Como Plantar Goiaba (Goiabeira) Passo a Passo

Que tal cultivar goiabas frescas e doces direto no quintal da sua casa? Confira o nosso tutorial passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 10-10-2021 por Lory Aguiar

Goiabeiras (Psidium guajava) são excelentes plantas frutíferas para cultivar em climas tropicais. Elas produzem frutos doces e nutritivos, que podem ser consumidos puros ou em formato de sobremesa, sendo uma excelente fonte de vitamina C e outros minerais fundamentais para um organismo saudável. Você pode cultivar goiabas na sua casa. Quer aprender? Confira este novo guia do Meu Verde Jardim.

Araca das almas

As goiabas se desenvolvem em uma árvore de médio porte, com tronco robusto e copa larga. Dela, surgem flores brancas, que produzem pequenos frutos redondos que conhecemos como goiabas. Elas podem ser brancas, rosas, amarelas ou vermelhas, de acordo com a variedade cultivada e a acidez do solo.

Uma goiabeira exige um solo bem drenado, nutrido, e um ambiente de pleno sol para se desenvolver. Em sua fase adulta, ela pode atingir até seis metros de altura.

Psidium guajava

como cultivar goiaba
Nome científicoPsidium guajava
Nome popularGoiaba, Araçá-das-almas, Araçá-goiaba, Araçá-guaçu, Araçá-mirim, Araçaíba, Araçauaçu, Goiaba-maçã, Goiabeira, Goiabeira-branca, Goiabeira-vermelha, Guaiaba, Guaiava, Guaiba, Guava, Guiaba, Mepera
FamíliaMyrtaceae
OrigemAmérica
TipoPerene
Psidium guajava

Myrtaceae é uma família que compreende outras plantas frutíferas, como o araçá, o cambuí, a escova de garrafa, o guaburiti, a jabuticaba, o jambolão, a uvaia e a pitanga-vermelha.

Como Plantar Goiaba Passo a Passo

como plantar goiabas

Confira as principais exigências de uma goiabeira para que ela dê frutos:

  • Luz: as goiabas devem ser cultivadas em ambiente de pleno sol.
  • Solo: o solo precisa estar rico em nutrientes e bem drenado, com um pH entre 4,5 a 7,0 (ácido para neutro).
  • Irrigação: como planta tropical, a goiabeira gosta de ser irrigada. Você deve realizar a irrigação assim que o solo estiver seco, o que ocorrerá com mais frequência nas estações não chuvosas. No inverno, você deverá reduzir a frequência de irrigação.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante líquido de liberação lenta no solo para o cultivo de goiabas. A aplicação pode ser feita frequentemente, de acordo com a estrutura do solo.
  • Propagação: a propagação pode ser feita tanto a partir de mudas quanto a partir de sementes.
  • Poda: remova galhos secos, mortos, danificados ou afetados por doenças.

Pragas e Doenças da Goiabeira

cuidados com goiabas

Pragas, doenças e problemas podem ser uma dor de cabeça dos mais iniciantes no cultivo de goiabas. Todavia, existem soluções práticas e fáceis para quase todos os problemas após serem detectados.

Mas lembre-se que é sempre melhor prevenir do que remediar. Mantenha o seu pomar sempre limpo, faça verificações constantes de pragas e doenças, esterilize as suas ferramentas de poda e jardinagem, pratique a rotação de culturas e remova frequentemente as ervas daninhas.

Confira, abaixo, as principais pragas, doenças e problemas que você pode ter com a sua plantação e as melhores soluções.

Folhas amarelando

As folhas da goiabeira costumam amarelar quando elas são estressadas, ou por um calor muito quente, ou por um frio muito intenso, ou por excesso de umidade ou mesmo um clima muito seco. Ocasionalmente, o amarelamento também pode ser causado por nematoides.

Antracnose

Pequenas manchas pretas nos frutos maduros de goiaba pode ser um indicativo de uma doença de fungos chamada antracnose. O ideal é procurar por sementes de goiabas resistentes a antracnose. Outra opção é aplicar um fungicida antes da floração, quando os frutos estão se desenvolvendo.

Mosca da fruta

A mosca da fruta, conhecida cientificamente como Bacterocera dorsalis, é uma praga que atinge a goiaba. Ela costuma deixar seus ovos na superfície dos frutos amadurecidos da planta. Dos ovos, surge uma larva, também conhecida como bicho da goiaba, que pode se alimentar dos frutos.

