Como Plantar a Planta Jade (Crassula ovata/Crassula argentea)

Jade é uma suculenta exótica, bonita e de fácil manutenção!

Publicado em e atualizado em: 04-08-2021 por Lory Aguiar

A jade é uma suculenta belíssima, de origem africana e que conta com poucos cuidados e manutenção. Ela é uma verdadeira obra de arte da natureza e uma excelente pedida para vasos pequenos e médios. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender como plantar a planta jade passo a passo.

Arvore da amizade

Por ser uma suculenta, a jade consegue armazenar água em suas folhas. Essa característica a torna uma planta muito resistente a secas, sendo perfeita para pessoas que param pouco em casa e não têm tanto tempo para cuidar das plantas.

Arvore da amizade 1

Por seu tamanho e delicadeza, ela é cultivada como um pequeno bonsai de interior. Embora suas folhas sejam muito belas, ela também produz flores, que surgem nas cores rosas ou brancas entre os meses quentes de verão.

Planta Jade

Balsamo de jardim 1
Nome científicoCrassula ovata
Nome popularPlanta-jade, Planta-de-jade, Árvore-da-amizade, Bálsamo-de-jardim
FamíliaCrassulaceae
GêneroSuculentas
OrigemÁfrica
Crassula ovata

Como Plantar Jade Passo a Passo

Balsamo de jardim 2

Confira tudo o que você precisa saber para iniciar o cultivo desta planta na sua casa:

  • Luz: a jade gosta de luz solar, precisando de pelo menos seis horas diárias de sol para se desenvolver. É também importante proteger a sua jade do sol forte do meio dia, que pode ocasionar queima em suas folhas.
  • Solo: utilize uma mistura de solo para suculentas que apresente uma boa drenagem. Evite solos do tipo argiloso, que pode levar ao apodrecimento das raízes.
  • Irrigação: a planta jade é muito resistente a longos períodos de seca devido a sua capacidade de armazenar água em suas folhas. Por conta desta característica, a irrigação é bem pouco frequente, devendo ser feita apenas quando o solo secar completamente.
  • Fertilizantes: você pode fertilizar com um fertilizante líquido para suculentas a cada dois meses.
  • Replantio: deve ser feito a cada dois anos.
  • Problemas comuns: é comum que a planta perca folhas caso a irrigação seja excessiva.
  • Poda: a jade não pode ser podada para fins estéticos. Portanto, a poda deve ser feita apenas para restaurá-la de doenças.
  • Propagação: a propagação da planta de jade pode ser feita com estacas de folhas.
  • Doenças: não existem muitas doenças que afetem a planta jade. O maior cuidado que se deve ter é com o excesso de irrigação, que pode ocasionar doenças provenientes de fungos.
  • Pragas: a jade é relativamente resistente a pragas, mas muitas pessoas relatam a infestação de percevejos como praga mais comum. Confira o nosso guia para matar percevejos.

A Planta de Jade é Tóxica ou Venenosa?

com flores brancas

A jade é considerada venenosa para seres humanos quando ingerida, pode ocasionar vômitos, náusea e diarreia. Ela também é considerada venenosa para cães e gatos. Ao perceber os sintomas, procure por ajuda médica.

Como fertilizar Planta jade

Todas as partes da planta são consideradas venenosas. Por conta disso, deve-se utilizar luvas no momento de plantio e manuseio desta planta. Evite o contato com sua seiva e espinhos.

Leia também: Lista de Suculentas Raras

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo

como plantar jade

Ficou com dúvidas? Teve problemas durante o cultivo? Confira algumas respostas a problemas mais comuns com as melhores soluções:

O que fazer para a minha planta florescer?

Plantas novas raramente florescem. A planta jade que têm flores geralmente é uma planta mais velha, que tem entre 5 a 8 anos de existência.

Por que as folhas da minha planta jade estão amarelando?

Esse amarelamento é comumente ocasionado pelo excesso de irrigação. A solução é reduzir a rega. Caso isso não resolva, você precisará realizar o replantio da planta.

O que causa a queda das folhas da minha planta de jade?

Se a sua planta esta perdendo as folhas, é sinal que alguma das condições acima descritas não esta sendo atendida. Geralmente, isso é ocasionado por excesso de calor e falta de circulação de ar adequada a planta.

Por que a minha planta de jade esta ficando vermelha?

A planta de jade pode ficar avermelhada por vários motivos. No geral, isso não é motivos para preocupação. Normalmente, ela pode ficar vermelha se receber muito sol, se a temperatura mudar muito rápido ou se faltar algum nutriente no solo.

Crassula argentea
Crassula ovata
Crassula ovata 1
Crassula ovata em vasos
em vaso pequeno
em vasos 1
Flor da planta
folhas verdes
Fotos de Crassula argentea
Fotos de Crassula ovata
para escritorio
planta de interior
Planta jade
Planta jade 1
Planta jade 2
Planta jade ao ar livre
Planta jade em vaso
Planta jade em vaso 1
Poda da Planta jade
tipo bonsai

Leia também: Cuidados com Mandrágora

Ainda ficou com dúvidas sobre como plantar a planta jade passo a passo? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar a Planta Jade (Crassula ovata/Crassula argentea). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.