TOP 7 Cactos Raros e Suculentas Exóticas (FOTOS)

Procura por cactos e suculentas diferentes, raros e exóticos? Veja o nosso rank!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2022 por Lory Aguiar

Dentre as plantas de interior, os cactos e suculentas ocupam um lugar especial. Não só por sua beleza e resistência, mas pela facilidade de cultivo que essas plantas oferecem.

São muitas espécies e variedades de diversas cores, formatos, tamanhos e exigências. Entre essas espécies, existem aquelas que se destacam seja pela raridade, seja pela a sua aparência exótica.

No guia de hoje do Meu Verde Jardim, reunimos uma lista com alguns cactos raros e suculentas exóticas para você cultivar na sua casa.

Taça de Vinho

Crassula Umbella
Crassula Umbella 1
Crassula Umbella 2
Nome científicoCrassula ‘Umbella’ 
Nome popularTaça de Vinho
FamíliaCrassulaceae
Crassula ‘Umbella’ 

A Taça de Vinho é uma suculenta cujas folhas verdes se assemelham a uma taça ou a um guarda chuva de ponta cabeça. Entre o inverno e a primavera, surgem pequenas flores na cor vermelha.

Essa é uma suculenta exótica por seu formato, mas que exige cuidados específicos para não morrer. Você deve protegê-la de geadas e utilizar um solo bem drenado. Para melhorar a drenagem do solo, adicione perlita, argila e areia.

A complexidade só dura durante a fase de adaptação. Depois, a planta costuma dar pouco trabalho.

Você vai curtir: Como Plantar Aeonium no Jardim

Colar de Golfinhos

Colar de Golfinhos
Colar de Golfinhos 2
Colar de Golfinhos 3
Nome científicoSenecio peregrinus
Nome popularColar-de-golfinhos, Planta-golfinho, Golfinhos-voadores, Cordão-de-golfinhos
FamíliaAsteraceae
Senecio peregrinus

Essa não só é uma suculenta muito rara, com tem um formato bastante exótico. Suas folhas são semelhantes a golfinhos pulando. Por conta disso, é chamada popularmente de golfinhos voadores ou colar de golfinhos.

Pertencente a família das asteraceae, essa planta também conta com belas flores que lembram muito a tradicional margarida.

Para a coisa ficar ainda mais espetacular, suas flores tem um perfume ímpar de canela. Essa planta é muito diferenciada, não é mesmo?

Os cuidados são bastante simples e semelhantes a de outras suculentas. Você pode cultivar o colar de golfinhos tanto em ambiente de sombra parcial quanto sol pleno. A irrigação deve ser feita assim que o solo secar.

Leia também: Como Cuidar de Cordel de Tartarugas e Cores da Rosa do Deserto

Haworthia cooperi

Haworthia cooperi
Haworthia cooperi 1
Haworthia cooperi 2
Haworthia cooperi 3
Haworthia cooperi 4 1
Haworthia cooperi 5 1
Haworthia cooperi 6 1
Nome científicoHaworthia cooperi
Nome popularApicra cooperi, Catevala cooperi, Kumaria cooperi, Tulista cooperi, Apworthia cooperi, Haworthia vittata
FamíliaXanthorrhoeaceae
Haworthia cooperi

Essas são suculentas exóticas de pequeno porte. Suas folhas são pequenas e carnudas, crescendo em pequenos tufos. Existem variedades em que as folhas são praticamente transparentes, o que faz dessa planta muito cotada por entusiastas de suculentas.

Essa é uma planta geralmente cultivada dentro de casa, sendo perfeita para decorar salas, escritórios, cozinhas, banheiros, quartos e outros cômodos da casa. Por ser muito pequena, se encaixa muito bem em qualquer lugar.

Os cuidados não variam muito para outras suculentas. Ela pode ser cultivada tanto em ambiente de pleno sol quanto sombra parcial. Você deve tomar cuidado com o excesso de irrigação e pode aplicar um fertilizante para suculentas – seguindo as instruções contidas no rótulo.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário neste artigo.

