Ideias de Espécies de Árvores para Abelhas (Plantas Apícolas)

Conheça árvores, plantas e flores para atrair e abrigar abelhas na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 03-06-2022 por Lory Aguiar

As abelhas precisam de sua ajuda. As colmeias de abelhas estão desaparecendo em diversos país do mundo. Em 2006, surgiu o termo colony collapse disorder (distúrbio do colapso das colônias), para nomear este fenômeno que intriga a comunidade científica. Para salvar as abelhas, nada melhor do que escolher espécies de árvores e plantas que atraem abelhas para a sua casa.

Abrigo Para Abelhas

Muitas pessoas temem as abelhas. Mas longe de serem vilãs – que só atacam quando se sentem ameaçadas -, as abelhas são fundamentais para a natureza, uma vez que estão envolvidas na polinização das plantas. Ou seja, o transporte do pólen do órgão masculino da flor para o órgão feminino, dando continuidade ao ciclo reprodutivo da planta.

Arvores Para Abelhas

São mais de 25 mil espécies de abelhas diferentes espalhadas por todo o mundo. Devido a poluição, a perda da biodiversidade e ao Distúrbio do Colapso das Colônias, esses insetos fundamentais para o ecossistema se encontram em extinção.

Cerejeira (Prunus spp.)

Com florescimento na primavera, a cerejeira é uma das plantas que mais atraem abelhas, mariposas, borboletas e outros polinizadores. O gênero Prunus é farto em plantas frutíferas que atraem polinizadores, incluindo ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amendoeiras.

A cerejeira é um arbusto que pode atingir até quatro metros de altura. Ela prefere climas mais frios. Caso queira cultivá-la em climas quentes, procure por variedades adequadas a climas mais quentes. Ela deve ser cultivada em um ambiente de pleno sol e protegido pelo vento. Em regiões quentes e secas, ela também pode ser cultivada em ambientes de sombra parcial.

Tulipeiro (Liriodendron tulipifera)

Tulipeiro, conhecido como a árvore das tulipas, pertencente a mesma família das Magnólias, e muito popular no sul do Brasil. O seu nome popular se dá por suas belas flores grandes amareladas, que lembram muito uma tulipa. Tais flores são ricas em néctar, atraindo muitos polinizadores para o jardim, sendo uma planta muito agraciada por apicultores.

O tulipeiro se trata de uma excelente escolha de árvore para fazer sombra. Ainda que seja uma planta que se adapta melhor ao frio, ela deve ser cultivada em ambiente de pleno sol.

Amor Agarradinho (Antigonos leptopus)

Amor agarradinho é uma trepadeira florida perfeita para cercas vivas, muros, pergolados e outros ambientes de pleno sol. As suas flores aromáticas atraem abelhas para o jardim.

Ela também é chamada de cipó coral, cipó de mel, amor entrelaçado, entre outros. De origem mexicana, o amor agarradinho tem folhas verdes e flores reunidas em inflorescências, que atrai muitas abelhas.

Leia também: Árvore Assacu

Ora Pro Nóbis (Pereskia aculeata)

Ora Pro Nóbis, ou “ora por nós”, conhecida cientificamente como Pereskia aculeata, é uma planta frutífera e florífera. Tanto suas flores quanto os seus frutos e brotos são comestíveis.

Por atrair abelhas, a ora pro nóbis é perfeita para quem deseja cultivar mel.

Essa planta, do tipo trepadeira, é perfeita para composição de cercas vivas ornamentais, além de seus usos ornamentais.

Ora Pro Nóbis deve ser cultivada em pleno sol, regada de forma moderadamente. A colheita de folhas deve ser feita 120 dias após o início do cultivo.

Urucueiro (Bixa orellana)

Urucueiro, ou urucuzeiro, é a árvore frutífera nativa da Amazônia que dá urucu. Podendo atingir até seis metros de altura, essa árvore tem suas partes utilizadas na medicina, na cosmética e na culinária.

Urucu, no tupi, significa “vermelho“, em referência ao seu fruto e sementes, que são da cor avermelhada.

O urucum é utilizado na produção do óleo essencial de urucum, sendo utilizado em cremes, loções, bronzeadores, protetores solares e protetores labiais. O óleo atua de forma antioxidante e protegendo contra a ação dos raios UV.

