Como Plantar Babosa (Aloe Vera) Passo a Passo

A babosa é uma suculenta de cultivo popular devido ao seu uso ornamental e medicinal. Aprenda como plantar aloe vera na sua casa passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

A babosa, ou aloe vera, é uma suculenta de cultivo doméstico muito popular, não só pela beleza de suas folhas carnudas, como por sua função medicinal, podendo ser utilizada para o alívio de queimaduras, feridas e até em tratamentos estéticos. Quer aprender como plantar e cuidar da babosa na sua casa? Confira esse novo tutorial do Meu Verde Jardim.

Aloe Arborescens

A babosa é uma planta com caule muito curto, folhas grossas, carnudas e esverdeadas. No interior de suas folhas, se encontra um gel, que não pode ser consumido, mas tem diversas aplicações tópicas, tanto na indústria médica quanto estética.

Aloe Arborescens Em Vaso

Embora seja nativa da península arábica, a babosa é cultivada no mundo todo, se adaptando bem a diversos climas. O seu uso medicinal data pelo menos 6.000 anos, quando os antigos egípcios a utilizavam como “planta da imortalidade”.

Aloe Do Natal

Por sua ampla popularidade e adaptação em diversos biomas, ela conta com diversos nomes populares. Entre os principais, podemos citar: Babosa, Aloé, Aloé-candelabro, Aloé-do-natal, Babosa-de-arbusto, Caraguatá, Caraguatá-de-jardim, Erva-babosa, Erva-de-azebra.

Aloe arborescens

Aloe Vera

Confira alguns dados científicos da planta:

Nome científicoAloe arborescens
Nomes popularesBabosa, Aloé, Aloé-candelabro, Aloé-do-natal, Babosa-de-arbusto, Caraguatá, Caraguatá-de-jardim, Erva-babosa, Erva-de-azebra
FamíliaAsphodelaceae
OrigemÁfrica
TipoPerene
Aloe arborescens
Babosa

Confira algumas variedades que podem ser cultivadas em casa:

  • Aloe glauca: com grandes folhas prateadas, essa é a variedade de maior porte da planta.
  • Aloe aristata: uma versão de pequeno porte, com folhas brancas e serradas.
  • Aloe variegata: uma variedade muito pequena, perfeita para o cultivo dentro de casa.
  • Aloe polyphylla: essa variedade consiste em uma planta de grande porte com folhas verdes que têm suas pontas levemente roxas. Essa variedade também é chamada de babosa espiral.
  • Aloe aculeata: versão com folhas mais espinhosas.
  • Aloe ciliaris: eis a variedade famosa por suas grandes inflorescências laranjas.
  • Aloe brevifolia: tem folhas mais curtas que as demais variedades.

Leia também: Como Plantar Laranjas

Como Plantar Babosa Passo a Passo

Caraguata

Confira tudo o que você precisa saber para cultivar e cuidar da planta Aloe Vera:

  • Cultivo em vaso: o primeiro passo para plantar aloe vera em vaso é escolher o vaso certo. Recomendamos que você compre um vaso feito de terracota ou outro material que ofereça uma boa drenagem. Não recomendamos cultivar babosa em vasos de plástico, que podem oferecer uma má drenagem para o solo. O vaso também precisa ser largo e profundo para abarcar todo o sistema radicular da planta.
  • Luz: a babosa precisa de luz solar direta, mas também pode crescer em sombra parcial.
  • Solo: utilize misturas de envasamento apropriadas para cactos e suculentas.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante balanceado em uma frequência de uma vez por mês para manter o crescimento da sua babosa vigoroso.
  • Poda: a poda deve ser feita quando as folhas ficam com as pontas marrons. Utilize sempre uma tesoura de jardinagem devidamente esterilizada. A poda estimula um novo crescimento, mas evite podar as folhas do centro da planta.
  • Pragas: cochonilhas e ácaros estão entre as principais pragas que podem atacar a sua babosa. Você pode removê-las com um pano macio. Em casos de infecção mais grave, você pode aplicar um inseticida orgânico.

Como Regar a Babosa

Caraguata De Jardim

A irrigação é a parte mais desafiadora em todo esse processo. Por ser uma planta do tipo suculenta, a babosa é mais resistente a seca que outras plantas, uma vez que armazena água em suas folhas. Todavia, a falta de irrigação pode matar a sua planta.

Caraguata De Jardim 1

O ideal é irrigar a aloe vera de forma profunda, deixando todo o solo úmido. Mas isso deve ser feito com uma frequência pequena. Uma forma de saber se você esta irrigando demais, é notar o nível de umidade do solo utilizando o dedo.

O teste de secura do dedo pode ser o melhor indicador de irrigação. Rege apenas quando o solo estiver completamente seco.

Caraguata De Jardim 3

Se você cultiva ao ar livre, deve evitar irrigar na temporada de chuvas, uma vez que o solo se manterá facilmente úmido por mais tempo.

