Vermiculte serve para arejar o solo, reter a umidade, estimular o crescimento e melhorar a absorção de nutrientes…
Publicado em 19-07-2021 e atualizado em: 19-07-2021 porO vermiculita tem duas principais funções na jardinagem: arejar o solo e melhorar a retenção de água e nutrientes. Ela é considerada um ingrediente para adequar e corrigir solos para certos tipos de plantas.

A vermiculita é um mineral de silicato, semelhante a flocos pretos ou marrons. Eis um material minerado na China, Estados Unidos, África do Sul e Brasil. A vermiculita utilizada na jardinagem é feita a partir do superaquecimento da vermiculita crua, que posteriormente é repartida e granulada.
A verniculita pode ser misturada com turfa, compostos orgânicos e fertilizantes. Mas existe uma forma certa de usá-la e é o que vamos te ensinar no guia de hoje do Meu Verde Jardim.
Conteúdo
Para quê serve a Vermiculita?

Você já deve ter se deparado com esse corretivo em lojas de produtos para o jardim. A vermiculita é uma substância barata para se corrigir diversos tipos de problemas do solo.
Essas são algumas das funções de vermiculita:
- Melhorar a drenagem do solo.
- Previne a podridão das raízes.
- Acelera a germinação de sementes.
- Areja o solo evitando o seu empedramento e tornando a absorção de nutrientes mais fluída para a planta.
- Preservar flores colhidas em vasos.
- Proteger raízes e bulbos de baixas temperaturas.
- Como cobertura morta para regular a temperatura do solo.
Como Usar Vermiculita no Jardim

Confira as diferentes formas de utilizar a vermiculita no seu jardim:
Vermiculita no Gramado | Você pode adicioná-la ao solo quando plantar grama a partir de sementes. Ela vai auxiliar o grama a reter umidade e proteger as sementes do calor, acelerando a germinação. |
Vermiculita em Canteiros | Ela pode ser utilizada em vasos e canteiros para corrigir um solo que retém mal a umidade. |
Vermiculita para Flores e Vegetais | É indicado o uso principalmente em solos do tipo arenoso com a finalidade de aumentar a retenção de umidade. |
Vermiculita para Árvores e Arbustos | Você pode misturar em uma proporção de 50% solo para 50% de vermiculita no cultivo de árvores e arbustos. |
Utilize sempre luvas e uma máscara facial para manusear este material. A vermiculita, em si, não é tóxica, mas a sua poeira pode causar irritação.
Benefícios do Uso da Vermiculita

A vermiculita é muito prática de ser utilizada como um corretivo de solo, além de não apodrecer, decompor ou reunir bolor. Além disso, ela é uma forma barata de arejar o solo e reter a umidade.
Confira as principais vantagens de utilizar vermiculita no seu jardim:
- Pode ser utilizada para arejar o solo.
- Pode ser utilizada para reter a umidade do solo.
- Estimula o crescimento das raízes e bulbos.
- Não apodrece, decompõe ou embolora.
- Auxilia as plantas na absorção maior de nutrientes do solo.
- Outro grande benefício da vermiculita é que ela torna a planta mais apta a absorver amônio, potássio, cálcio e magnésio, proporcionando um desenvolvimento mais saudável para o jardim.
Desvantagens do Uso da Vermiculita

Como nem tudo são flores na vida, existem desvantagens no uso da vermiculita na sua horta, flores, plantas, árvores e vasos.
Confira as principais desvantagens do uso do corretivo:
- Ela retém muita umidade, sendo pouco recomendada para plantas sensíveis ao afogamento.
- Assim como a perlita, ela é extraída a partir de uma fonte mineral não renovável.
- Ainda que não apresente toxidade, a poeira que sai da vermiculita pode ser perigosa. É necessário manuseá-la utilizando luvas e uma máscara facial.
Perguntas e Respostas sobre Vermiculita

Confira um FAQ com questões frequentemente feitas a respeito deste corretivo de solo:
Ela é feita a partir de um mineral de silicato de alumínio e ferro, parecido com uma mica. A vermiculita utilizada na jardinagem contém outros compostos como óxido de magnésio.
Se a sua finalidade é arejar o solo, o melhor é utilizar a perlita. Se a sua finalidade é reter a umidade, o melhor é a vermiculita. Você também pode misturar as duas. A perlita também é mais indicada para plantas que não precisam muito de umidade.
Sim. É especialmente indicado combinar com perlita em proporções iguais.
As pedras pomes são recomendadas para aumentar a drenagem do solo. Todavia, elas não tem a mesma capacidade que a vermiculita para reter água. Assim como a perlita, a pedra-pomes é recomendada para plantas que não precisam de muita umidade.
Não existem estudos que relacionam o uso da vermiculita com danos ao solo, plantas, seres humanos, flora e fauna nativas. Por ser um mineral não tóxico e não cancerígeno, o seu uso é considerado seguro em todo o mundo.
❤️Seus amigos estão gostando:
Não. Ela é uma substância inorgânica, o que significa que ela não se deteriora no solo.
Sim. Não existem aditivos químicos ou sintéticos incluídos no processo de fabricação da vermiculita.
Você encontra o material em lojas físicas e online voltadas para jardinagem e hidroponia.
Ela tem um pH neutro de 7.
Ela também é utilizada na indústria de construção civil, na fabricação de carros e embalagens.
Você ficou com dúvidas sobre vermiculite? Comente abaixo que iremos te ajudar!

Olá, bem vindo ao meu blog! Eu me chamo Lory Aguiar. Sou formada em administração, natural de Pernambuco, graduanda em biologia e amo jardinagem!