Como Atrair Abelhas para o seu Jardim

Arvores Para Atrair Abelhas

Confira algumas dicas para atrair abelhas para o seu jardim:

  • Procure por plantas aromáticas para cultivar em seu jardim, especialmente aquelas floridas, que contam com flores pequenas e em cores claras, como branco e amarelo.
  • As abelhas também preferem árvores de pequeno porte para construir seu abrigo, como goiabeiras, jabuticabeiras e pitangueiras.
  • Evite utilizar produtos baseados em neonicotinóides no seu jardim.
  • Uma plantação de cobertura de solo também pode fornecer um lugar de descanso para as abelhas, onde elas podem descansar do sol e calor.
  • As abelhas podem ficar desidratadas, ficando gordas e letárgicas. Uma forma de ajudá-las é incluir alguns pratos rasos de água no quintal.
  • Evite aplicar pesticidas no seu jardim. Se não tiver outra opção, opte por versões mais orgânicas e leves, que não afetem as abelhas.
  • Você também precisa abraçar um pouco o caos. Um jardim caótico, selvagem, sem muito controle de plantas e ervas daninhas, se torna mais cômodo para as abelhas, que preferem ambientes mais anárquicos.
  • O Brasil tem diversos climas e biomas, permitindo o cultivo de plantas do mundo todo. Todavia, se você quer atrair abelhas da sua região para a sua casa, precisa escolher o que elas mais gostam: plantas nativas. Portanto, selecione apenas plantas nativas na hora de repaginar o seu jardim.
  • Misture diferentes flores de tamanhos e cores distintos, uma vez que esses insetos adoram a diversidade.
  • Escolha por flores com longos períodos de floração.
  • Não as mate, nem as irrite. Abelhas se comunicam e atuam em bandos, podendo debandar facilmente da sua casa se se sentirem ameaçadas.
  • Leia também: Lista de Ervas Aromáticas

Como as plantas atraem polinizadores?

A maior parte das plantas com flores precisam de agentes polinizadores no seu ciclo reprodutivo. Entre esses agentes, os insetos estão entre os principais, que são atraídos para as plantas através de diversos artifícios.

Algumas plantas, como as orquídeas, utilizam de seu aroma para atrair abelhas. Outras plantas, como as orquídeas espelhos, utilizam flores em formato de vespa fêmeas para atrair vespas machos. Tem também alguns lírios da Amazônia, que atraem escaravelhos com fragrâncias doces antes de prendê-los.

Quais plantas atraem mais abelhas?

As abelhas costumam ser mais atraídas por plantas aromáticas, com flores pequenas nas cores branca ou amarela. Plantas como manjericão, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são perfeitas para atrair abelhas.

Leia também: Como Cuidar de Sansão do Campo

FAQ

1. Quais espécies de árvores as abelhas atraem?

As abelhas são atraídas a uma variedade de árvores, incluindo: bordo, carvalho, ameixeira, nectarina, marmeleiro, oliveira, pinheiro, romãzeira e tília.

2. Por que as abelhas são atraídas para as árvores?

As abelhas são atraídas para as árvores pelo néctar e pelos insetos que vivem nas árvores. O néctar é uma fonte de açúcar que as abelhas usam para produzir mel. Os insetos fornecem proteína para as abelhas.

3. Como as árvores ajudam as abelhas?

As árvores ajudam as abelhas fornecendo néctar e insetos para alimentá-las. As árvores também oferecem um lugar seguro para as abelhas viverem e criarem seus ninhos.

4. Quais são os benefícios das abelhas para as árvores?

As abelhas polinizam as flores das árvores, o que ajuda a produzir frutos e sementes. As abelhas também produzem mel, que pode ser usado como um adoçante natural ou medicamento.

5. Por que as árvores são importantes para as abelhas?

As árvores são importantes para as abelhas porque fornecem néctar, insetos e um lugar seguro para viver e criar seus ninhos. As árvores também ajudam a proteger as abelhas do vento e do frio.

Qual árvore para abelha você gostou mais? Qual você decidiu comprar? Você ficou com alguma dúvida em relação ao cultivo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.