Como Plantar Graviola no Quintal Passo a Passo (GUIA)

Graviola é um fruto de sabor ácido, muito nutritiva e versátil. Aprenda como cultivar graviola no seu pomar!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Graviola é a fruta obtida de uma planta denominada Annona muricata, uma árvore de pequeno porte, com folhas largas, nativa das Américas e cultivada por todo o mundo.

A gravioleira pode atingir até quatro metro de altura se cultivada em condições tropicais (ambiente quente e úmido). Todavia, se trata de uma planta versátil, que se adapta a solos ruins, condições de seca e sombra parcial.

Annona Muricata

Por se tratar de uma planta muito versátil, e que conta com frutos saboroso, a graviola é uma excelente adição para o seu pomar. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender tudo o que precisa saber para cultivar graviola no seu quintal.

Como Cuidar Da Planta

A graviola é uma fruta cujo sabor lembra um misto de morango e abacaxi. A sua polpa branca é comestível e rica em fibras. A graviola é geralmente utilizada no preparo de smoothies, sucos, balas, sorvetes, doces e sobremesas. Além do fruto, as folhas da árvore também são utilizadas na fitoterapia, na produção de diversas medicamentos naturais.

Como Cultivar Graviolas

Em termos nutricionais, esse fruto é rico em proteína, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo, além de ser uma excelente fonte de vitamina C e A.

Annona muricata

Como Plantar Graviola

Confira alguns dados científicos e técnicos da planta:

Nome científicoAnnona muricata
Nome popularGraviola, Gravioleira
FamíliaAnnonaceae
OrigemAmérica Central
TipoPerene
Annona muricata

Leia também: Como Cultivar Manga e Como Cultivar Mamoeiro

Como Plantar Graviola no Quintal

Como Plantar Gravioleira
  • Luz: é possível cultivar essa planta tanto em sol pleno quanto sombra parcial. Ela precisa de apenas algumas horas de sol por dia para se desenvolver.
  • Solo: embora as graviolas se adaptem bem a diferentes tipos de solo, ela prefere um solo argiloso, rico em matéria orgânica
  • Propagação: ao contrário de muitas árvores frutíferas, a graviola é cultivada a partir de sementes. Obtenha sementes de fornecedores de boa qualidade para uma plantação saudável. Escolha por variedades mais resistentes a doenças.
  • Clima: a graviola se adapta bem ao clima tropical, com invernos mais quentes e um ambiente mais úmido. Ainda assim, o clima não é um impeditivo para o cultivo da planta, uma vez que ela se adapta bem a outras condições, o que a faz ser cultivada pelo mundo todo.
  • Semeadura: você deve plantar as sementes em um solo preferencialmente arenoso. Cada semente deve ficar a 1 centímetro de profundidade e 3 centímetros de distância de uma da outra. A germinação deve ocorrer em cerca de 30 dias.
  • pH do Solo: o pH de solo ideal para o cultivo de graviola é entre 5 e 6,5.
  • Irrigação: embora as gravioleiras sejam resistentes a longos períodos de seca, é ideal que mantenha-se o substrato com uma boa umidade para a planta. A rega é dispensável nos meses chuvosos, quando a chuva já trata de fazer isso.
  • Fertilização: para produzir frutos mais saborosos, grandes e em quantidade, você pode aplicar um fertilizante equilibrado de três em três meses durante o primeiro ano de cultivo.
  • Poda: a poda é uma forma de trazer uma maior circulação de ar e luz solar para a copa da planta, tornando-a mais resistente a pragas e doenças e promovendo um desenvolvimento mais vigoroso dos frutos. A poda deve ser efetuada com equipamentos de proteção e equipamentos de poda, sempre utilizando ferramentas esterilizadas para evitar a contaminação de doenças. Outro cuidado necessário é a remoção de ervas daninhas, que podem disputar nutrientes com as suas plantas.

Leia também: Como Cultivar Laranjas

Como Plantar Graviola em Vaso

Como Plantar Pe De Graviola

Algumas variedades menores de graviola podem ser cultivadas em vaso. Todavia, você deve se atentar aos seguintes requisitos:

  • As raízes da graviola costumam se aprofundar muito no solo. Portanto, a altura do vaso deve ser longa o suficiente para comportar o sistema radicular da planta.
  • Para prevenir a podridão das raízes, que pode levar a morte da sua planta, você deve escolher também um vaso que contenha orifícios de drenagem, uma vez que o excesso de umidade é o principal fator que leva a propagação de fungos, bactérias e vírus.
  • Posicione o vaso em um local arejado, com boa circulação de ar.
  • Não esqueça de realizar podas ocasionais para remover galhos mortos, folhas mortas e partes infectadas por pragas ou doenças.

Pragas e Doenças da Plantação de Graviola

Cuidados Com Pe De Graviola

Qualquer cultivo esta suscetível ao aparecimento de pragas e doenças indesejadas, que podem levar a perda da colheita, além da morte da planta. Portanto, a observação constante e o controle de pragas e doenças são tarefas fundamentais para a manutenção do seu pomar.

Cultivo De Graviola

As pragas que comumente atacam uma gravioleira incluem-te as moscas das frutas, as larvas, as cochonilhas e os gafanhotos. Tudo depende de onde você mora. Em muitos casos, as infestações são pequenas e removidas facilmente com um jato de água. Em outros casos, você pode precisar de um bom inseticida, que expulsará os insetos indesejados.

Especie Resistente

Entre as doenças comuns que podem atrapalhar o cultivo da graviola, podemos citar a aracnose e a podridão das raízes.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Graviola

Flor Da Planta

Você ainda ficou com dúvidas sobre como plantar gravioleira? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas que pode esclarecer parte de suas dúvidas:

Quais são os benefícios medicinais das folhas de graviola?

As folhas de graviola podem ser utilizadas na prevenção do câncer, no tratamento da gota, como analgésico para dores na coluna, como um anti-inflamatório, e como um auxiliar no tratamento da diabetes. O chá de folha de graviola também é conhecido como uma forma de fortalecer o sistema imunológico.

Quantas graviolas são produzidas por árvore?

São cerca de dez graviolas por árvore que são produzidas por ano.

Quando devo colher as graviolas?

A colheita deve ser feita assim que os frutos percam o brilho, passando de um verde escuro para um verde amarelado.

Quanto tempo posso armazenar as graviolas?

Elas devem ser consumidas em no máximo cinco a seis dias após a colheita.

Quanto tempo demora para as sementes de graviola germinarem?

A germinação costuma ocorrer em cerca de trinta dias, com alta taxa de sucesso.

Quanto tempo demora para uma gravioleira dar frutos?

Os primeiros frutos começam a aparecer após o terceiro ano de cultivo.

Veja mais fotos da planta na galeria de imagens abaixo:

Folhas Da Graviola
Folhas Da Planta
Fotos Do Pomar
Frutos Grandes E Verdes
Graviola
Gravioleira
Ideias De Cultivo
Imagens Das Folhas Da Planta
Pe De Annona Muricata
Pe De Graviola
Planta Tropical
Pomar De Graviolas

Confira um vídeo com mais dicas de cultivo:

Leia também: Como Cultivar Goiabas

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de graviolas? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.