8 Melhores Plantas para Cultivar em Solos Alcalinos (pH>7)

Seu solo é alcalino? Não tem problema. Selecionamos plantas perfeitas para você!

Publicado em e atualizado em: 29-10-2020 por Lory Aguiar

Já escrevemos sobre as melhores plantas para solos ácidos. Hoje, vamos fazer uma lista das melhores plantas para solos alcalinos. Antes da mais nada, o solo alcalino é um solo cujo pH é acima de 7. O 7 é considerado neutro e adequado para a maior parte das plantas existentes. Acima disso, o solo é considerável propício ao plantio de plantas resistentes ao solo alcalino.

A grande vantagem do solo alcalino é que ele costuma ter uma boa drenagem. Com uma pequena quantidade de substrato, é possível cultivar uma variedade grande de plantas. Confira abaixo oito plantas que são excelentes para serem cultivadas em solo alcalino. Ao final de nossas sugestões de plantas e flores, você vai conferir uma dica para neutralizar ou acidificar o o pH do seu solo, caso não queira plantar em solo alcalino.

Anemone Pulsatilla

Anemone Pulsatilla
Anemone Pulsatilla

Eis uma planta que exige um solo bem drenado e parcelas de sol. Elas são excelentes para ornamentar um jardim de pedras. Eis uma planta de baixa manutenção, o que é uma boa pedida para quem tem pouco tempo para se dedicar aos cuidados do jardim.

Campanulas

Para quem quer um jardim florido, as campanulas são boas pedidas. Elas se adaptam adequadamente a solos mais alcalinos e suportam sol parcial.

Clematis

Clematis
Clematis

Eis uma planta que comumente é plantada em solos com calcário. Há diversas espécies e elas apreciam sombra parcial.

Dianthus

Dianthus
Dianthus

Eis plantas fáceis de se cultivar que apreciam locais ensolarados.

Scabiosa

Scabiosa
Scabiosa

Eis uma planta arbustiva com floração no período do verão. Suas flores costumam ser azuis, mas também se encontram espécies brancas e lilás. Ela tolera muito bem aos sol.

Aria Sorbus

Aria Sorbus
Aria Sorbus

Eis uma planta que pode atingir grandes tamanhos. Ela exige incidência de luz solar e uma boa umidade no solo – além de uma boa drenagem, que não é problema para solos alcalinos como indicamos na introdução do artigo.

Syringa

Syringa
Syringa

Eis plantas que muito me agradam. São lindas, principalmente na primavera – o período de floração. São excelentes para quem tem jardins menores e para quem vive em regiões frias do país, dado que toleram muito bem ao inverno.

Verbascums

Verbascums
Verbascums

Toleram incidência direta de luz solar e exigem baixa regagem.

O pH é a sigla para potencial de hidrogênio. Ele varia de 1 (acidez completa) até 14 (alcalinidade total). O valor 7 é considerado um pH neutro (nem ácido e nem alcalino). No seu jardim, o pH provavelmente varia entre 5 e 9. Você pode medi-lo utilizando kits de medição de pH (vendidos em lojas de jardinagem ou pela internet).

pH
pH

A grande desvantagem dos solos alcalinos é o seu alto teor da carbonato de sódio, o que dificulta com que a planta obtenha parte dos nutrientes presentes no solo. É possível abaixar o pH do solo e se obter um solo neutro (ou até mesmo ácido). Para tal, basta misturar enxofre, sulfato de ferro ou matéria orgânica no solo. Tal adição deve ser acompanhada com a medição mensal do pH. Também é interessante não aplicar fertilizantes que ocasionam uma reação alcalina, como os fertilizantes ricos em cálcio e sódio.

Aprenda a medir o pH do solo no vídeo abaixo:

Qual planta você incluiria nesta lista? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 8 Melhores Plantas para Cultivar em Solos Alcalinos (pH>7). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.