Como Plantar Cenouras na Horta Passo a Passo (Tutorial)

Aprenda como preparar o solo, semear, fertilizar e irrigar sua horta de cenouras!

Publicado em e atualizado em: 10-12-2021 por Lory Aguiar

O cultivo de cenouras está entre os mais gratificantes. Após bem estabelecidas na horta, você tem uma fonte de cenouras por muitos meses. Além disso, as cenouras cultivadas em casas costumam ser mais saborosas que aquelas compradas em mercados e feiras. Mas existem alguns cuidados e segredos que você deve conhecer. Para isso, fizemos esse novo guia do Meu Verde Jardim, para você aprender tudo o que você precisa saber para iniciar o cultivo de cenouras na sua horta.

Cenoura 1

As cenouras são raízes cultivadas no mundo todo devido ao seu uso na culinária. Ela é utilizada no preparo de saladas, sopas, picles, geleias, doces e sucos. Ela é considerada um legume muito saudável devido a ser uma fonte rica de b-caroteno, tiamina e riboflavina.

Cenoura

O cultivo de cenouras é o segundo mais popular do mundo, perdendo apenas para o cultivo de batatas. O país que mais produz cenouras é a China.

Daucus carota

atraindo polinizadores

Confira alguns dados botânicos da cenoura:

Nome científicoDaucus carota
Nome popularCenoura
FamíliaApiaceae
OrigemEuropa
TipoAnual
Daucus carota

Como Plantar Cenouras

ao ar livre

Plantar cenouras é relativamente simples. Você pode plantá-la diretamente na terra, em sua horta, como pode cultivar em vasos, garrafa pet e até mesmo de forma hidropônica (na água). Vamos te ensinar, abaixo, as condições essenciais para o cultivo da cenoura. Após a lista, vamos entrar em detalhes para cada uma dessas formas de cultivo que acabaram de ser citadas.

Confira uma lista básica de condições essenciais e cuidados que você deve ter com a cenoura:

  • Luz: as cenouras são bastante exigentes quanto a luz solar. Elas são vegetais apropriados para cultivo em pleno sol, precisando de pelo menos seis horas de incidência direta de luz solar por dia para se desenvolver.
  • Solo: solos arenosos ou argilosos são ideais para cultivar cenouras. O pH ideal deve ser entre 6 e 6,5. Além disso, o solo deve ser bem drenado e pouco salino. Antes do cultivo, também é importante limpar o solo, removendo as ervas daninhas.
  • Fertilização: um fertilizante com NPK 2:3:4 é recomendado em uma aplicação semanal. Você pode adicioná-lo antes da semeadura para aumentar a taxa de germinação.
  • Irrigação: se você deixar o solo secar completamente, as suas cenouras não vão se desenvolver. Se você irrigar demais, as cenouras podem ficar curtas e finas. O melhor horário para realizar a irrigação é pela manhã.
  • Doenças: se surgirem manchas nas folhas da sua cenoura, aplique um fungicida orgânico. Também é importante remover aquelas que ficam amareladas ou atrofiadas.

Cultivo de Cenouras na Terra

como cuidar da cenoura

A propagação de cenouras em terra deve ser feita com sementes, que podem ser adquiridas em lojas de jardinagem. A taxa de germinação depende da variedade cultivada, mas varia em cerca de 85%, em média.

O solo ideal deve ser solto e bem drenado. Portanto, você pode precisar preparar o solo, assim como limpá-lo de ervas daninhas e pedras, que podem dificultar o desenvolvimento da planta.

Você deve regar assim que plantar as sementes, que devem ser inseridas no solo com uma profundidade de cerca de três polegadas.

Como Plantar Cenouras em Vasos

como cultivar Cenoura

É possível cultivar cenouras em vasos, bacias e contêiner. Todavia, você precisa tomar alguns cuidados adicionais.

Confira algumas dicas de como plantar cenouras em vasos:

  • Escolha um vaso com profundidade e largura adequada (de, no mínimo, 40 litros).
  • O recipiente deve ter cerca de quinze centímetros de profundidade, no mínimo.
  • Escolha sementes de variedades que se adaptam bem ao seu clima.
  • Plante as sementes com uma profundidade adequada (cerca de 3 polegadas de profundidade e 3 polegadas de distância).
  • Adicione um fertilizante rico em fósforo uma vez por semana durante a estação de crescimento.
  • Irrigue o vaso após o plantio.

Como Cultivar Cenouras na Garrafa Pet

Você também pode plantar cenouras em garrafas pets. As vantagens são muitas. Primeiro, você economiza o dinheiro que gastaria com vasos. Em segundo lugar, ajuda a natureza reciclando as garrafas pets. Por fim, essa é uma forma compacta de manter uma horta de cenouras.

