Gabiroba: O que é, Benefícios, Características, Cultivo e Chá

Guia completo com tudo sobre essa fruta nutritiva e saborosa do cerrado!

Publicado em e atualizado em: 23-03-2022 por Lory Aguiar

Não é segredo pra ninguém que o Brasil é um país de tamanho continental. E é mais evidente ainda que nossa pátria é dotada de uma diversidade e grandeza de suas questões naturais.

como plantar em casa 1

Tanto sua fauna quanto sua flora, apresentam variedade exuberante que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Como maior exemplo disso, temos a Amazônia, que é considerada o pulmão de todo o planeta. Isso, associado à todos os fatores e recursos naturais brasileiros, fazem do país uma potência nessa área.

como plantar gabiroba

Dentro de sua flora, existem diversas plantas, árvores, frutos e outros, que tem a capacidade, devido a seus componentes, de trazer benefícios importantíssimos aos seres humanos. Dentre estes, estão utilidades medicinais, que ajudam, previnem, tratam de enfermidades. Isso sem contar os sabores mais deliciosos e exóticos que encontrados, desde o mais ácido ao mais doce e suave.

Hoje, te contaremos tudo sobre a gabiroba, fruta que oferece tudo isso dito acima.

O que é gabiroba?

Gabiroba, é uma fruta que nasce na gabirobeira e tem seu nome de origem indígena, com o significado de “casca amarga”. Além disso, é conhecida por vários nomes, como guabiroba, guabirova, guavirova, gavirova, araçá-congonha ou gabiraba.

flor da planta

A fruta é nativa do Brasil, e se encontra principalmente no Cerrado das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Ainda, pode ser encontrada em outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.

fruto seco 1

Leia também: Como Plantar Goiabas Passo a Passo e Como Plantar Mamão

Características da gabiroba (gabirobeira)

Na maioria das vezes, os frutos de gabiroba são redondos e possuem coloração amarelada, podendo as vezes ser verdes. Possui uma polpa esverdeada e suculenta e envolve várias sementes, se assemelhando bastante com a goiaba.

flor de gabiroba

A fruta nasce da árvore chamada gabirobeira. Podendo atingir 15 metros de altura, possui tronco ereto e uma casca que apresenta um pouco de sulco. Suas folhas são verde-claras e exalam um aroma bem específico. Além disso, possuem pequenas flores com cor de creme que florescem entre os meses de setembro e novembro.

Veja também: Como Plantar Grama Preta Passo a Passo

Benefícios da gabiroba para a saúde

Assim como várias outras especiarias existentes no Brasil e no mundo, a gabiroba também pode oferecer vários benefícios para a saúde humana.

flores da fruta

Por mais incrível que pareça, uma simples fruta encontrada no Cerrado brasileiro pode trazer excelentes melhoras ao corpo humano. Isso ocorre devido à sua composição, rica nas vitaminas A e B, e que apresenta carboidratos e proteínas.

fruta gabiroba

Devido a isso, a gabiroba é considerada um alimento bastante nutritivo e saudável, podendo ser consumido sem medo. Além disso, o fruto ainda apresenta vantagens como a prevenção e tratamento de gripe, diarreias e até mesmo câimbras.

Leia também: Como Plantar Laranjas Passo a Passo

fruto gabiroba

Gabiroba para diabetes

A gabiroba, como dito anteriormente, possui vários benefícios à saúde. Isso ocorre pois a planta tem em sua estrutura alguns compostos que servem como utensílios medicinais, podendo ajudar no tratamento de algumas doenças.

gabirobeira

Uma das doenças nas quais a fruta pode auxiliar, é a diabetes que assola a população mundial há um bom tempo, e vem crescendo cada vez mais, não sendo diferente no Brasil. Isso ocorre devido, além de fatores genéticos, à horrível alimentação que vem sendo notada na vida grande parte das pessoas. A gabiroba, consegue ajudar no tratamento dessa doença pois possui componentes que tem a capacidade de abaixar o nível de glicose no sangue, evitando assim que a diabetes inicie ou se agrave.

Leia também: Como Plantar Graviola Passo a Passo

frutos verdes

Gabiroba do Cerrado

Sim, a gabiroba possui diversos tipos, que variam de acordo com sua região, mudando suas caraterísticas para se adaptar ao ambiente em que se encontram. Dentre esses tipos estão as gabirobas do litoral, miúda, arbórea, da Amazônia e do campo, sendo a última, o foco neste momento.

gabirobeira em casa 1

A gabiroba do campo, conhecida também como do cerrado, do mato e de moita, tem características específicas, que se diferem em alguns pontos do padrão. Com nome científico de Camponesia adamantium sua árvore possui casca amarelada, tendo sua altura situada entre 1,5 e 3 metros. A fruta se espalha pelo Brasil, tendo como maior polo o cerrado, como diz seu próprio nome. Apresentando uma polpa saborosa e uma casa fina, o fruto da gabiroba tende a nascer durante os meses de novembro e dezembro.

Como fazer chá de gabiroba

Como dito anteriormente, a gabiroba possui vários componentes que fazer bem pra saúde. Dela, podem ser feitas algumas receitas e coisas do tipo. Dentre estas, está o chá de gabiroba, que é uma excelente opção para auxiliar em seu bem estar.

na floresta 1

O chá de gabiroba de folha, tem vários componentes que podem acabar servindo como medicinais. Dentre esses, estão benefícios para a saúde como melhora na diarreia, na gripe, prevenção de anemia, sem contar os macro nutrientes presentes que trazem uma dieta mais saudável e balanceada.

Te ensinaremos agora como fazer esse chá.

Time needed: 20 minutes.

Como Fazer Chá de Gabiroba

  1. Corte 30 gramas de cascas ou folhas de gabiroba.

  2. Ferva 500 ml de água fervida.

  3. Deixe as folhas ou cascas dentro da água por volta de 10 minutos.

  4. Seu chá está pronto para ser consumido.

Obs: Consuma 3 vezes ao dia e não adicione açúcar.

Outras curiosidades sobre a gabiroba

  • Banhos de imersão com seu chá podem aliviar a tensão e dores musculares.
  • Ajuda na digestão de gorduras.
  • Melhora os dentes e ossos do corpo.
  • Alivia dores no abdômen.
  • Aumentam a energia e a disposição.
  • Previne alguns tipos de câncer.
  • Controla o colesterol.
  • Ajuda a melhorar a memória.
  • Ajuda a tratar a anemia.
  • Recupera feridas na boca.
  • É utilizada pôr indígenas para induzir o parto.
  • Aumenta a sensação de saciedade, ajudando nas dietas.
  • Previne problemas urinários.
  • Seu banho ajuda com problemas de hemorroida.

E aí, o que achou? Conhecia essa fruta? Compartilhe com a gente sua experiência utilizando a gabiroba.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Gabiroba: O que é, Benefícios, Características, Cultivo e Chá. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.