4 Dicas para Iluminar o Jardim [Guia de Iluminação para o Quintal]

As nossas dicas vão deixar a sua casa mais bonita!

Publicado em e atualizado em: 14-02-2022 por Lory Aguiar

As noites quentes de verão nos chamam para o jardim. Nada melhor do que passar um fim de tarde lendo um bom livro cercado de muito verde, ou mesmo um papo com os amigos na área externa, respirando um ar. Se você é desses que gostam de apreciar o seu jardim precisa iluminá-lo para tornar a noite verde mais aconchegante. Neste guia, você vai ver as melhores formas de se fazer isso.

A iluminação gera uma certa mágica no jardim, dado que cria pontos de iluminação que refletem todo o verde das plantas e as cores das flores. Você consegue criar toda uma atmosfera especial utilizando a iluminação estrategicamente.

Há duas funções principais em uma iluminação de jardim:

  1. A de sinalização, onde as luzes apenas mostram onde são as entradas, os corredores, etc.;
  2. A de decoração, onde a luz potencializa a mágica do seu quintal no período noturno.

No nosso guia, vamos nos concentrar nas formas decorativas de se colocar luz ao seu jardim.

Antes de mais anda, você precisa fazer um planejamento. Esse planejamento vai incluir duas coisas. Em primeiro lugar, você vai definir quais os pontos do jardim que você deseja iluminar. Você não precisa iluminar ele por completo. Alguns pontos escuros podem criar um charme ao ambiente. Além disso, tem regiões que você só frequenta na parte do dia, como um balanço infantil. Você pode ignorar esses pontos. Em segundo lugar, você vai definir um orçamento. Ou seja, quando você deseja gastar na iluminação. Iluminar um jardim é relativamente barato. Mas considere que algumas fontes de luz podem elevar a sua conta de luz, ao tempo que outras são mais econômicas.

Conteúdo

À luz das velas

velas no jardim
velas no jardim 1
velas no jardim 2
velas no jardim 3
velas no jardim 4
velas no jardim 5
velas no jardim 6
velas no jardim 7

As velas são uma das formas mais antigas e belas de se iluminar um ambiente. A oscilação das chamas cria um dinamismo no ambiente e torna o clima calorosamente romântico. Você consegue criar um cenário íntimo, rústico e descontraído para uma festa ao jardim ou para receber convidados.

Você pode colocar as velas em castiçais, luminárias ou até mesmo tochas.

O grande problema da iluminação de jardins com velas é que em regiões de muito vento elas podem ficar apagando. Além disso, se não forem bem colocadas podem potencializar riscos de incêndio. E não queremos esse tipo de acidente, não é mesmo? A solução para esses dois grandes problemas são as velas de LED. Você encontra essas velas em lojas na internet e elas são muito mais seguras que as velas comuns, causando o mesmo efeito.

Se existem muitos insetos petulantes no seu quintal, você pode comprar uma vela de citronela, que costuma afastar mosquitos e deixar o ambiente perfumado.

Sinalizando caminhos

Sinalizando caminhos
Sinalizando caminhos 1
Sinalizando caminhos 2
Sinalizando caminhos 3
Sinalizando caminhos 4
Sinalizando caminhos 5

Para sinalizar caminhos entre suas plantas, você pode utilizar balizas solares, que cria uma iluminação muito prática, eficiente e barata. E o mais legal é que existem diversos tipos de balizas solares, ampliando as possibilidades de decoração.

Iluminação de Plantas, Árvores e Flores

a noite
árvore iluminada
de inverno
de inverno 1
de inverno 2
espeto

Outra região que você deve considerar na hora de planejar a sua iluminação é as suas plantas. Você pode se valer dos arbustos para criar focos de luz e trazer destaques a determinadas plantas. Se você tem grandes árvores e arbustos, o efeito fica muito legal.

Para isso, você vai precisar utilizar luzes artificiais (nunca tochas reais ou velas, sob risco de incêndio). Você até pode utilizar velas, desde que elas sejam de LED.

Eis algumas dicas:

  • Você pode pendurar lâmpadas nas árvores;
  • Você pode pendurar guirlandas de luzes nos arbustos e plantas;
  • Utilize lanternas posicionadas em pontos estratégicos para criar focos de luz;
  • Se você tem um quintal grande, considere instalar refletores que costumam iluminar grandes espaços com uma boa iluminação;
  • As lâmpadas de halogênio costumam ser mais econômicas, por consumirem menos energia;
  • Uma boa pedida são as luzes que se carregam através de energia solar. Assim, você economiza energia e ainda cria um jardim ecológico. Eis o futuro;
  • Cuidado ao posicionar luzes de incidência forte na linha de visão das pessoas, o que pode prejudicar a vista;
  • Se você tem um lago ou uma piscina, considere um holofote subaquático, que cria um cenário paradisíaco.

Veja também: Como Fazer Caminho de Pedras no Jardim

jardim vertical
jardim vertical 1
jardim vertical 2
jardim vertical 3
led
led 1
parede
parede 1
refletores
solar 1
solar 2
solar 3
solar 4
solar 5

Confira mais ideias de iluminação no vídeo abaixo:

Como você vai iluminar o seu jardim? Compartilhe as suas ideias abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 4 Dicas para Iluminar o Jardim [Guia de Iluminação para o Quintal]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.