Como Replantar Aloe Vera

Como Cuidar Da Babosa

Após a babosa crescer muito, ela precisará de um novo vaso, em tamanho maior. Então, você precisará replantá-la. Confira o passo a passo para replantar a Aloe Vera:

  1. Lave o novo vaso (caso já tenha sido utilizado) e aguarde secar.
  2. Coloque um pedaço de tela ao fundo do vaso para facilitar a drenagem da água. Você também pode utilizar jornal.
  3. Remova a planta do vaso atual e escove as raízes para remover resquícios de sujeira. Faça o processo com cuidado para não ocasionar danos a planta.
  4. Encha o vaso com um terço do solo e insira a planta. Continue enchendo o vaso até complementar o seu topo com solo. As folhas da Aloe devem ficar acima do nível do solo.
  5. Muitas pessoas acham que após o replantio, a aloe deve ser irrigada em seu novo solo. Você não deve fazer isso. Evite regar a sua planta por uma semana para que ela se adapte ao novo ambiente.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Aloe Vera

Como Plantar Aloe Vera

Ao longo do processo de cultivo, muitas dúvidas podem surgir. Essa sessão do artigo visa esclarecer a maior parte das dúvidas comuns. Se você não encontrou a sua dúvida respondida abaixo, realize-a na área dos comentários que iremos te auxiliar.

Como fazer a babosa florescer?

Quando madura, a babosa produz uma inflorescência em seu topo. As suas flores geralmente são amarelas ou vermelhas, sendo muito agradáveis aos olhos. Infelizmente, é muito difícil fazer uma babosa cultivada em ambiente doméstico florescer. É preciso alinhar todas as condições ideais, como: oferecer muita luz, água o suficiente e a temperatura certa.

Como extrair o gel da aloe vera?

Para fazer uso das propriedades medicinais e esteticistas da planta aloe vera, você precisa remover o seu gel. A remoção pode ser feita de forma fácil, cortando a folha da planta com o uso de uma tesoura de jardinagem devidamente esterilizada. Após o corte, abra a folha ao meio para remover o seu gel. Em hipótese alguma ingira o gel da planta – o seu uso é apenas tópico.

Para quê serve a seiva da babosa?

A babosa também é chamada de planta dos primeiros socorros devido a sua seiva com amplo uso medicinal. O gel extraído de suas folhas pode ser utilizado no tratamento de queimaduras, irritações de pele, ferimentos e picadas de insetos.

Com que frequência a aloe vera deve ser regada?

A rega para essa planta deve ser feita apenas raramente, quando o solo estiver completamente seco. Você deve inserir o seu dedo cerca de 3 centímetros de profundidade para verificar pelo o toque os níveis de umidade do solo.

Por que as folhas da minha babosa estão apodrecendo?

A podridão das folhas, caule e raízes geralmente é causada pelo excesso de água. Outro sinal de apodrecimento são folhas e caules ficando na cor preta. Melhorar a drenagem do solo e regular a frequência de irrigação são as soluções para esse tipo de problema.

Aloe Vera é venenosa?

Embora não seja uma planta topicamente venenosa, a sua seiva não pode ser ingerida, podendo ocasionar reações adversas como diarreia, dor de estômago, entre outras. Também recomendamos realizar o uso medicinal da babosa apenas com acompanhamento médico.

Quanto tempo demora para a babosa crescer?

Após plantada, ela demora cerca de dois meses para que suas folhas cresçam e possam ser colhidas.

As folhas de aloe vera voltam a crescer?

Após removidas, a folha não voltará a crescer. Mas existe a possibilidade de novas folhas cresceram próximas a área de corte.

Por que a babosa esta ficando vermelha?

Se a sua aloe vera esta ficando vermelha, pode ser o sinal de que ela esta recebendo muito sol ou muita água.

Quanto tempo vive a babosa?

A expectativa de vida da aloe vera é de cerca de 12 anos.

Posso plantar aloe vera de forma hidropônica?

Sim, a Aloe Vera pode ser plantada em água, desde que você forneça luz e nutrientes necessários para o cultivo.

Veja mais fotos da planta:

Como Plantar Babosa
Cuidados Com Aloe Vera
Cuidados Com Erva De Azebra
Cultivo De Babosa
Cultivo Em Recipientes
Em Casa
Em Vaso
Erva De Azebra
Florescendo
Fotos De Aloe Arborescens
Fotos De Aloe Candelabro
Fotos De Aloe Do Natal Ao Ar Livre
Fotos De Caraguata
Imagens Da Planta
Imagens De Babosa
Inflorescencia Alaranjada
Inflorescencia Laranja
Plantacao De Aloe Vera

Confira mais dicas no vídeo abaixo para plantar babosa em vasos:

Você ficou com alguma dúvida sobre o tutorial passo a passo de como plantar babosa em casa? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.