O grande cuidado que você deve ter é quanto a drenagem da garrafa pet. Os demais cuidados e exigências são os mesmos acima descritos no cultivo em terra.

Para tornar a drenagem melhor, você pode realizar uma perfuração na garrafa, utilizando uma tesoura. Para facilitar, você pode esquentar a ponta da tesoura.

Como Plantar Cenoura na água (hidropônica)

como plantar Cenoura

É possível cultivar cenouras em um sistema hidropônico, tendo um maior controle dos nutrientes do vegetal.

Confira um passo a passo de como plantar cenoura na água:

  1. Faça uma mistura para envasamento hidropônico que conte com duas parte de areia para uma de perlita e uma de turfa. Dessa forma, teremos 50% de areia para 20% de perlita e 25% de musgo de turfa.
  2. Encha o recipiente com a mistura para envasamento e água até que a mistura se assente no recipiente.
  3. Inclua as sementes com a profundidade de duas polegadas na mistura de envasamento.
  4. Adicione o fertilizante de sua preferência.
  5. Coloque o recipiente em um local onde ela pode receber pelo menos seis horas de luz solar por dia.

Cenouras cultivadas de forma hidropônica costumam poder ser colhidas após 70 dias do início do cultivo.

Variedades de Cenoura para Cultivo

cor branca

Confira algumas variedades populares que você pode plantar na sua casa e suas respectivas características:

  • Nantes: essa variedade é nativa da França, contando com uma folhagem verde escura muito sensível a doenças. Portanto, não recomendamos cultivar essa variedade em estação chuvosa e quente. Seu ciclo vegetativo é de cerca de 90 dias.
  • Kuroda: a kuroda é uma variedade que pode atingir até 50 centímetros de altura. Essa variedade é apropriada para o cultivo em climas mais quentes. Seu ciclo vegetativo dura cerca de 100 dias.
  • Brasília: variedade de médio porte, muito popular no Brasil. Ela é adequada para o cultivo no verão.
  • Kuronan: essa variedade costuma atingir quarenta centímetros de altura. Ela é muito resistente e a colheita se dá cerca de 100 dias após a semeadura.
  • Tropical: variedade com folhagem verde escura, ideal para climas mais frios.
  • Prima: planta resistente com ciclo de 100 dias entre o cultivo e a colheita.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Cenouras

cuidados com cenouras

Você pode ficar com diversas dúvidas ao longo de sua jornada cultivando cenouras. Preparamos um pequeno FAQ com perguntas e respostas para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira:

Quanto tempo demora para colher cenouras?

As cenouras demoram cerca de 80 dias para crescer. De acordo com a variedade, algumas podem durar cerca de 50 dias para crescer e se tornarem aptas para serem colhidas.

Quanto tempo as sementes de cenoura demoram para germinar?

O tempo de germinação é cerca de vinte dias. É importante que o solo retenha umidade durante o período para aumentar a taxa de germinação.

Quantas cenouras nascem por semente?

Para cada semente, nasce apenas uma cenoura.

Como armazenar cenouras?

Após colhidas, as cenouras podem ser armazenadas na geladeira por um mês até o consumo. Mantenha-as em um recipiente fechado com tampa.

Como prevenir doenças e pragas na cenoura?

Você pode prevenir o aparecimento de pragas mantendo o solo sempre úmido (mas nunca encharcado), escolhendo sementes de boa qualidade, praticando a rotação de culturas, removendo ervas daninhas e evitando o uso de pesticidas e fungicidas.

Posso plantar cenouras a partir de mudas?

Não recomendamos o transplante de cenouras, uma vez que elas se adaptam mal e se estressam com o processo. O melhor é iniciar o cultivo a partir de sementes.

Veja mais fotos de cenouras:

cultivo de Cenoura
cultivo de Cenoura na horta
da europa
Daucus carota
Daucus carota branca
diferentes variedades 1
Flores da Daucus carota
flores de cenoura
Fotos da Cenoura
fotos da planta
Fotos de Daucus carota
Imagens de Daucus carota
plantacao de Cenoura
raizes da planta

Leia também: Como Cuidar de Plantação de Mandioca

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o nosso tutorial passo a passo de como cultivar cenouras? Comente abaixo que iremos te auxiliar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cenouras na Horta Passo a Passo (Tutorial). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Como Plantar Cenouras na Horta Passo a Passo (Tutorial)”

  1. Ulisses Nunes Owen

    As unidades do arcaico sistema imperial de medidas, polegadas, pés, galões, onças, etc, não são de uso corrente no Brasil.
    Poucas áreas ainda as utilizam e, mesmo assim, de forma limitada, apenas por uma tradição dispensável e inútil.
    Este sistema gera complicações para os técnicos de menos estudo quando é preciso expressar frações que não são meios, quartos ou oitavos de polegada.
    Por que usá-lo num texto tão didático como o seu, que tem a clareza por mérito ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.