A limpeza do pomar é fundamental para prevenir o aparecimento dessas pragas. Além disso, evite colher os frutos nas estações chuvosas. Outra opção é a aplicação de um inseticida, borrifando-o sobre a goiabeira.

Infestação de Formigas

Por vezes, as goiabeiras são infestadas por pulgões, que deixam uma seiva melada nas folhas. Essa seiva, sendo doce, atrai formigas, causando uma infestação na planta. Existem inseticidas que repelem formigas sem ocasionar danos aos seus frutos.

Infestação de Nematoides

Nematoides são vermes minúsculos presentes em todos os jardins. Dos 80.000 nematoides existentes, apenas 2.500 são considerados parasitas, podendo atacar plantas como a goiabeira. O problema é que essas goiabas se tornam deficientes em zinco. A solução é a aplicação de um sulfato de zinco direto ao solo.

Variedades, Tipos, Híbridos e Espécies de Goiabas

cuidados com goiabeiras

Confira alguns dos tipos de goiabas que você pode cultivar na sua casa:

  • Paluma: a paluma é a goiaba mais cultivada no Brasil e mais frequentemente encontrada em feiras e supermercados. Eis uma variedade criada com a finalidade industrial, com vida útil pós colheita maior do que outras variedades, o que a torna mais fácil de ser conservada e transportada.
  • Pedro Sato: variedade criada no Rio de Janeiro, com crescimento vertical e média produtividade.
  • Kumagai: variedade produzida no interior de São Paulo, com frutos grandes e levemente ácidos.
  • Sassaoka: também cultivada no interior de São Paulo, se trata de uma variedade de média produtividade, com frutos grandes a arredondados.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Goiabeiras

cultivar goiabas

Ao longo de sua jornada cultivando goiabas, muitas dúvidas podem surgir. Confira, abaixo, uma sessão de perguntas e respostas (FAQ) para te auxiliar em todas as questões:

Quanto tempo vive uma goiabeira?

Uma goiabeira pode viver até quarenta anos. Todavia, a sua produção de frutas vai caindo na medida que ela vai envelhecendo.

Quanto tempo demora para colher goiabas?

As goiabeiras cultivadas a partir de sementes costumam demorar cerca de três anos para dar os primeiros frutos.

Quando colher a goiaba?

A goiaba deve ser colhida assim que amadurecer, o que ocorre após cerca de três meses após o desabrochar das flores. Quando maduro, o fruto costuma ficar mais claro e macio. Após colhida, a goiaba continua amadurecendo em temperatura ambiente.

Qual é o melhor fertilizante para goiabas?

Fertilizantes ricos em potássio são a melhor escolha caso você queira uma produção maior de goiabas.

Qual altura uma goiabeira pode atingir?

Ela pode atingir até seis metros de altura em sua fase adulta.

Posso plantar goiabas a partir de sementes?

Sim, todavia uma goiabeira cultivada a partir de sementes pode demorar até oito anos para dar os seus primeiros frutos – enquanto goiabeiras cultivadas a partir de mudas podem demorar de três a cinco anos. Para aumentar a taxa de germinação, você pode deixar as sementes de molho na água por duas semanas.

Qual são os polinizadores da goiaba?

A abelha é o principal polinizador da goiabeira.

Quanto tempo demora para as sementes de goiaba germinarem?

Pode demorar cerca de duas a oito semanas para as sementes germinarem.

Veja como plantar goiabas em vasos no vídeo abaixo:

Confira mais fotos de goiabeira na galeria de imagens abaixo:

flor de goiabeira
Flor de Psidium guajava
folhas de goiabeira
Frutos de Guava
Frutos de mepera
goiaba
Goiaba maca
Guaiba
Guava
Guiaba
Imagens de Guiaba
mepera
plantacao de goiabas
Plantacao de Psidium guajava
plantar goiabas
Psidium guajava
Psidium guajava 1

Leia também: Como Cultivar Laranjas e Como Plantar Gravioleira

Você ficou com alguma dúvida sobre o passo a passo de como plantar goiabas em casa? Comente abaixo que iremos te auxiliar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Goiaba (Goiabeira) Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.