Leia também: Como Cultivar Cacto Amendoim e Como Cuidar de Cacto Espiral no Jardim

Cacto Arco Íris

Cacto Arco Iris
Cacto Arco Iris 1
Cacto Arco Iris 2
Cacto Arco Iris 3
Cacto Arco Iris 4
Cacto Arco Iris 5
Nome científicoEchinocereus rigidissimus
Nome popularCacto Arco Íris, Cacto de Renda
FamíliaCactaceae
Echinocereus rigidissimus

Agora vamos falar de um cacto raro. O cacto arco íris, ou cacto de renda, como também é popularmente chamado, é um cacto em formato de barril, de médio porte, cujos espinhos se apresentam nas cores brancas e rosa, fazendo desse cacto uma verdadeira obra de arte.

O cacto arco íris é excelente para atrair polinizadores para o seu jardim, mas também pode ser cultivado como planta de interior para decorar ambientes.

Quando a planta esta na sua fase de desenvolvimento, seus espinhos se apresentam na cor vermelha. Na medida que a planta amadurece, os espinhos vão se tornando amarelos e brancos. Suas flores surgem nos meses quentes de verão.

Assim como as demais plantas desse artigo, o cacto arco íris é muito resistente a doenças e fácil de se cultivar em casa. Como outras plantas do deserto, sua maior sensibilidade esta no excesso de irrigação.

Cacto Rabo de Macaco

rabo de gato
Fotos de Cacto Rabo de Gato
Flor de rabo de gato
Cuidados com rabo de gato
Cuidados com Cacto Rabo de Gato
Nome científicoCleistocactus colademononis
Nome popularCacto Rabo de Macaco
FamíliaCactaceae
Cleistocactus colademononis

Conhecido como rabo de macaco ou rabo de rato, o cleistocactus colademononis é um cacto extremamente peludo, o que justifica esse popular nome.

Os pelos na verdade são gigantescos espinhos que cobre toda a haste dessa planta, dando-lhe uma característica ímpar para um cacto.

Nos meses de primavera e verão, ele floresce belas flores na cor vermelha, que duram apenas alguns dias.

Durante o período de crescimento dessa planta, você pode aplicar um fertilizante líquido de liberação lenta com baixo teor de nitrogênio.

Você pode ler nosso guia completo de cultivo deste cacto clicando no link que aparece nesse subtítulo.

Discocactus Horstii

Discocactus Horstii
Discocactus Horstii 1
Discocactus Horstii 2
Discocactus Horstii 3
Nome científicoDiscocactus Horstii
Nome popularDiscocactus Horstii
FamíliaCactaceae
Discocactus Horstii

Esse é um cacto raríssimo, considerado item de colecionador de cactos. E o mais legal é que ele ocorre nativamente no Brasil, mais especificamente no estado de Minas Gerais.

Ele é uma planta em formato de globo, de baixa estatura. Embora seja esteticamente exótico, é uma planta bastante delicada de ser cultivada domesticamente.

Quando bem cuidados, esses cactos presenteiam o jardineiro com belas flores.

Veja também: Cactos comestíveis

Agulha de Eva (Opuntia Subulata)

Agulha de Eva
Agulha de Eva 1
Agulha de Eva 3
Agulha de Eva 21
Nome científicoOpuntia Subulata
Nome popularAgulha de Eva
FamíliaCactaceae
Opuntia Subulata

Leia também: Soluções para Cacto Roxo e Cuidados com Pedra Fendida

Conhecido como agulha de eva ou alfinetes de eva, esse é um cacto raríssimo, muito apreciado por colecionadores de plantas devido a sua aparência bastante exótica.

Esse é um cacto nativo do Peru, que apresenta uma taxa de crescimento bastante acelerada, podendo atingir até quatro metros de altura. Por conta dessas características, não é recomendado que se cultive a agulha de eva em ambientes fechados se você não tiver espaço o suficiente.

Essa é uma espécie de cacto um pouco mais tolerante a baixas temperaturas, perfeito se você mora no sul do país. Quando bem cuidado, ele oferece pequenas flores vermelhas que duram apenas alguns dias.

A agulha de eva tem espinhos pequenos e em baixa quantidade quando a planta é nova. Na medida que ela se desenvolve, os espinhos vão ficando maiores e mais pontiagudos. Devido a isso, você deve sempre tomar cuidado ao manusear esta planta.

Leia também: Como Plantar Tocha de Prata

Qual cacto raro ou suculenta exótica você curtiu mais? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu TOP 7 Cactos Raros e Suculentas Exóticas (FOTOS). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.