Como Plantar Couve de Bruxelas (Brassica oleracea var. gemmifera)

Que tal incluir este vegetal delicioso na sua horta? Confira o nosso tutorial de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 28-08-2021 por Lory Aguiar

A Couve de Bruxelas, conhecida cientificamente como Brassica oleracea var. gemmifera, é um vegetal da mesma família do repolho, do couve e da mostarda. Confira um guia completo de como plantar couve de bruxelas na sua horta!

Brassica oleracea var. gemmifera 1

Diferente de tomates e pimentas que gostam de calor, o couve de Bruxelas é um vegetal excelente para cultivar em climas mais frios. Como ela demora para se desenvolver, é mais indicado iniciar o cultivo a partir de mudas do que a partir de sementes. Mas é possível cultivá-la a partir de sementes.

Brassica oleracea var. gemmifera 2

O couve de Bruxelas é um alimento muito versátil que pode ser preparado de múltiplas formas. Ele é rico em vitamina C, vitamina D, ácido fólico, fibras e compostos denominamos glucosinolatos, que ajudam na prevenção do câncer.

Brassica oleracea var. gemmifera 3

Embora seja relativamente fácil cultivar este vegetal na sua casa, ele apresenta uma taxa de crescimento bastante lenta, demorando cerca de 25 semanas para produzir a primeira safra.

Como cuidar do Couve de Bruxelas

Resumo de Cultivo do Couve de Bruxelas:

Sem tempo? Confira um resumo dos cuidados:

  • Plante em um local de pleno sol e solo rico em nutrientes.
  • Plante as mudas com cerca de 30 polegadas de distância.
  • Mantenha o solo sempre úmido.
  • Comece a fertilizar um mês após o plantio.

Brassica oleracea var. gemmifera

Como plantar Couve de Bruxelas
Nome científicoBrassica oleracea var. gemmifera
Nomes popularesCouve de Bruxelas
FamíliaBrassicaceae
OrigemEuropa
TipoAnual
Brassica oleracea var. gemmifera

Como Plantar Couve de Bruxelas

Couve de Bruxelas

Confira algumas condições de cultivo deste vegetal:

  • Luz: a couve de bruxelas deve ser cultivada em ambientes de pleno sol, mas também podendo ser cultivada em sombra parcial. O ideal é que ela receba pelo menos seis horas de luz solar por dia.
  • Solo: o solo precisa ser bem nutrido, bem drenado e contar com um pH entre 6 e 6,8. Você pode adicionar uma camada de cobertura morta para prevenir o aparecimento de ervas daninhas e preservar a umidade de solo por mais tempo.
  • Semeadura: você pode cultivar couve de bruxelas facilmente a partir de sementes. Elas devem ser plantadas com meia polegada de profundidade. Ao plantá-las ao ar livre, mantenha cerca de dez centímetros de distância entre cada semente. Irrigue bem durante o período de germinação.
  • Localização: escolha um local protegido da ação do vento, mas com boa circulação de ar.
  • Irrigação: você deve manter o solo sempre úmido. Se o solo ficar muito seco, os brotos podem se murchar e ficar com o desenvolvimento atrofiado.
  • Fertilização: aplique um fertilizante para vegetais conforme as indicações de aplicações descritas no rótulo do produto.
  • Estaqueamento: por conta de um sistema radicular mais frágil, o estaqueamento pode eventualmente ser necessário.
  • Doenças: o couve de bruxelas esta suscetível a uma grande gama de doenças propagadas pelo solo. Por conta disso, é recomendável que se alterne a plantação em várias áreas do jardim a cada temporada de plantio.

Pragas, Doenças e Problemas Comuns

Cuidados com Couve de Bruxelas

Confira alguns dos problemas mais comuns que as pessoas que cultivam este vegetal podem experenciar, juntamente com as melhores e mais fáceis soluções para remediar o problema:

Ataque de Pássaros

Alguns pássaros, especialmente os pombos, podem consumir a sua planta, ocasionando perdas na safra. A melhor forma de proteger a sua plantação é cobri-la com uma rede. Felizmente, esse não será um problema para a maioria das pessoas.

Infestação de Lagartas

Como matar lagartas

As lagartas, ou verme do couve, podem acabar parasitando as suas folhas. Em caso de infestações pequenas, a remoção pode ser feita manualmente. Em caso de grandes infestações, você pode utilizar um inseticida orgânico.

Caules Ocos e Botões Pequenos

Caules ocos e botões pequenos sinalizam um solo pobre em bromo. Você pode adicionar suplemento de bromo na sua horta para remediar o problema.

Excesso de Nitrogênio

O excesso de nitrogênio pode ser prejudicial para o desenvolvimento da sua couve de bruxelas. Se você desconfiar que o problema é esse, realize um teste de solo para saber as quantidades do nutrientes no seu solo.

Infestação de Pulgões

Como Acabar com Pulgões que Atacam Plantas a Horta e o Jardim

Essas pequenas pragas são visíveis ao olho nu na parte superior da planta. Você pode aplicar uma solução com óleo de neem para eliminar pulgões.

Ervas Daninhas

As ervas daninhas podem parasitar os nutrientes do solo. Leia o nosso guia de como cortar ervas daninhas.

FAQ sobre o Cultivo de Couve de Bruxelas

Cultivo de Couve de Bruxelas

Ficou com dúvidas? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas:

Qual é a origem do couve de bruxelas?

Essa é uma planta de uso relativamente novo na culinária humana, tendo sido descoberta apenas cerca de 400 anos atrás. Acredita-se que esse vegetal tenha se originado na região de Bruxelas, na Bélgica – e por isso do nome.

Quanto tempo demora para fazer a colheita?

É comum um intervalo de cerca de 120 a 80 dias entre o plantio e a colheita, de acordo com as características de clima.

Como armazenar couve de bruxelas?

Após a colheita, você pode armazená-los em recipientes de plástico na geladeira. Todavia, eles costumam ser mais saborosos se consumidos frescos. Dentro da geladeira, o prazo de validade é de cerca de dois dias para o consumo.

Quando posso colher os brotos?

Os brotos devem ser colhidos quando atingem cerca de quatro centímetros de diâmetro e ficam bem firmes. Os brotos da parte inferior da planta costumam amadurecer primeiro.

A couve de bruxelas é fácil de cultivar?

Após plantadas, elas quase não precisam de cuidados. Portanto, eis uma planta bastante fácil de se cultivar.

É melhor plantar couve de bruxelas a partir de sementes ou mudas?

É fácil cultivar a couve de bruxela a partir tanto de sementes quanto de mudas. A diferença é que as sementes geralmente oferecem uma gama maior de variedades da planta. A desvantagem é que o cultivo a partir de sementes costuma ser mais lento que o cultivo a partir de mudas.

Qual é a taxa de germinação das sementes?

80% das sementes costumam germinar.

Fontes e Referências: [1][2][3]

flor do vegetal
folhas da planta 2
no prato
para climas amenos
para comer
passo a passo de cuidados
plantacao caseira
vegetal para cultivar no frio

Você ficou com dúvidas sobre como plantar couve de bruxelas na sua horta? Pergunte abaixo que iremos te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Couve de Bruxelas (Brassica oleracea var. gemmifera). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.