvidas? Confira algumas das questões mais frequentes que as pessoas têm em relação ao cultivo de abacaxis e as melhores respostas:

Como colher os abacaxis?

O abacaxi deve ser colhido quando ficar maduro. Para saber quando ele esta maduro, você deve observar a cor da casca, que começa a mudar de verde para dourada de baixo para cima, gradualmente. Na medida que a casca muda de cor, a fruta vai ficando mais doce e madura para ser colhida.

Quanto tempo demora pro abacaxi crescer?

Se você esta plantando a partir de mudas, demora cerca de dois anos para a planta produzir as primeiras flores. Após o florescimento, demora cerca de cinco meses para a planta produzir os primeiros frutos.

Abacaxizeiro é uma planta tóxica ou venenosa para animais de estimação?

Essa é considerada uma planta segura. As suas folhas não são consideradas tóxicas para animais de estimação como cães e gatos, nem mesmo suas frutas. Todavia, existem espinhos com a enzima bromelaína, que é levemente tóxica.

Qual distância devemos dar entre um abacaxizeiro e outro?

Cerca de trinta centímetros de espaço é um espaçamento adequado para o cultivo dessa planta em série.

Qual é a origem do abacaxi?

Eis uma fruta nativa do sul do Brasil e do Paraguai. Ele foi cultivado por anos pelos índios tupi-guarani. Quando Cristóvão Colombo descobriu a América, a fruta já era cultivada na América Central. Colombo o levou para os reis da Espanha.

Como estimular a produção de frutos?

Você pode colocar um saco plástico grande cobrindo a sua planta com uma maçã madura. As maçãs produzem etileno, estimulando a floração. Deixe o saco por algumas semanas.

Posso plantar abacaxi com sementes?

Sim. Você pode, mas não é tão fácil quanto a partir de mudas. Os abacaxis que compramos nos supermercados são modificados para não ter sementes. Você deve comprá-las em lojas de plantas.

Conclusão

Essa é uma fruta muito fácil de se plantar em casa. Embora exija espaço, ela se desenvolve com poucos cuidados, por ser uma planta resistente e autossuficiente. Além disso, cultivar abacaxis é uma forma de ter uma fonte infinita de frutos orgânicos, doces e saudáveis.

colheita
Colheita de Ananas comosus
como cuidar da planta
como cuidar do abacaxi
cuidados com abacaxi
cuidados com abacaxizeiro
cultivo de abacaxi
cultivo de abacaxi em casa
cultivo de abacaxizeiro
fatiado
flor da planta
flor do abacaxi
Fotos de Ananas comosus
fruta tropical
fruto citrico
imagens da fruta
plantacao de abacaxi
plantar abacaxi em casa

Fontes e Referências: [1][2][3]

Leia também: Como Cuidar de Goiabeira e Annona muricata

Ainda ficou com dúvidas em relação ao passo a passo para plantar abacaxis na sua casa? Comente abaixo que iremos te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Abacaxi em Casa Passo a Passo (Ananas comosus). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.